IOANNES PAVLVS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
BULA PONTÍFICIA
spes quae renovat
PELA QUAL SE CONVOCA O
JUBILEU DE 5 ANOS DA COMUNIDADE
_________________
Aos veneráveis irmãos bispos de todo o mundo,
sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas, e fiéis leigos,
sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas, e fiéis leigos,
enviamos calorosas saudações e benções de Roma.
a esperança que renova (Spes quae renovat) é o centro na missão da Igreja, esta que é chamada a levar a Boa Nova de Cristo aos confins da terra (cf. At 1, 8), como esperança para as nações e para os corações inquietos, este é o caminho que como comunidade trilhamos desde o inicio, colocando como cerne de nosso objetivo a missão de evangelização na qual como cristãos, ao ingressarmos na porta da fé (cf. At 14, 27) somos convidados a diante de Cristo nos compromissar e nos fazer dispostos a anunciar o seu Evangelho com coragem e persistência.
Em nossa missão, é evidente que encontraremos adversidades e dificuldades, e nestes momentos é justamente no Senhor que devemos nos apoiar e recorrer, durante esta fase Cristo nos olha com um olhar perene, convidando que sejamos mais perseverantes em nosso ministério e graças a esta perseverança, que Ele nos concede, fomos capazes de suportar até o presente momento todas e quaisquer dificuldades que nos aleijaram durante a missão de evangelização, deixando claro de que se trata de um compromisso sério firmado nas palavras do Senhor no Evangelho: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16, 15)
Consoante a isso, lembramo-nos com grande relutância de nossa história e o quanto estes 5 anos foram frutíferos para nossa Igreja, que caminhou sempre à luz de Cristo e do seu Evangelho nos proporcionado uma visão única e clara do seguimento concreto desta missão que assumimos com grande diligência.
Nesta missão, colaboramos também com nossa vocação na realidade, que como afirmou nosso predecessor Leão III, MAGNO em sua Carta Apostólica "Ecce ego sum", dizendo: “somos chamados a ser anunciadores da Boa-Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo através do nosso apostolado virtual”, e como parte disso, colaboramos igualmente à nossa vocação real, seja ela qual for. O serviço minecraftiano forma-nos, sobretudo no que diz respeito à liturgia, acostuma-nos à convivência em comunidade: as diferenças de comportamento, pensamento, espiritualidades e carismas. Quando usado de maneira santificante, isto é, de reta e boa intenção, este jogo traz-nos frutos abundantes que, quando usados na realidade, somam-nos. ressaltamos que, como anunciadores do evangelho através deste orbe, temos a possibilidade de somar estes bens às nossas realidades particulares, efervescendo ainda mais o nosso desejo de servir ao Senhor através da nossa Vocação, e de igual modo segui-la sem medo ou pavor. Esta portanto, foi, é, e continuará sendo a nossa missão, levar o evangelho à todos, de modo especial aos jovens, afim de que saiam de suas realidades mundanas, e conheçam o serviço da palavra, integrando-se assim ao corpo místico de Cristo.
O jubileu portanto, é um tempo propício para reafirmamos nosso ministério como pastores do Senhor, e como dito no tema: a esperança que renova, torna-se também um momento para suplicarmos e esperarmos Nele a renovação de nosso coração, afim de que possamos servi-lo mais dignamente e com mais fervor, contribuindo como operários da messe dispostos a espalhar seu evangelho, esta esperança também torna-nos mais aptos para que o nosso ministério seja de igual forma renovado, repelindo todo tipo de desânimo afim de que esta missão possa ser honrada através de nossas ações e práticas de louvor a Cristo e serviço a sua Igreja.
Desta forma, observando às realidades presentes, e a proximidade do aniversário de nosso Apostolado, fazemos por bem CONVOCAR toda a Igreja para o jubileu de 5 anos da Comunidade, juntamente com o jubileu da esperança, com o início no dia 23 de dezembro de 2024.
Instruímos para que todas às Igrejas particulares também celebrem em suas sedes este jubileu através dos atos litúrgicos preparados pela Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, em simultaneidade com o jubileu da esperança, convocado por nós no dia 22 de julho deste corrente ano de 2024 através da bula "Spes erit vivere". Abriremos às portas Santas de nossas basílicas conforme orientado na bula supracitada, e após estas, recomendamos que as circunscrições eclesiásticas também façam a abertura de suas portas em suas igrejas catedrais no mês de janeiro do ano santo de 2025.
E por fim, esperamos que todos os bispos, presbíteros, diáconos, como todo o clero e todo povo de Deus, sejam renovados no espírito de esperança, e que o Senhor nos conceda sua luz afim de possamos com perseverança trilhar esta caminhada jubilar e de serviço à Igreja.
Confiamo-nos, neste caminho de esperança, à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, e de todos os santos que nos precederam no seguimento de Cristo. Que eles nos inspirem e sustentem para que, ao viver este Jubileu, possamos experimentar a renovação que só a esperança em Cristo pode trazer.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos vinte e quatro dias do mês de novembro, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, do Ano do Senhor de dois mil e vinte e quatro, segundo de Nosso pontificado.