Nos últimos anos, por diversas vezes foi fomentado a inclusão dos leigos de forma ativa em nossas comunidades virtuais, de fé. Muitas foram e ainda são as dificuldade dessa temática, que foi inicialmente introduzida no sínodo dos Bispos, e continuada nas assembleias diocesanas, vimos a necessidade de abranger ainda mais os caminhos que levam para a evangelização dos povos, trabalhando de forma conjunta aos ministros leigos, que exercem funções fundamentais. Usando das palavras de nosso antecessor, Mariano III, reitero o posicionamento que uma igreja sem os fiéis leigos, é uma igreja que não cumpre sua missão anunciadora. Dentro desse apostolado somos chamamos a levar o evangelho aos irmãos e irmãs que também usam da presente plataforma em que hospedamos nossa igreja. Nossos incardinados quem em quase sua totalidade são fiéis leigos ativos em suas comunidades, no serviço pastoral, na coordenação de movimentos e grupos, no serviço da liturgia ou em outras diversas áreas que encontramos no seio maternal da Igreja. O nosso sacerdócio é complementado pelo sacerdócio régio dos leigos, contido na missão de batizados e enviados para ação evangelizadora.
Somos chamados a ser anunciadores da Boa-Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo através do nosso apostolado virtual. Diante da nossa realidade de batizados e batizadas, somos chamados para o carisma missionário, o serviço evangelizador e propagador da palavra. “Por isso, armados pelos dons do Espirito Santo que, por providência divina recebemos no sacramento da confirmação, todos somos chamados ao pleno caminho da evangelização e, principalmente, a tomarem em si o carisma missionário.”
Os fiéis leigos e todos os demais irmãos que usufruem da plataforma virtual do Minecraft tornam viva a origem da Igreja em Minecraft nos seus primórdios. A missão de nosso apostolado é inspirada para evangelizar os muitos jovens que utilizam desse meio de descontração e divertimento. “É essencial a participação ativa dos fiéis leigos no apostolado virtual, partindo então do princípio de que os clérigos devem servir e evangelizar ao povo que está ao dispor do Evangelho.” (Cf. Dom Marco Aurélio Carta-pastoral aos Sacerdotes).
E não só em nosso apostolado, a igreja conta com ajuda de inúmeros fiéis para a propagação evangelizadora, para a direção de pastorais e movimentos, e sobretudo para viver o Cristianismo familiar, que se encontra gravemente atacado e perseguido pelos ventos ideológicos e doutrinais que rondam pelo mundo moderno, e agem em contrapartida ao trabalho missionário dos Cristãos. Mas, é através desses ministros leigos, que a igreja se faz presente em diversas comunidades, ou até mesmo em sua forma de igreja doméstica, de pais cristãos que educam seus filhos na verdade salvadora do Evangelho. "A missão salvadora da Igreja no mundo realiza-se, não só pelos ministros, que o são em virtude do sacramento da Ordem, mas também por todos os fiéis leigos: estes, com efeito, por força da sua condição baptismal e da sua vocação específica, na medida própria e cada um, participam no múnus sacerdotal, profético e real de Cristo".
Como parte deste mandato a nós, é que voltamos os olhos para o povo em Minecraft, mais especificamente, o povo de São João del Creeper cuja circunscrição goza de muito apreço da parte desta Sé Apostólica, e observando a necessidade pastoral e a estrutura de Vila Nova de Ourém, é que nos aprouve considerar a corrente situação da Mãe Igreja sob um olhar especial para esta querida localidade.
Tendo conhecimento do relevo histórico do bairro, sua importância e significância no âmbito de toda a Santa Igreja em Minecraft é que hei por bem ERIGIR a Diocese de Nossa Senhora das Misericórdias de Ourém, sendo desmembrada da Arquidiocese Metropolitana de São João del Creeper, Estado de Steves Gerais - Minecraft.A matriz paroquial de Nossa Senhora das Misericórdias seja em digna e festiva celebração elevada a dignidade de Catedral, de acordo com antiguíssimo costume. Haveis também por obrigação criar o Seminário para a formação das santas vocações que se discernirem aos logradouros que adicionar-se-ão ao vosso aprisco. Atentem-se também ao cuido do serviço e das vocações laicais, proporcionando-lhes um espaço conservado, celebrações piedosas e uma oração veemente inspirada pela devoção daqueles que estão nesta santa e nova circunscrição.
Ao povo de Ourém e de São João del Creeper, minha especial saudação e que “saibamos receber com caridade as inspirações que o Espirito Santo nos dá". Que desça sobre vós as bênçãos do Senhor onipotente pelas mãos corredentoras da Senhora das Misericordias.
Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 20 de Maio do ano do Senhor de 2021, primeiro de nosso pontificado.