Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Bula de Nomeação Episcopal - Arcebispo de Mariana


LEO, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

AD PERPETUAM REI MEMORIAM

Ao venerável irmão Cardeal da Santa Igreja Romana, Dom Marco Antônio Cardeal Martins, e a todos o que desta lerem, saúde e benção apostólica.

    O Senhor nos confia desde os primórdios a missão de ir e anunciar o evangelho a toda criatura (cf. Marcos 16, 15), para podermos anunciar esta boa notícia, é necessário, que sejamos autênticos missionários do reino que anunciam sem temer e denunciam as injustiças que são cometidas contra o povo de Deus. Com a alegria da fé, somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, n'Ele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação [1].

    O modelo mais concreto de missionária cristã é a Bem-aventurada Virgem Maria, a Senhora da Assunção ao qual é invocada neste território tão querido, ela em tudo soube fazer a vontade de seu Filho e soube colocar em prática aquilo ao qual Jesus falava. Aquela que foi mãe e discípula, quer ensinar a nós o amor para com seu filho e a vivência fecunda da unidade [2]. É esperado de um autêntico pastor que seja este missionário que vá ao encontro do povo e ajude aqueles que necessitam, o bispo deve ser aquele que conduz o seu povo ao redil do eterno pastor e faz frutificar onde passa, frutificar o amor e zelo pela missão.

    Assim sendo querido filho, após consultar a Congregação para os Bispos e analisar todo o seu trabalho e serviço que já fora outrora realizado na amada Arquidiocese de São João Del Creeper, e tendo ciência de que era hora de enviá-lo as águas mais profundas para um adentro em seu trabalho missionário e pastoral, deste modo usando de minha autoridade apostólica NOMEIO-TE Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Mariana usufruindo de todos os direitos e deveres adjuntos a este encargo.

    Exortamos que este decreto seja lido perante todo o clero e povo de Deus e que sejas acolhido por este rebanho e pelo presbitério presente no território da Arquidiocese de Mariana. Que tomes posse na catedral que a ti, foi confiado, e recebas de nossas mãos em momento oportuno o pálio pastoral, que seja lavrada 3 atas para arquivarmos em nossos documentos, na cúria da Arquidiocese e na Nunciatura Apostólica.

    Sem mais, despeço-me enviando as mais copiosas bênçãos sobre ti e sobre sua nova missão, que a Senhora da Assunção seja o seu excelso modelo de santidade e de amor pelo seu rebanho. Discipulado e missão são como às duas faces da mesma moeda: quando o discípulo está apaixonado por Cristo, não pode deixar de anunciar ao mundo que só Ele nos salva (cf. At 4,12) [3]. Sejas para o seu povo este autêntico discípulo do evangelho, sejas este testemunho vivo de atitude cristã. Sejas também, um modelo do serviço evangélico e árduo, incentivando esse novo rebanho a trabalhar com amor e a cumprirem com os deveres que foram confiados a eles pela Santa Igreja de Deus e que sejam verdadeiros sacerdotes e missionários conforme o teu exemplo e a da Virgem Maria.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos dois dias do mês de dezembro do ano de dois mil e vinte e dois, memória de Santa Bibiana, segundo de Nosso Pontificado.

+ Leo, Pp. III
Pontifex et Papam

_______

[1] Documento de APARECIDA, Celam, Capítulo III, nº 103.
[2] Carta Encíclica PASTORIS GREGIS, Papa Pio IV, Maria a primeira dentre os apóstolos.
[3] Documento de APARECIDA, Celam, Capítulo III, nº 146.