LIVRETO CELEBRATIVO
5° DIA DA NOVENA DE NATAL
Tema: "Na presença dos Santos, contemplemos o presépio!"
20.11.2023
_______________________
1. REUNIDOS NO SENHOR
Antífona: De tal modo Deus me amou, de tal modo Deus me ama, de tal modo eu também quero amar! Cristo é o Verbo eterno do Pai, pleno de amor! Amém!
Pres.: — Guiados pela estrela, aproximamos de Belém nós e nos contemplamos, no silêncio de uma gruta, uma criança tenra e tão cheia de brandura, de ternura, de bondade e amor. Iniciemos com mais fervor nosso encontro com o Senhor.
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Pres.: — Deus nos atrai em seu amor, e o amor faz bem, gera a paz, a alegria e concórdia. Afasta para longe a discórdia e divisão. Se aprendemos do amor, saberemos que Ele é Jesus, amor feito Homem, encarnado e está entre nós.
Ass.: — Alegrem-se todos! Homens e mulheres se rejubilam, ao saberem que em Belém nasceu o Amor que não terá fim. Amém.
(Cantado) Entoai ação de graças e cantai um canto novo! Aclamai ao Deus-Senhor; aclamai-o com fé e amor!
2. AO SENHOR LOUVOR E GRATIDÃO
Pres.: — Jesus, vós descestes das estrelas e viestes à fria e gelada gruta. Ó meu Divino Menino, eu vos vejo aqui tremer! Ó quanto custou haver-me amado, pois para vós, que fostes com o Pai o Criador do mundo, faltou roupa e calor, ó meu Senhor.
Ass.: — Sois meu eleito, sois meu Amor! Ó Senhor, Divino Menino do presépio, da gruta de Belém, a vós louvor e gratidão.
Pres.: — Eu vos vejo, ó meu Jesus, deitado sobre a palha na manjedoura, e essa pobreza me encanta, apaixona-me, pois deixastes as delícias eternas para fazer- vos pobre e nos enriquecer com vosso amor.
Ass.: — Sois meu eleito, sois meu Amor! Ó Senhor, Divino Menino do presépio, da gruta de Belém, a vós louvor e gratidão.
Pres.: — Ó Divino Menino, nascido de Maria e amparado por José, sois meu Amado! Vosso Coração não dorme porque vigia a todo momento e não se cansa de amar. Ó bendito presépio, de pobre me fez rico, tão rico de amor e compaixão.
Ass.: — Sois meu eleito, sois meu Amor! Ó Senhor, Divino Menino do presépio, da gruta de Belém, a vós louvor e gratidão. Amém.
3. OUVIR O SENHOR
Pres.: — O amor vem silenciosamente, tão silenciosamente como a aurora rompe a noite e traz o dia, sem alarde, sem apoteose, sem holofotes e distinção. O amor vem do mais profundo do Senhor, pois outro desejo não tem senão nossa salvação.
Ass.: — Bendito seja o amor do Senhor, que me traz a paz, a vida e a redenção. Amém.
(Canta-se um cântico à Palavra, antes de sua proclamação)
— Anúncio da Palavra
— Mandamento novo - Jo 13,34-35
Leitor.: Disse Jesus: 34 "Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros. Assim como eu vos amei, amai- vos uns aos outros. 35 Nisto todos reconhecerão que sois meus discípulos: se vos amais uns aos outros".
(Após a meditação feita pelo Dirigente da Celebração, faz-se um instante de silêncio; canta-se um refrão meditativo)
4. CONTEMPLANDO A PALAVRA
Pres.: — Nasceu-nos um Menino, tão frágil e pequenino, em um presépio sem holofotes, carregado das finas iguarias do amor sem-fim: meu Jesus, meu tudo, minha vida e salvação.
Ass.: — Sejam benditos o presépio, a gruta, Belém, Maria e José, que fizeram o amor eterno acontecer no meio de nós.
Pres.: — Nasceu-nos um Menino na gruta de Belém, sem alarde, no silêncio da noite, para, na manhã do dia seguinte, inundar vales, planaltos, planícies, astros, planetas e cada coração humano de seu amor sem-fim. Quem pode rejeitar o amor oferecido de modo gratuito que exige apenas amar?
Ass.: — Sejam benditos o presépio, a gruta, Belém, Maria e José, que fizeram o amor eterno acontecer no meio de nós. Amém.
(A Comunidade poderá fazer suas Preces, observando a realidade que a cerca. Feitas as Preces, reza-se a Oração de Jesus: Pai nosso…)
5. ELE ESTÁ CHEGANDO
(LADAINHA DO ADVENTO)
— Ó Senhor! Aleluia! Vem, Messias! Maranatha!
— Ó Justiça! Aleluia! Mora entre nós! Maranatha!
— Misericórdia! Aleluia! Vive entre nós! Maranatha!
— Nossa força! Aleluia! Dentro de nós! Maranatha!
— Liberdade! Aleluia! Salva teu povo! Maranatha!
— Nossa cura! Aleluia! Tira a dor! Maranatha!
— Ó conforto! Aleluia! Dá esperança! Maranatha!
— Nossa alegria! Aleluia! Preenche-nos! Maranatha!
6. VÃO E ANUNCIEM!
(BÊNÇÃO E ENVIO)
Pres.: — Tudo é graça divina sobre nós. Estarmos juntos, celebrando nossa vida e nos preparando para o Natal do Senhor, é sinal de que estamos vivendo no amor do Senhor por nós. É Ele quem nos conduz.
Ass.: — Bendito seja o Senhor, nosso Deus, que veio a nosso encontro com seu amor sem-fim.
Pres.: — Como a chuva fecunda a terra e faz brotar a semente, vossa bênção, Senhor, faça-nos recobrar a força da esperança e da paz. Dai-nos vossa bênção:
Em nome do Pai + e do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: — Amém.
Pres.: — O Senhor esteja a seu lado, em seu coração, em sua existência. Que a luz de cada manhã dissipe as trevas da amargura e faça brilhar sua face resplandecente de alegria. Que a noite lhe traga o descanso, e a aurora, a força da esperança.
Pres.: — Vão, e que o Senhor os acompanhe.
Ass.: — Demos graças a Deus. Amém.
_______________________
Redator:
Dom Miguel Wandermurem
Revisão:
Papa João Paulo VI
+