PAVLVS EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI
MOTU PROPRIO
HOMOSSEXUALITATIS ET ECCLESIA
PELA QUAL SE INSTRUI A RESPEITO DA CONDUTA MORAL DO CLERO
PROÊMIO
1. A Santa Instituição da Igreja sempre precisou questionar-se e confrontar-se diante das mudanças culturais e de pensamentos ao longo dos tempos. Não diferente para nós, hoje parece urgir a necessidade de novas respostas para as questões com que a Igreja se confronta. E é neste constante confrontar-se com os tempos que a Igreja avança pelos anos.
2. É nesta perspectiva que pareceu favorável a nós, confrontarmo-nos com uma nova questão tão recorrente na Igreja de Minecraft nos tempos de hoje e que por este motivo decidi dedicar este documento. Desta maneira é que desejamos confrontar-nos com a questão homossexual e sua relação com a Igreja e na Igreja, são duas grandes dimensões que merecem análise e respostas necessárias.
3. Antes, porém, de iniciarmos quaisquer respostas, especificamos que em nada podemos e desejamos afastar-nos do sólido ensino do Sagrado Magistério na realidade, mas sim fazê-lo mais conhecido e compreendido para a Igreja no Minecraft, sendo também protagonistas da evangelização. Fazendo ecoar aquelas palavras do Senhor que conhecemos no evangelho de São João: “Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância”(Cf. Jo 10,10).
EXPOSSIÇÃO
4. Sabemos pelo que nos transmite a tradição o inesgotável e incalculável valor da família, e faz-se antes de tudo reafirma-lo, parece muito conveniente as palavras do teólogo alemão e Papa Emérito Bento XVI, ao afirmar que, “o lugar de honra cabe à família, baseada no casamento de um homem com uma mulher”. Esta é uma matéria irrefutável de maneira que, nada pode substituir a família neste modo.
5. No entanto, há hoje muitos jovens com tendências e inclinações homossexuais, estas não são matéria de pecado por sí mesmas, mas podem-se tornar grande empecilho no progresso espiritual e levar ao erro se assumidas e exercidas desregradamente.
6. É nesta forma que desejamos reafirmar o total acolhimento e apreço pelas pessoas com tendências ou inclinações homoafetivas, em nossa comunidade da Igreja de Minecraft. Ao passo que, não deixamos de exortar da gravidade do erro de quem assume estes exercícios, entre os jovens dos nossos grupos escandalizando muitas vezes os pequeninos do Reino.
7. Especificado isso, desejamos tratar daqueles tantos jovens que impelidos da jovialidade e virilidade na adolescência, sendo membros de nossa Igreja no Minecraft, estão neste grupo.
ACEITAÇÃO, ACOLHIMENTO E RESPEITO
8. Os jovens homossexuais são aceitos livre e de bom grado entre o clero de Minecraft, de maneira que viva sua sexualidade de maneira cristã autêntica, reservada e madura, evitando escandalizar qualquer que seja e guardando intimamente suas relações, se houver, para a realidade, evitando quaisquer resquícios disso no nosso ambiente de jogo.
9. Todo aquele que se mostra muito intimo ou deixa conhecer devassamente sua intimidade, acaba por desmoralizar-se, desta maneira admoestamos que todos os clérigos do Minecraft devem viver sua sexualidade na realidade, na intimidade de cada um, não deixando transparecer ou publicar estas coisas para a comunidade da Igreja Minecraftiana, uma vez que nem lhe seja competência e conhecimento.
AUTO CONHECIMENTO E AMADURECIMENTO
10. Torna-se necessário especificar alguns pontos, entre os quais a questão de fotografias, afeminação e moralidade. Diante de tantos casos recorrentes nos últimos tempos.
11. Sabemos que no alvorecer da adolescência há muitas curiosidades e desejos, somatiza-se a isso a atual cultura de um pensamento líquido e de grande libertinagem. Assim, tem tornado-se cada vez mais comum entre os jovens e também entre os membros da Igreja no Minecraft, o intercâmbio de fotografias online de partes dos corpos, em vista de responder certa curiosidade e promover um certo prazer, como também os namoros virtuais, que causam demasiado escândalo.
12. Recordamos aquilo que diz o apostólo Paulo na Primeira carta aos Coríntios “Ou não sabeis que vossos corpos são templos do Espírito Santo, que habita em vós ?” (Cf. 1Co 6,19), e por assim sermos devemos tratar e guarda-lo como é devido a todas as pessoas, em todas as condições. E reforçamos aqui que já foi dito sobre relacionamentos interpessoais, é necessário antes de tudo o resguardo pessoal para que não haja exageros. Reserve para o mundo lá fora, quaisquer sentimentos de afetos não sadios.
PECADO, ESCÂNDALOS E PUNIÇÕES
13. Ainda, sabemos da gravidade deste tipo de exposição, fazendo com que muitos das pessoas tornem-se reféns deste tipo de coisa. Ou ainda, outros usem do acesso a esse tipo de conteúdo para promover-se ou conseguir favores. Também a troca deste tipo de material em troca de favores, pode ser considerado uma maneira de prostituição moderna.
