LIVRETO CELEBRATIVO
7° DIA DA NOVENA DE NATAL
Tema: "Na presença dos Santos, contemplemos o presépio!"
22.11.2023
_______________________
1. REUNIDOS NO SENHOR
Antífona: De tal modo Deus me amou, de tal modo Deus me ama, de tal modo eu também quero amar! Nosso Deus é Deus de vida! Amém!
Pres.: — Reunidos em vosso nome, Senhor Deus, nossos olhos contemplam vosso belo rosto resplandecente de beleza, de bondade, de amor sem-fim. Em vosso amor, celebramos nossa vida e nossa fé.
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Pres.: — Em vós, Senhor, começa a vida, e ela não tem mais fim. Vosso Filho é nossa plenitude de vida, mas Ele nasceu pobre, humilde e à margem da sociedade. Quanto desprezo por aquele que é o Tudo e o Todo em nossa vida.
Ass.: — Senhor Deus, em vós celebramos a vida, dom de vosso amor, e pelas mãos de Maria, nós vos entregamos nosso coração. Amém.
(Cantado) Entoai ação de graças e cantai um canto novo! Aclamai ao Deus-Senhor; aclamai-o com fé e amor!
2. AO SENHOR LOUVOR E GRATIDÃO
Pres.: — Escuto ao longe o som retumbante das algazarras dos que estão felizes porque é o Senhor que vem, chegando de mansinho, para nos salvar. Nada é possível sem seu amor,pois sem ele não há vida, não há paz!
Ass.: — Bendito seja o Senhor, que fez nascer no meio da humanidade seu amor redentor, Jesus, nosso Senhor.
Pres.: — Escuto bem de perto o burburinho dos que defendem a vida e constroem a paz, pois são homens novos, nascidos na esperança do novo advento de um mundo sem guerra e sem ódio, sem divisão e acusações inúteis.
Ass.: — Bendito seja o Senhor, que fez nascer no meio da humanidade seu amor redentor, Jesus, nosso Senhor.
Pres.: — Escuto aqui e agora a algazarra das crianças e o alarido dos jovens, carregados de esperança, pois brotou a luz de um mundo novo, onde os muros da separação foram ao chão e se reergueram pontes que nos conduzem ao encontro de irmãos.
Ass.: — Bendito seja o Senhor, que fez nascer no meio da humanidade seu amor redentor, Jesus, nosso Senhor. Amém.
3. OUVIR O SENHOR
Pres.: — Ouvir a Palavra com abertura de coração nos faz compreender que é impossível viver longe do Senhor. Quem passar por Ele será transformado e alcançará a paz tão desejada. Ele é o Bom Pastor que nos conduz para belas e verdejantes pastagens.
Ass.: — A Palavra será sempre fonte de vida, de esperança e certeza da eternidade presente em nossa humanidade. Amém.
(Canta-se um cântico à Palavra, antes de sua proclamação)
— Anúncio da Palavra
— O Bom Pastor - Jo 10,6-10
Leitor.: 6Jesus contou-lhes uma parábola, mas eles não entenderam do que estava falando. "Por isso, Jesus disse de novo: "Na verdade, na verdade, eu vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta: se alguém entra por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará pastagens. 100 ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância.
(Após a meditação feita pelo Dirigente da Celebração, faz-se um instante de silêncio; canta-se um refrão meditativo)
4. CONTEMPLANDO A PALAVRA
Pres.: — Senhor, a primavera nos traz a certeza da flor, e o verão nos enche de calor, e vós sois bem assim: o Bom Pastor, que faz florir os jardins e crescer as plantas, até mesmo a mais tenra da face da terra. Vós sois o Natal, a vida nova em nós.
Ass.: — Benditos sejam os jardins que exalam o perfume da flor, dos jasmins e circundam os presépios, que reacendem o amor do Senhor por nós.
Pres.: — Não deixeis, Senhor, vacilar nossos passos cambaleantes; que não tropecemos em nenhuma pedra, como a da falta de diálogo e perdão, de amor e compreensão, a qual não nos permite impregnar de vosso amor incomparável, libertador, salvador.
Ass.: — Benditos sejam os jardins que exalam o perfume da flor, dos jasmins e circundam os presépios, que reacendem o amor do Senhor por nós. Amém.
(A Comunidade poderá fazer suas Preces, observando a realidade que a cerca. Feitas as Preces, reza-se a Oração de Jesus: Pai nosso…)
5. ELE ESTÁ CHEGANDO
(LADAINHA DO ADVENTO)
— Ó Senhor! Aleluia! Vem, Messias! Maranatha!
— Ó Justiça! Aleluia! Mora entre nós! Maranatha!
— Misericórdia! Aleluia! Vive entre nós! Maranatha!
— Nossa força! Aleluia! Dentro de nós! Maranatha!
— Liberdade! Aleluia! Salva teu povo! Maranatha!
— Nossa cura! Aleluia! Tira a dor! Maranatha!
— Ó conforto! Aleluia! Dá esperança! Maranatha!
— Nossa alegria! Aleluia! Preenche-nos! Maranatha!
6. VÃO E ANUNCIEM!
(BÊNÇÃO E ENVIO)
Pres.: — Senhor Deus, a vida é dom sublime, que nos destes, um presente incontestável de vosso amor divino. Nós vos amamos, Senhor, e tudo faremos para defender a vida como vosso dom divino. Ela está em primeiro lugar, sempre.
Ass.: — Bendito seja o Senhor, o Deus da vida, que nos santifica e nos salva em Cristo Jesus.
Pres.: — Derramai, como uma chuva abundante, sobre nós e sobre todos os promotores e defensores da vida vossa bênção.
Em nome do Pai + e do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: — Amém.
Pres.: — Que você encontre a paz que tanto deseja. Que a brisa leve de cada manhã enobreça você. Que o vento teça palavras de esperança, e sua jornada seja livre e fiel, e o manto da misericórdia divina proteja e guarde você.
Pres.: — Vão, e que o Senhor os acompanhe.
Ass.: — Demos graças a Deus. Amém.
_______________________
Redator:
Dom Miguel Wandermurem
Revisão:
Papa João Paulo VI
+