Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Ata de Reunião | Prefeitura da Educação Católica

  

C O N G R E G A T I O   D E    I N S T I T U T I O N E   C A T H O L I C A

 Ata de reunião 

001/24

COM AS REITORIAS DE SEMINÁRIO 

 

Tendo Reunido todos na Sala de Reunião do Seminário Mater Ecclesiae em Roma dá-se início.

A reunião começou com um momento de oração presidida por Dom Eduardo, oferecendo essa reunião que ocorreria.

Começou fazendo uma introdução, falando que trabalhamos com alguma função no Seminario (reitor, formador etc..) algo em comum entre todos da reunião era o serviço no seminário, no serviço dos seminários é necessario ser comprendido como doação, ou seja, uma missão complexa, e uma missão que muitas vezes não é fácil, disse que quando alguém é nomeado Reitor, é que de alguma forma destaque no clero, e se apresentou apto para a função, o Bispo não faz um sorteio para escolher reitor, mais sim um discernimento, afinal é uma missão muito séria, sintam-se privilegiados, disse, frisou que podem ter momentos bons, e ruins no seminário, afinal essa é a realidade em que vivemos. Dom Eduardo enfatizou que quer ajudar, ser um Pastor, auxiliando na caminhada junto com as reitorias do seminário.

Foi lida a constituiçao: NOVA TEMPORIBUS,  (Acesse a Constituição aqui) Iniciou-se lendo o Preâmbulo, fazendo a introdução, e explicou um pouco sobre o primeiro capitulo, dizendo que os Reitores não podem ser Párocos e nem a muitas funções, etc.

Dom Eduardo, disse sobre a importancia, para deixarmos prontas as pessoas que vamos ordenar e pediu para enviar a carta com antencendencia, para que possa analisar as situações dos Seminaristas que serão ordenados, disse para nos aprofundarmos nas informações, e não deixarmos a informações razas sobres os Seminaristas. Disse também que quando sairmos da Reitoria, passar as informações basicas para o sucessor , e passa-lâ por completo os conhecimentos, retomando o assunto da carta de Ordenação pediu para conter todas as informações possiveis, se participa, se envolveu com brigas, se fez alguem evento, passando informação concreta.

Sobre as provas orais, Dom Eduardo pediu para que seja aplicado as provas orais com Seminaristas, pediu para perguntas práticas, como que retomando o conteudo com perguntas, pois isso nos aajudará  saber se ele e apto, e as cartas devem ser enviadas para as ordenações, afinal caso não tenha a carta, a ordenação se torna inválida.

Enfatizou, sobre a questão de acolhimento, somente pessoas com 13 anos ou mais sejam acolhidas dentro do Seminário como dito no Regimento, e pediu, para mantermos o contato com o Bispo, informando, "Acolhi, um Seminarista, com 14 anos, viu tantos videos..." etc...

Enfatizou também sobre a virtude da paciencia, falando que o reitor deve exercer e muito essa virtude para com os Seminaristas, e necessario manter-se a paciencia, e pediu para termos paciencia, afinal, não e fácil, mais é necessario.

Sobre a vivência do seminarista no período formativo, tudo é feito pelos videos, e os reitores devem dar a pratica, os Seminaristas devem serem acompanhados no processo formativo, ter carinho, apresentar o seminario, mostrar a dioceses, mostrar as Igrejas, mostrar o servidor, acompanhar, estar em cima, se esta fazendo as formações, e a formação pratica que deve ser dada, disse para sermos como Pai, o reitor deve ser como os Bispos nas Diocese, sóque na realidade do Seminário, estar cobrando, e disse para quando tiver Seminarista ''mortos'', e apresentar para o Bispo, para ver se e o caso de expulsão, talvez as vezes nós somos culpados por termos Seminarista mortos, por falta de atenção a eles, e ai depois reclamamos que o Seminarista não sabe nada, afinal, como ele saberá se nós não ensinarmos?

E falou para os reitores tomarem a iniciativa de fazer o estagio pastoral, dando o exemplo da Arquidiocese de São Paulo que está eenviando os Seminaristas, e pediu para todos tomarem a inicitaiva de fazer tambem.

