Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Livreto Celebrativo | Novena de Natal - 6° Dia


LIVRETO CELEBRATIVO
6° DIA DA NOVENA DE NATAL

Tema: "Na presença dos Santos, contemplemos o presépio!"

21.11.2023
_______________________

1. REUNIDOS NO SENHOR

Antífona: De tal modo Deus me amou, de tal modo Deus me ama, de tal modo eu também quero amar! Em Deus nada é impossível! Amém!

Pres.: — Senhor Deus, vós que começastes de modo admirável a obra da redenção por meio de vosso Filho Jesus, o pequenino de Belém e do presépio, acolhei-nos, pois em vosso nome nos reunimos.
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém! 

Pres.: — Nada pode nos espantar, Senhor, pois nada é impossível para vós. Sois nosso Deus e, de tanto amor, fizestes nascer entre nós, sem grandeza, sem desejo de poder ou dominação, vosso Filho Jesus, que é o mais profundo de vosso amor por nós, para nossa salvação.

Ass.: — Nada é impossível, onde existe amor-compaixão, onde há mãos estendidas que acolhem e fazem levantar o triste e o excluído. Amém.

(Cantado) Entoai ação de graças e cantai um canto novo! Aclamai ao Deus-Senhor; aclamai-o com fé e amor!

2. AO SENHOR LOUVOR E GRATIDÃO

Pres.: — Nós vos louvamos, Senhor, por todas as pessoas que vos acolhem nos irmãos que batem à porta e pedem um pouco de amor, um pouco de pão. Quem busca apoio e compreensão para sua dor é Cristo mesmo, presente no irmão.

Ass.: — Bendito sois, Senhor, naqueles que acolhem o irmão, o sofredor, o triste e abandonado, como seu irmão ou sua irmã.

Pres.: — Nós vos louvamos, Senhor, por todas as pessoas que acreditam que nada é impossível aos olhos de Deus, como Santa Dulce e tantos outros, que fizeram o bem, apenas o bem.

Ass.: — Bendito sois, Senhor, naqueles que acolhem o irmão, o sofredor, o triste e abandonado, como seu irmão ou sua irmã.

Pres.: — Nós vos louvamos, Senhor, por aqueles que escutam vossa voz ressoar no coração humano e não buscam uma Igreja triunfante de grandeza, mas humilde e sincera, no serviço da caridade, do bem, dos pobres mais abandonados, dos que nada podem nos oferecer, senão sua dor e fraqueza.

 Ass.: — Bendito sois, Senhor, naqueles que acolhem o irmão, o sofredor, o triste e abandonado, como seu irmão ou sua irmã. Amém.


3. OUVIR O SENHOR

Pres.: — Se é preciso ouvir a voz do coração, é preciso escutar o Senhor, que faz nele ressoar sua verdade e redenção. Jesus é a Palavra encarnada, que veio nos ensinar que tudo é possível realizar, se formos servos, servidores em primeiro lugar.

Ass.: — Ouvir a Palavra que brotou na manjedoura, naquele presépio humilde e escondido, é nossa eterna redenção. Amém.

(Canta-se um cântico à Palavra, antes de sua proclamação) 

— Anúncio da Palavra 
— Importa servir - Mt 20,25-28
Leitor.: 25 Jesus chamou seus discípulos e disse-lhes: "Sabeis que os chefes das nações as dominam e que os grandes as tiranizam. 26Mas entre vós não deve acontecer isso. Ao contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós seja vosso servo; 27e quem quiser ser o primeiro seja vosso escravo. 28É assim que o Filho do homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar a vida para resgatar a multidão".

(Após a meditação feita pelo Dirigente da Celebração, faz-se um instante de silêncio; canta-se um refrão meditativo)

4. CONTEMPLANDO A PALAVRA

Pres.: — Ó Deus da verdade, que nos iluminais como o sol, da aurora ao meio-dia, nós vos reconhecemos como nosso Deus e Senhor. Os chefes das nações gostam do poder, da tirania e dominação. Nós a vós queremos servir com humilde coração.

Ass.:  Bendita seja a Palavra que nos ensina que a grandeza não está no poder, mas no amor disposto a servir até o fim.

Pres.: — Que bom seria, Senhor, se ofertássemos menos presentes e mais vida, menos perfumes e mais abertura de coração, menos embrulhos e mais mãos abertas para acolher e servir. Que bom seria se nossa vida fosse gasta em doação, em dar-se até o fim, como vosso Filho, o pequenino de Belém, ensinou- nos: dar a vida e servir até o fim.

Ass.: — Bendita seja a Palavra que nos ensina que a grandeza não está no poder, mas no amor disposto a servir até o fim. Amém.

(A Comunidade poderá fazer suas Preces, observando a realidade que a cerca. Feitas as Preces, reza-se a Oração de Jesus: Pai nosso…)

5. ELE ESTÁ CHEGANDO
(LADAINHA DO ADVENTO)

— Sabedoria! Aleluia! Vem, renova-nos! Maranatha!

— Nosso desejo! Aleluia! Nosso anseio! Maranatha!

— Ó Prometido! Aleluia! Nosso Messias! Maranatha!

— Voz dos profetas! Aleluia! Ó Esperado! Maranatha!

— Luz das nações! Aleluia! Luz nas trevas! Maranatha!

— Ressuscitado! Aleluia! Senhor da glória! Maranatha!

— Ó Desejado! Aleluia! Ó Amado! Maranatha! 

— Entre nós! Aleluia! Dentro de nós! Maranatha!


6. VÃO E ANUNCIEM!
(BÊNÇÃO E ENVIO)

Pres.:   Na força do amor, que transforma e nos faz acolher principalmente os que estão à margem da vida, nós estivemos reunidos neste encontro de esperança e de fé.

Ass.: — Aprendemos de Santa Dulce dos Pobres a apostar no amor em primeiro lugar.

Pres.: — Senhor, Deus Criador, dai-nos a coragem de sermos cooperadores na obra de vossas mãos e, em vossa bênção, derramai sobre nós vossa força divina, vosso amor.
 Em nome do Pai + e do Filho e do Espírito Santo. 

Ass.: — Amém.

Pres.: — Que seus olhos não se cansem, nem o brilho do sol ofusque seu olhar. Que o Senhor, como a argila nas mãos do oleiro, amolde o amor e a paz em seu coração. Que ele esteja carregado não de medo, mas sim de esperança e de luz.

Pres.: — Vão, e que o Senhor os acompanhe.

Ass.: — Demos graças a Deus. Amém.

_______________________

Redator:
Dom Miguel Wandermurem

Revisão:
Papa João Paulo VI

+