Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Bula de Nomeação Cardinalícia - Dom Gabriel Monteiro

  

IOANNES PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

AD PERPETUAM REI MEMORIAM

Ao dileto filho Dom Gabriel Monteiro,
até aqui, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo,
nomeado Cardeal da Santa Igreja Romana,
saudação, paz e bênção no Senhor.

  «É missão suprema do Sumo Pontífice preservar a unidade de todo o rebanho, reunindo-o em torno da Sé Apostólica de Pedro. Assim como, na plenitude dos tempos, o nascimento de Jesus em Belém trouxe luz e salvação a um mundo marcado pela escuridão, também muitos dos meus veneráveis predecessores, iluminados pelo Espírito Santo, chamaram novos sucessores dos Apóstolos (os Bispos) para continuarem a missão de espalhar a boa-nova do Evangelho. Esses homens, como os pastores que correram para adorar o Menino Jesus, dedicam suas vidas com fervor e sacrifício ao serviço da Igreja, proclamando o Evangelho a toda criatura (Mc 16, 15) e perseverando na obediência ao chamado divino, mesmo em meio aos desafios do mundo (Mc 4, 18-19).

    Depois de refletir cuidadosamente e reconhecer em ti as qualidades necessárias para fortalecer o Colégio de Cardeais, com a autoridade que me é confiada, NOMEIO-TE Cardeal da Santa Igreja Romana. A partir de agora, conferem-se a ti todos os direitos, deveres e faculdades atribuídas a um purpurado. Além disso, confio-te a Sé Diaconal de Santa Inês em Agonia (Diaconia di Sancta Agnetis in Agone), à qual deverás assumir como titular no devido tempo.

   Anuncia, no prazo estabelecido, ao povo de Deus, especialmente à amada comunidade de São Paulo, da qual és bispo auxiliar, a tua nomeação como Cardeal. Igualmente, após a definição da data de tua criação cardinalícia, a ser celebrada na Basílica de São Pedro, deves preparar-te para viajar a Roma e participar dessa solene ocasião.

   Querido irmão, lembra-te de que tua vocação é semelhante à dos pastores e dos magos que, guiados pela estrela de Belém, vieram ao encontro de Cristo para adorá-lo. Tua missão pastoral é conduzir o povo de Deus, disperso pelo mundo, para que vivam na unidade e na comunhão de um só rebanho e sob a orientação de um só Pastor (Jo 10, 16). Que tua vida e ministério reflitam a luz e a paz daquele que nasceu em Belém, sendo sempre sinal de esperança para o povo de Deus.

Dado e Passado em Roma, junto a São Pedro, aos vinte e cinco dias do mês de dezembro durante o ano jubilar de 2024, segundo de nosso Pontificado, Solenidade da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

+ Ioannes Pavlvs, Pp. VI
Pontifex Maximvs