Logo após foi lido, Estatuto Oficial e Regimento Interno (Acesso o Documento aqui) E foi falado sobre a missão da Congregação para a Educação, a Congregação tem autorização sobre o  Seminário, ela pode ajudar e aconselhar o Bispos, mais não tem ''poder'' sobre eles.

Foi falado um pouco sobre a Reitoria: 

"A reitoria do Seminário pode ser formada por mais de uma pessoa dependendo da necessidade da Diocese, com isto o Bispo deve nomear Padres para comandar uma Seminário. Cabe-se a toda a Reitoria, desde Reitor até diretor Espiritual, seguir o que mandamos:

§1 - O Reitor nomeado não pode ser de uma Congregação Religioso ou ter, sob cuidados, uma paróquia ou capela designada ao mesmo. Ele deverá servir e prestar serviços, dentro da Diocese, apenas ao Seminário

§2 - Após a nomeação do Reitor do Seminário, ele deve tomar posse o quanto antes, e caso houver outros Padres que moram ou trabalham no seminário, os mesmo, se oportuno, devem ser apapresentados.

§3 - Procure, o Reitor, junto de seu vice ou auxiliar, acompanhar e ajudar os seminaristas nos vídeos formativos. Prestando ajuda ao mesmo e ensinando algo que ele possa não ter entendido do vídeo.

§4 - O Reitor, ou seu auxiliar, devem fazer as formações práticas, estas que são feitas ao término das formações de cada grau, ou seja, após terminar as formações diaconais deve receber a formação prática

§5 - A Reitoria deve zelar ao máximo os seus seminaristas para que consigam ser bons padres, e que os mesmos tenham a devida e Santa Paciência para com os mesmo, não deixando que nenhum fique desrespeitado ou deixado de lado."

Foi falado ainda mais, sobre o acolhimento, e também sobre  os videos e as ordenações: 

§1 - Os vídeos formativos devem, obrigatoriamente, serem usados para a formação do seminarista, que a partir de agora fará as formações Diaconais e Presbiterais sozinhos, dependendo apenas das duas formações práticas.

§2 - O Reitor deverá acompanha-lo para que seja feito certo o login dentro de sua Diocese e respondida todas as perguntas.

§3 - Caso o mesmo não conseguir ver os vídeos e/ou não entender nada pode-se, neste caso, ser usado a apostila dos seminários para uso de ensino.

§4 - Caso necessário, os seminaristas poderão ver os vídeos quantas vezes for preciso, apenas precisará do acompanhamento do Reitor.

Falando sobre a importancia dos videos e das cartas, e do contato com Seminaristas, depois fez um breve resumo, falando que em breve terá um breve retiro com os Reitores, e enfatizou a questão da doação, novamente enfatizou a todos os reitores, ''acompanhar'', os Seminaristas, e acompanhamento com a Congregação, e disse do seu cuidado Pastoral para com todos os Seminários, contou da epoca antiga, da dificuldade, e da facilidade que temos hoje, e disse para abraçarmos, novamente disse, que não será fácil, mais necessario.

O Padre Guilherme disse, que temos em nossas mãos uma grande missão, um grande projeto de evangelização, e que estamos lidando com sementes, que precisamos dar inicio no plantio, e pediu encarecidamente, que no processo de formação, que toda a vez que for dar a formação ter uma conversa com o Seminarista, que trata-se de um projeto de evangelização, ele tambem falou do convivio social com os Seminaristas, sempre falar com nossos Seminaristas na questão de correção e falou para tomar cuidado com os acolhimentos das crianças, e corrigir no privado e elogiar em publico, afirmou o Sacerdote. Dom Eduardo disse da impôrtancia do que ele disse, e afirmou que está certissimo.

E logo após Dom Eduardo concedeu uma benção aos reitores.

Roma, Seminário Mater Ecclesiae, 13 de setembro de 2024.

Prefeitura da Educação Católica 

Prefeito da Congregação para a Educação Católica 

Pe Samuel Henrique 

Reitor do Seminário Arquidiocesano São José Arquidiocese de SJDC.

Escritor desta ata.