BENEDICTUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao venerável irmão, Dom Erick Breno, e a todos o que desta lerem, saúde e benção apostólica.
Todos nós católicos em nossa oração mais característica, o pai-nosso, suplicamos que seja feita a vontade de Deus. Vossa excelência compreendeu de tal forma essa afirmação que a escolheste de lema sobre seu ministério. Permitir que a vontade de Deus se realize em nossa vida é sempre uma escolha pela nossa própria liberdade, uma vez que somos felizes e realizados em Cristo. Nesse ínterim, São Paulo declara “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para conseguirem experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”(Romanos 12:2)
Para vivenciar a vontade de Deus devemos renunciar a nossa própria vontade. Devemos nos apresentar diante do chamado do Senhor com disposição de coração e mãos vazias. Ao chamar Pedro e seu irmão André, Jesus diz-lhes “Vinde após mim e vos farei pescadores de homens.” Portanto, ao receberem o chamado de Cristo, deixaram imediatamente seu barco, pois compreenderam que corresponder ao amor dos amores exigia uma decisão rápida e destemida.
Realizar a vontade de Deus é certamente desafiador, pois exige de nós confiança N’Ele. Muitas vezes excede qualquer lógica humana, toda via, sempre se mostra plena ao final. Aqueles que se dispõe a ser instrumentos da vontade do Senhor acabam por compreender seu benevolente amor para consigo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
(1 João 2:17)
Assim sendo, usando da autoridade apostólica confiada a mim, te NOMEAMOS Bispo auxiliar de Roma, com todos os direitos e deveres reservados para este encargo.
Despeço-me amado filho, rogando sobre voz toda a força do Espírito Santo, que por intercessão de Nossa Senhora do Carmo possais receber de Deus toda a força e sabedoria necessária a vosso ministério.
Dado e passado em Aparecida, por ocasião de nossa primeira viagem apostólica ao Brasil, aos vinte e quatro dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte e três, primeiro de Nosso Pontificado.
+ Benedictus , Pp. VII
Pontifex et Papam