Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Decreto de reabilitação e reintegração | Congregação para o Clero | Port. 027/2024

  

C O N G R E G A T I O   P R O   C L E R I C I S 

Port. 027/2024

Aos Veneráveis irmãos e irmãs que estas letras lerem, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Após os  Sr. Davi Faria, ter afastado de suas atividades clericais em tempos anteriores, foi chegado até a nós na presente data, o pedido de reabilitação ao ofício clerical e retorno à comunidade encaminhado a esta Congregação.

    Neste caminho de retorno, somos recordados da parábola do filho que, após se afastar, compreende o valor da casa paterna e o amor que ali sempre lhe esperava. Assim, vosso desejo de retorno é sinal de que a graça do Senhor nunca deixou de operar em vós, mesmo nos momentos de afastamento. Tal decisão não deixa de ser um testemunho da profundidade do chamado que um dia recebestes e que, agora, vos move de volta ao exercício pleno do ministério.

    Congregação para o Clero, encarregada deste retorno e com atencioso zelo ao cuidado pastoral de nossos sacerdotes nesta comunidade, dá publicidade e DECRETA a REABILITAÇÃO e REINTEGRAÇÃO do senhor supracitado, passando novamente ao estado de clérigo da Santa Igreja. 

    Antes de retornar ao exercício de vosso ministério, deverá, pois, fazer a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade perante as autoridades competentes. Também, conjuntamente a este documento incardinamos o já referenciado senhor para a devida Igreja particular, como se segue abaixo: 
  • Padre Davi Fariaincardinado à Arquidiocese Metropolitana de São Paulo.
    É natural que, no seio de vossa comunidade e em vosso presbitério, esta decisão seja acolhida com sentimentos mistos, dado o tempo de distanciamento e as dores que daí resultaram. Em especial, compreendemos que vossa reintegração pode trazer desafios tanto para vós quanto para aqueles que, ainda magoados, guardam na memória as marcas do passado. No entanto, recordamos a todos que o perdão e a reconciliação são dons preciosos, especialmente entre aqueles que, pelo sacramento da Ordem, são chamados a refletir o rosto misericordioso de Cristo.

    Portanto, exortamo-vos a retornar com humildade e profunda dedicação, lembrando-vos sempre da confiança que é depositada em vossa pessoa e no vosso ministério. Que este recomeço seja marcado por um zelo renovado, um espírito de serviço e uma presença pacífica e construtiva junto àqueles que vos acolhem de volta. Que este caminho de reencontro seja para vós uma oportunidade de fortalecer laços, respeitar os tempos de cura necessários e testemunhar o amor incondicional de Deus, que nunca cessa de acolher aqueles que a Ele retornam.

Pedimos a intercessão da Virgem Maria, a Mãe das Vocações, para que abençoe e cuide com delicadeza do retorno deste nosso irmão ao ceio maternal de nossa Igreja, para que possa exercer com largueza e fidelidade o vosso trabalhos em sua Igreja Particular, para onde foi enviado e honre o propósito afirmado na ordenação e sigam com atencioso zelo pastoral ao rebanho do Senhor.

Por fim, o que foi feito por nós, ordenamos que seja estável e ratificado sem prejuízo de qualquer coisa em contrário.

Dado e passado em Roma, na sede da Congregação para o Clero, aos quatro dias do mês de novembro de dois mil e vinte e quatro do ano da graça do Senhor, memória de São Carlos Barromeu.

In Christo Iesus,
✠ Victor Gabriel Cardeal Santos
Prefeito