PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Ao dileto filho, Dom Marco Aurélio
até aqui Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São João del Creeper
eleito bispo da Diocese de Vila Nova de Ourém
saúde e bênção no Senhor.
"Somos chamados a ser anunciadores da Boa-Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo através do nosso apostolado virtual. Diante da nossa realidade de batizados e batizadas, somos chamados para o carisma missionário, o serviço evangelizador e propagador da palavra." (Cf. Bula Ecclesiam Populi, Paulo III).
Tendo sempre diante de Nossos olhos o bem espiritual de todos os fiéis, com zelo procuramos fomentar a pregação do Evangelho em toda parte do mundo. No presente momento, examinando o melhor caminho espiritual para a Igreja de Ourém, percebendo que ali na realidade do povo de Deus, é necessário a implantação de uma dinâmica mais popular, Com o intuito de provermos o bem desta diocese queremos designar o novo Pastor e tu, Venerável Irmão, que efetuaste um trabalho mui proveitoso para o progresso espiritual dos fiéis da grei de São João del Creeper, Nos apresenta adequado para assumir este oficio.
Por conseguinte, após o parecer da Congregação para os Bispos, em virtude de Nosso poder Apostólico, uma vez desvinculado da arquidiocese titular de São João del Creeper, te NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS Bispo Diocesano de Vila Nova de Ourém e outorgamos os devidos direitos e fixadas as correspondentes obrigações.
Pressurosamente providenciarás para que tenham conhecimento desta nomeação o clero e a tua grei, ais quais exortamos que todos te recebam como seu Pastor com espirito benévolo e contigo louvem a Deus todo-poderoso, Doador de todos os bens, e prontamente guardem os seus preceitos. Tomarás posse do teu ofício em solene celebração Eucarística, conforme os ritos da Santa Igreja.
Temos firme convicção que, com um trabalho firme, sobretudo na formação presbiteral e com exemplo de vida, conseguirás um considerável progresso espiritual de tua diocese, confiando sempre no Divino Mestre e na sua Beatíssima Mãe, Maria, a Senhora das Misericórdias.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no vigésimo dia do mês de maio do ano Jubilar de dois mil e vinte e um, primeiro de Nosso pontificado.
+ PAULUS Pp. III
Pontifex et Papam