Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Livreto Celebrativo - Oração das Completas com Paulo II

 

ORAÇÃO DAS COMPLETAS

LITURGIA DAS HORAS COM 
O PAPA  PAULO II

Quinta-feira após a Solenidade da Epifania



Pres: Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
Ass: Socorrei-me sem demora.

Pres: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass: Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 

Recomenda-se, então, que se faça um exame de consciência.

Pres: Tende compaixão de nós, Senhor.

Ass: Porque somos pecadores.

Pres: Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia.

Ass: E dai-nos a vossa salvação.

Pres: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

Amém.


HINO

Os que estão à direita:
Lado 1: Agora que o clarão da luz se apaga,
a vós nós imploramos, Criador:
com vossa paternal misericórdia,
guardai-nos sob a luz do vosso amor.

Os que estão à esquerda:
Lado 2: Os nossos corações sonhem convosco:
no sono, possam eles vos sentir.
Cantemos novamente a vossa glória
ao brilho da manhã que vai surgir.

Os que estão à direita:
Lado 1: Saúde concedei-nos nesta vida,
as nossas energias renovai;
da noite a pavorosa escuridão
com vossa claridade iluminai.

Os que estão à esquerda:
Lado 2: Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces,
ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor,
que reina para sempre em vossa glória,
convosco e o Espírito de Amor.


SALMODIA

Entoa-se a primeira Antífona.

Antífona
MEU CORPO NO REPOUSO ESTÁ TRANQUILO

Salmo 15

O Senhor é minha herança

Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte (At 2,24).

 

Os que estão à direita:
Lado 1: Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! †
Digo ao Senhor: ‘Somente vós sois meu Senhor:
nenhum bem eu posso achar fora de vós!

Lado 2: Deus me inspirou uma admirável afeição
pelos santos que habitam sua terra.

Lado 1: Multiplicam, no entanto, suas dores
os que correm para os deuses estrangeiros;
seus sacrifícios sanguinários não partilho,
nem seus nomes passarão pelos meus lábios

Lado 2: Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,
meu destino está seguro em vossas mãos!
Foi demarcada para mim a melhor terra,
e eu exulto de alegria em minha herança!

Lado 1: Eu bendigo o Senhor, que me aconselha,
e até de noite me adverte o coração.
Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,
pois se o tenho a meu lado não vacilo.

Lado 2: Eis por que meu coração está em festa, †
minha alma rejubila de alegria, *
e até meu corpo no repouso está tranquilo;
pois não haveis de me deixar entregue à morte, *
nem vosso amigo conhecer a corrupção.

Lado 1: Vós me ensinais vosso caminho para a vida; †
junto a vós, felicidade sem limites, *
delícia eterna e alegria ao vosso lado!

O presidente conclui:
Pres: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Repete-se a antífona.

Antífona
MEU CORPO NO REPOUSO ESTÁ TRANQUILO


LEITURA BREVE 
1Ts 5,23

Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois – espírito, alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!

RESPONSÓRIO BREVE

Pres: Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito.
Ass: Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito. 

Pres: Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
Ass: Eu entrego o meu espírito.

Pres: Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass: Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito. 

CÂNTICO EVANGÉLICO

Antífona
SALVAI-NOS, SENHOR, QUANDO VELAMOS, 
GUARDAI-NOS TAMBÉM QUANDO DORMIMOS! 
NOSSA MENTE VIGIE COM O CRISTO, 
NOSSO CORPO REPOUSE EM SUA PAZ!

Cântico de Simeão
Cristo, luz das nações e glória de seu povo.

Os que estão à direita:
Lado 1: Deixai, agora, vosso servo ir em paz, 
conforme prometestes, ó Senhor.

Os que estão à esquerda:
Lado 2: Pois meus olhos viram vossa salvação 
que preparastes ante a face das nações:

Os que estão à direita:
Lado 1: uma Luz que brilhará para os gentios 
e para a glória de Israel, o vosso povo.

O presidente conclui:
Pres: Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass:  Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Repete-se a antífona.
Antífona
SALVAI-NOS, SENHOR, QUANDO VELAMOS, 
GUARDAI-NOS TAMBÉM QUANDO DORMIMOS! 
NOSSA MENTE VIGIE COM O CRISTO, 
NOSSO CORPO REPOUSE EM SUA PAZ!

ORAÇÃO

Pres: Concedei-nos, Senhor, de tal modo unir-nos ao vosso Filho morto e sepultado, que mereçamos ressurgir com ele para uma vida nova. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

CONCLUSÃO

Pres: O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquila e, no fim da vida, uma morte santa.
Ass: Amém.

ANTÍFONA MARIANA

Ó MÃE DO REDENTOR, DO CÉU Ó PORTA,
AO POVO QUE CAIU, SOCORRE E EXORTA,
POIS BUSCA LEVANTAR-SE, VIRGEM PURA,
NASCENDO O CRIADOR DA CRIATURA:
TEM PIEDADE DE NÓS E OUVE, SUAVE,
O ANJO TE SAUDANDO COM SEU AVE!