14. Assim, é que desejamos condenar este tipo de conduta, e desejamos fixar como pena para este tipo de grave ato, a pena de suspensão das ordens sacras e a dispensa do clero, para que não se mantenha este tipo de conduta arbitrariamente.
15. Parece tornar-se recorrente também ao clero algumas ações que visam certa patética afeminação, desde o comportamento casual ou comportamento proposital, desta maneira não vemos como sadio, nem em forma de brincadeira, ações tais como o vestir-se em trajes do sexo oposto, ou mudanças na voz, ou ainda, qualquer outra coisa que se leve a passar esta ideia retorcida.
16. A isso, também parece louvável estabelecermos que, cada caso de afeminação seja visto pessoalmente pelo superior e aplicada as devidas correções e penas que julgue-se cabível. Desta maneira, evitar-se-á eventuais maiores problemas neste sentido.
DISCIPLINA E FOCO
17. E ainda, desejamos tratar sobre a moralidade de convívio, ao que diz respeito palavreado e outros comportamentos escandalosos. Sabemos que como autênticos cristãos não devemos e nem podemos ser “causa de escândalo” (Cf. 2Co 6,3). Desta maneira desejamos alertar do cuidado linguístico com que se deve agir.
18. Torna-se muito recorrente durante os encontros e conversas entre os clérigos o uso de certo linguajar nada sadio ou cristão, enche-se de coisas torpes, palavrões e palavras odiosas, sabemos que as palavras e nosso modo de comunicar fala muito de cada um de nós, desta maneira fica-nos a reflexão que, se de fato nosso modo de portarmo-nos corresponde ao de um cristão, ainda mais clérigo no Minecraft. . Assim, desejamos exortar do grave erro deste tipo de conduta, e o fazemos para que não se dê falso testemunho diante dos outros.
MUNDO REAL E MUNDO VIRTUAL
19. Após discorrermos sobre tudo isto, queremos deixar clara a justa e necessária distinção que deve ser feita entre o mundo real e o mundo virtual, é bem verdade que um depende do outro e deixa transparecer um pouco de um no outro.
21. É igualmente necessário dar a devida atenção ao que muitas vezes já presenciamos, que são os casos de amizade de cunho afetivo entre pessoas com uma certa disparidade de idade. É de conhecimento geral artigos da legislação brasileira sobre esse tipo de conduta, e principalmente as penas cabíveis para quem alicia menores, é importante tratar dessa questão entre nós que relacionamos socialmente com pessoas das mais variadas idades. Exortamos que a todos que mantem amizades desde cunho que as evitem de toda forma, para que não venha a ser preso ou algo do tipo. Nem muito menos prejudicar o apostolado que exercemos.
20. No entanto, para o amadurecimento e bom desenvolvimento dos trabalhos no clero, é necessário se evitar ao máximo a má compreensão destas duas realidades, se faz necessário deixar as questões de fora lá fora, e as internas aqui dentro. Lá fora, jovens normais, com suas necessidades, dores e alegrias e aqui dentro, jovens comprometidos com o evangelho e que ajudam outros jovens. Fazemos saber que desde cedo, deverá se ensinar esta distinção já nos seminários, para que de fato se saiba conduzir diante das atividades variadas.
CONCLUSÃO
23. Finalmente, desejosos que estas nossas letras sejam verdadeiramente acolhidas, é que desejamos recordar o foco de toda ação missionária e evangélica no Minecraft, que é a de tornar Jesus Cristo conhecido por todos, alcançar de uma maneira nova as pessoas que tanto necessitam saber quem é Jesus Cristo, em especial os jovens de nosso tempo.
24. Na perspectiva dos jovens, parece ainda hoje ecoar a fala do Santo e Papa João Paulo II aos jovens de Madrid: “Queridos jovens, ide com confiança ao encontro de Jesus, e, como os novos santos, não tenhais medo de falar d’Ele!” (Cf. Discurso da Vigília de oração com os jovens em Madrid – Maio de 2003), devemos pois, falar Dele apesar de todas as adversidades e contratempos de nossa época, é este o grande desafio da Igreja no Minecraft.
25. Sejamos pois, instrumentos do anuncio, no tempo de hoje, acompanha-nos sempre a Virgem Maria, a estrela da evangelização, é Ela que apesar de todos os problemas se faz serva e “dirige-se apressadamente à região montanhosa para encontrar Isabel sua parenta” (Cf. Lc 1,39, Ela é o excelente modelo para nossa missão, acolhe o Senhor e põe-se a servir e anunciar.
Dado em Roma, junto á São Pedro, no dia 21 de Maio do Ano do Senhor de MMXXI, Primeiro do Meu Pontificado.
Paulo Pp. III
Pontifex Maximvs