LIVRETO CELEBRATIVO
8° DIA DA NOVENA DE NATAL
Tema: "Na presença dos Santos, contemplemos o presépio!"
23.11.2023
_______________________
1. REUNIDOS NO SENHOR
Antífona: De tal modo Deus me amou, de tal modo Deus me ama, de tal modo eu também quero amar! Nosso Deus é Deus de vida! Amém!
Pres.: — Senhor, na força da fé em vós, nós nos reunimos para celebrar, com piedade, nosso encontro de Natal. É Jesus, vosso Filho, que vem para nos resgatar para a vida. Ele é nossa única e eterna esperança. No amor Trindade, iniciemos tudo por causa de Jesus e nada sem Ele.
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Pres.: — Nossa vida, nossos encantos, nossas desilusões, nossas boas aventuras, em busca do bem, da justiça e da paz, sejam tudo por causa de Jesus e nada sem Ele.
Ass.: — Estamos felizes, Senhor, pois se aproxima o dia em que podemos cantar com fervor: "O Senhor nos amou por primeiro em seu Filho Jesus". Amém.
(Cantado) Entoai ação de graças e cantai um canto novo! Aclamai ao Deus-Senhor; aclamai-o com fé e amor!
2. AO SENHOR LOUVOR E GRATIDÃO
Pres.: — O Príncipe da Paz vai chegar, e ninguém poderá recusar sua presença, seu amor, em nosso mundo marcado pelo ódio e pela divisão, até mesmo no meio dos cristãos. É hora de romper as barreiras inúteis que foram construídas em vão.
Ass.: — Bendito seja o Deus, que vai chegar, na simplicidade de um presépio. Sejam benditas a paz e a eternidade.
Pres.: — Quem poderá recusar o olhar sereno e a presença frágil de um Menino indefeso que repousa sobre palhas, por não ter tido os panos necessários para vencer o frio? A simplicidade e o amor foram o calor e o cobertor de tão humilde criatura.
Ass.: — Bendito seja o Deus, que vai chegar, na simplicidade de um presépio. Sejam benditas a paz e a eternidade.
Pres.: — Príncipe da Paz, vinde nos ensinar a estender a mão para distribuir a vida e destruir as armas, oferecer o pão em vez de munição, o livro, que faz mudar o pensamento e andar em outra direção. Não pode haver Natal, se não mudarmos o coração.
Ass.: — Bendito seja o Deus, que vai chegar, na simplicidade de um presépio. Sejam benditas a paz e a eternidade. Amém.
3. OUVIR O SENHOR
Pres.: — Os santos compreenderam que sem amor nada podemos, nada se realiza. O amor só busca o bem do outro; e se engana quem imagina que pode fazer dele um objeto de sua ilusão. O próprio Senhor nada quis para si, por isso "tudo é para ele, nada para nós".
Ass.: — Quanta alegria em ouvir o Senhor, sua Palavra, carregada de novo fulgor; é feliz o cristão que não tem medo de fazer o que ela ensina e de testemunhar o Reino. Amém.
(Canta-se um cântico à Palavra, antes de sua proclamação)
— Anúncio da Palavra
— Cristo, humilhado e exaltado Fl 2,5-11
Leitor.: 5 Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus: apesar de sua condição divina, ele não reivindicou seu direito de ser tratado como igual a Deus. Ao contrário, aniquilou-se a si mesmo e assumiu a condição de servo, tornando-se semelhante aos homens. Por seu aspecto, reconhecido como homem, humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o elevou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome, 10de modo que ao nome de Jesus todo joelho se dobre nos céus, na terra e debaixo da terra, 11e toda língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
(Após a meditação feita pelo Dirigente da Celebração, faz-se um instante de silêncio; canta-se um refrão meditativo)
4. CONTEMPLANDO A PALAVRA
Pres.: — Há tantas coisas bonitas, que nos encantam e embelezam os lugares do mundo. Quantos caminham longas distâncias para acalmar o coração diante da beleza daquilo que fez o Criador com suas mãos benditas.
Ass.: — Aquele que é o Tudo e o Todo se fez criança, fez-se humilde, fez-se pequeno. Bendito seja o Senhor, nosso Redentor.
Pres.: — Diante das muitas belezas, reais e verdadeiras, nenhuma supera a beleza do presépio, beleza do amor verdadeiro, sem fingimento, carregado de realização e eternidade, de simplicidade e humildade. Bendito seja o Senhor, que ligou o céu e a terra, em seu nascimento humilde e sereno, em Belém da Judeia.
Ass.: — Aquele que é o Tudo e o Todo se fez criança, fez-se humilde e pequeno. Bendito seja o Senhor, nosso Redentor. Amém.
(A Comunidade poderá fazer suas Preces, observando a realidade que a cerca. Feitas as Preces, reza-se a Oração de Jesus: Pai nosso…)
5. ELE ESTÁ CHEGANDO
(LADAINHA DO ADVENTO)
— Sabedoria! Aleluia! Vem, renova-nos! Maranatha!
— Nosso desejo! Aleluia! Nosso anseio! Maranatha!
— Ó Prometido! Aleluia! Nosso Messias! Maranatha!
— Voz dos profetas! Aleluia! Ó Esperado! Maranatha!
— Luz das nações! Aleluia! Luz nas trevas! Maranatha!
— Ressuscitado! Aleluia! Senhor da glória! Maranatha!
— Ó Desejado! Aleluia! Ó Amado! Maranatha!
— Entre nós! Aleluia! Dentro de nós! Maranatha!
6. VÃO E ANUNCIEM!
(BÊNÇÃO E ENVIO)
Pres.: — Celebramos agradecidos, Senhor Deus, este dia em preparação para o Natal de vosso Filho. Tocai em nosso coração tão frágil e egoísta, nem sempre sincero e solidário, e fazei-nos no amor com vosso Filho Jesus.
Ass.: — A riqueza de vosso amor, Senhor, transforme-nos e nos santifique.
Pres.: — Olhai com bondade para nós, Senhor, tende compaixão de nossa humanidade e dai-nos vossa paz e vossa bênção.
Em nome do Pai + e do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: — Amém.
Pres.: — O Senhor pousou sua mão divina sobre você. Infundiu em seu coração a imensidão de seu amor. Fez tudo em silêncio, sem alarde, porque o amor é sempre transformador.
Pres.: — Vão, e que o Senhor os acompanhe.
Ass.: — Demos graças a Deus. Amém.
_______________________
Redator:
Dom Miguel Wandermurem
Revisão:
Papa João Paulo VI
+