Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Bula de Nomeação Episcopal - Arcebispo de Aparecida

BENEDICTUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

AD PERPETUAM REI MEMORIAM

 

Ao dileto filho, Dom Lucas Reichert, até aqui Bispo Auxiliar na Arquidiocese de São João Del Creeper eleito Arcebispo Metropolitano de Aparecida, saúde e bênção no Senhor.

 

    Maria certamente é para todos os filhos da nova aliança exemplo sempre atual de serviço e entrega ao Senhor. Com seu coração sempre dócil a ação do Espírito Santo, foi por ele desposada, imaculada, foi achada cheia de graça aos olhos de Deus. Maria recebe do Senhor a maior graça possível, tornasse Mãe de Deus. Ao longo de sua vida terrena podemos acompanhar pelas sagradas escrituras o silêncio de Maria. Pouquíssimas palavras são proferidas por ela, entretanto, podemos certamente tomar seu sim ao anúncio do anjo Gabriel, como parâmetro de ardor missionário. Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo afastou-se dela. (Lucas 1:38)

 

Nossa Senhora nos ajuda a compreender que para realizar o trabalho do Senhor devemos nos apresentar como escravos em suas mãos. Quanto mais digna nossa posição e nossa função dentro da dinâmica do Corpo Místico de Cristo, maior nossa humildade e disposição em servir os demais irmãos. Olhar o exemplo de Maria é mergulhar nesse grande abismo de doação e esquecimento próprio. Santa Teresinha do Menino Jesus redescobriu o valor espiritual dessa verdade e deixou à Igreja, como singela e valiosa herança, a sua pequena via: é amando o nosso nada diante de Deus que nos abrimos à possibilidade de que Ele, enfim, encontre espaço no nosso coração e se doe a nós sem medida

 

Assim sendo, aqueles chamados a dignidade episcopal, devem apresentar proeminentemente a virtude da humildade. Tornam-se para seu rebanho, servos. Cabe a esses pastores buscar, resgatar e cuidar de suas ovelhas. Sentir suas necessidades e angústias e carregar em si seu cheiro. Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. Tende cuidado dele, não constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação; não como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos são confiadas, mas como modelos do vosso rebanho.

E, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa imperecível de glória. (I Pedro 5:1-4)

 

Portanto, com paternal olhar, volto-me a igreja particular de Aparecida, que espera ansiosa por seu pastor. Analisando sua situação e considerando suas necessidades e expectativas, tu estimado filho foste escolhido para essa missão. Que possas ser a teus novos filhos, “cheiro de vida para a vida.”

 

Desta forma, após escutar o parecer da Congregação para os Bispos e observando seus trabalhos e empenho que tens desenvolvido, o amor que já tens pela santa Igreja, NOMEAMOS-TE querido filho como Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Aparecida, usufruindo de todos os direitos e deveres que advém desta nobre missão.

 

Exortamos que estas presentes letras sejam lidas perante todo o clero e povo de Deus, que sejas acolhido muito bem por este povo que o senhor já esteve realizando seus trabalhos. Que tomes posse na catedral que a ti, foi confiada, e recebas de nossas mãos o pálio pastoral, que sejam lavradas 3 atas para arquivarmos em nossos documentos, na cúria da Arquidiocese e na Nunciatura Apostólica.

 

Dado e passado em Aparecida, por ocasião de nossa primeira viagem apostólica ao Brasil, aos  vinte e quatro dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte e três, primeiro de Nosso Pontificado.

 

 + Benedictus , Pp. VII

Pontifex et Papam