Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Bula de Nomeação Episcopal - Bispo Diocesano de Leiria-Fátima


LEO, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

Ao estimado filho Tiago Pina, eleito bispo diocesano da Diocese de Leiria-Fátima, e a todos que esta lerem saúde, paz e bênção apostólica.

“Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3, 16). Isso nos traz o evangelista João em seu evangelho. Deus nos deu o melhor e mais precioso bem que tinha para que, ao ser sacrificado na cruz, pudéssemos desfrutar da vida eterna. Apesar de nossos erros, Deus nos envia o seu Filho.

Ao criar o ser humano, Deus deu aos primeiros criados a esperança de viver para sempre em um paraíso na Terra. Porém, colocou como condição que houvesse a obediência para com Ele, ao contrário, morreriam indubitavelmente (Gênesis 2, 17). Se rebelando contra a autoridade de Deus, o primeiro homem causou a morte de si mesmo e de seus descendentes. São Paulo já nos explica isso ao dizer: “por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram” (Romanos 5,12).

Conquanto, Deus “ama a justiça” (Salmos 32, 5) e por isso não condenou toda a humanidade. Pelo contrário, enviou a ela seu Filho, para novamente tornar possível que seus filhos alcançassem a vida eterna. Jesus, ao vir à Terra, trouxe consigo mensagens de paz e esperança, anunciou o Reino dos céus e o caminho para chegar até o mesmo. Em sua missão nessa terra, nos deu uma grande missão, relatada no evangelho de São Mateus: “ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mateus 28,19). Esta é, verdadeiramente a missão de cada um de nós, cristãos, filhos de Deus, clérigos, é esta a missão da Igreja; levar o nome de Deus a todos os corações e pessoas. 

A mim, enquanto sucessor de São Pedro, foi dada a missão de conduzir este redil no seguimento da missão dada pelo próprio Cristo, conseguindo assim, trilhar o caminho até o Reino dos Céus, a exemplo do Cristo bom-pastor. Portanto, é vivendo tal missão de pastorear este rebanho, que volto meus olhares às ovelhas da Diocese de Leiria-Fátima recém criada através da Bula "Virgos Fatimensis. Deste modo, saciando a sede deste povo por um pastor, após consultar a Congregação para os Bispos e percebendo em ti, grande amor por este território e pelos demais irmãos diocesanos, bem como um grande trabalho em prol da mesma, nomeio-te Bispo diocesano da Diocese de Leiria-Fátima, usufruindo de todos os direitos e deveres recebidos por este encargo. 

Dada essa nomeação, exorto a ti, amado filho, para que assumindo essa nova missão, possas anunciar o nome do Senhor e ensinar as pessoas a obedecer aos mandamentos de Jesus, para assim, fazer a todos discípulos de Jesus, não teus ou de outrem. Vivenciando a alegria do Natal do Nosso Senhor, que se aproxima, e fazeis isso com a certeza de que é o próprio Jesus quem estará convosco todos os dias, até o fim do mundo (cf. Mateus 28, 20). 

Ainda vos digo que, obtereis força e sabedoria para cumprir sua missão, no próprio Cristo, sob a única condição de acreditar em seu Filho, acreditar em Seu amor. O seu Filho veio ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele. É preciso acreditar nessa verdade. “Quem Nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito” (Jo 3,18). 

Sem mais, rogo para que Nossa Senhora do Rosário de Fátima, padroeira da Diocese de Leiria-Fátima, possa te auxiliar no pastoreio desse rebanho, fazendo com que sua visão esteja sempre voltada para o exemplo de seguimento do Cristo, de pura humildade e obediência sobre ti e sobre o redil da Diocese de Leiria-Fátima. 

Dado e passado em Roma junto a São Pedro, no ano do Senhor de dois mil e vinte um, dia dezoito do mês de Dezembro. No primeiro ano de nosso pontificado.

Leão, Pp. III

Pontifex Maximus