Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Livreto Celebrativo | Novena de Natal - 4° Dia


LIVRETO CELEBRATIVO
4° DIA DA NOVENA DE NATAL

Tema: "Na presença dos Santos, contemplemos o presépio!"

19.11.2023
_______________________

1. REUNIDOS NO SENHOR

Antífona:  De tal modo Deus me amou, de tal modo Deus me ama, de tal modo eu também quero amar! Deus é amor sem medida! Amém

Pres.: — Sob a luz da eternidade, que brota do coração de Cristo e nos contagia no amor divino, iniciemos na alegria da fé nosso encontro de Natal, de vida, de paz e de reconciliação.
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém! 

Pres.: — O presépio nos faz compreender a grandeza humana, pois o Senhor se fez humano para nos divinizar. Quando redescobrimos a grandeza do amor que o Senhor plantou entre nós, tornamo- nos mais humanos e mais felizes.

Ass.: — Por causa de seu amor, o Senhor espera e deseja que sejamos humanos, sejamos cristãos e santos. Amém!

(Cantado) Entoai ação de graças e cantai um canto novo! Aclamai ao Deus-Senhor; aclamai-o com fé e amor!

2. AO SENHOR LOUVOR E GRATIDÃO

Pres.: — Confortante e contagiante é ver o Menino Deus no presépio, deitado em uma manjedoura, sem pretensões e sorrindo. Naquele coração pequenino já reinava o amor verdadeiro e eterno, capaz de encantar o pobre e o rico, o de perto e o de longe.

Ass.: — Ao Senhor, ao seu amor-criança, mas eterno e sem discriminação, nosso louvor e nossa gratidão.

Pres.: — Armando sua tenda entre nós, em Belém, em Nazaré ou Cafarnaum, nos confins da Palestina ou na terra de Canaã, Ele escutou os gemidos dos pobres desfavorecidos e feridos, por causa da arrogância e da ganância sobre eles.

Ass.: — Ao Senhor, que se revelou entre nós como Deus-amor, Deus-compaixão, nosso louvor e nossa gratidão.

Pres.: — Como espera o Senhor ser conhecido? Desde todo tempo e toda história, o Senhor se revelou como Amor sem-fim, a ponto de nos ofertar o mais sublime amor, seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor.

 Ass.: — Ao Senhor, que nos mostrou seu amor sem-fim, em Jesus, nosso louvor e nossa gratidão. Amém.


3. OUVIR O SENHOR

Pres.: — Jesus é a luz que vem ao mundo; encontrar-se com Ele é passar para a vida. Quem o aceita e o acolhe vive na luz, vive na paz, e as trevas lhe são dissipadas, como a névoa da manhã, sob o calor do sol nascente.

Ass.: — Quem pode medir tão grandiosa decisão de um Deus, que por amor nos deu seu Filho único? Só podemos aceitar, o que veio nos ensinar. Amém.

(Canta-se um cântico à Palavra, antes de sua proclamação) 

— Anúncio da Palavra 
— A fé e o julgamento - Jo 3,16-21
Leitor.: 16"Deus tanto amou o mundo que lhe deu seu Filho unigênito, para que não morra quem nele crê, mas tenha a vida eterna. 17Pois Deus não mandou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que por meio dele o mundo seja salvo. 18 Quem nele crê não é condenado. Mas quem não crê já está condenado, porque não creu no nome do Filho unigênito de Deus. 19E o julgamento é assim: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas obras eram más. 20De fato, todo aquele que faz o mal odeia a luz e dela não se aproxima, para que suas obras não sejam desmascaradas. 21 Mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que transpareça que suas obras são feitas em Deus".

(Após a meditação feita pelo Dirigente da Celebração, faz-se um instante de silêncio; canta-se um refrão meditativo)

4. CONTEMPLANDO A PALAVRA

Pres.: — Habitantes de toda a terra, homens e mulheres, crianças e jovens, louvai o Senhor, que, em seu amor, quis morar no meio de nós. Louvai o Senhor, em seu amor, nas ruas e nas praças, nos bairros pobres, nas favelas e nos barracos sem árvore de Natal, sem panetones, solitários, porque o amor não os atingiu.

Ass.: — São muitos os que estão à margem, esquecidos e abandonados pelos próprios cristãos que afirmam amar o Senhor.

Pres.: — Louvai o Senhor, ó enfastiados de si próprios e saturados de seus banquetes inescrupulosos. Quando não repartimos nem somos amor, nós nos enfastiamos de nós mesmos, egoístas e mesquinhos.

Ass.: — Senhor, que sois amor, mudai nosso coração, nossa opinião, que julgamos ser melhor que a do irmão. Amém.


(A Comunidade poderá fazer suas Preces, observando a realidade que a cerca. Feitas as Preces, reza-se a Oração de Jesus: Pai nosso…)

5. ELE ESTÁ CHEGANDO
(LADAINHA DO ADVENTO)

— Sabedoria! Aleluia! Vem, renova-nos! Maranatha!

— Nosso desejo! Aleluia! Nosso anseio! Maranatha!

— Ó Prometido! Aleluia! Nosso Messias! Maranatha!

— Voz dos profetas! Aleluia! Esperado! Maranatha!

— Luz das nações! Aleluia! Luz nas trevas! Maranatha!

— Ressuscitado! Aleluia! Senhor da glória! Maranatha!

— Ó Desejado! Aleluia! Ó Amado! Maranatha!

— Entre nós! Aleluia! Dentro de nós! Maranatha!


6. VÃO E ANUNCIEM!
(BÊNÇÃO E ENVIO)

Pres.:   Ó Deus, vosso amor foi revelado a nós por Jesus, vosso Filho. Que mais devemos desejar, senão vosso amor e vossa paz? Por vosso amor, nós vos bendizemos, Senhor.

Ass.: — Sejam de vosso agrado nosso louvor, nossas atitudes e decisões.

Pres.: — Permanecei conosco, Senhor, no coração da criança, do jovem e das famílias e dai-nos vossa bênção:
 Em nome do Pai + e do Filho e do Espírito Santo. 

Ass.: — Amém.

Pres.: — O Senhor faça você sentir a suavidade de sua presença. Toque ternamente em seus olhos, para que possa enxergar a simplicidade de seu amor. Guarde você em seu coração divino, e você sinta a alegria de ser de Deus, como foi Maria.

Pres.: — Vão, e que o Senhor os acompanhe.

Ass.: — Demos graças a Deus. Amém.

_______________________

Redator:
Dom Miguel Wandermurem

Revisão:
Papa João Paulo VI

+