BULA PONTIFÍCIA
CANDOR LUCIS AETERNAE
POR MEIO DA QUAL É ERIGIDA A
ARQUIDIOCESE METROPOLITANA DE MARIANA
PARA PERPÉTUA MEMÓRIA.
1. Desta Cátedra Apostólica de Pedro, que por providencia Divina recebemos, voltamos os nossos olhares a todas as necessidades da Igreja Universal. Para o bem da Igreja, vimos por bem dividir as dioceses dotadas de território por demais extenso e erigir novas dioceses, para que, aumentando o número de pastores, possa a grei do Senhor ser servida com especial diligência e solicitude.
2. A Arquidiocese de São João del Creeper se estende por um território demasiadamente vasto, e para bem administrar a Igreja é necessário e oportuno criar uma nova Arquidiocese. E nós, efetivamente, obtido favorável parecer do venerável irmão o Cardeal Pablo Renan, Prefeito da Congregação para o Clero, possuído do conhecimento certo sobre a iniciativa a ser tomada e usando da plenitude do nosso poder, havemos por bem separar o território de Mariana da nossa Arquidiocese de São João del Creeper e eleva-lo a dignidade Arquidiocesana.
3. Elevamos a cidade de Mariana a Categoria Arquiepiscopal, com todos os direitos e privilégios inerentes às cidades arquiepiscopais. O Arcebispo terá sua Cátedra, na Igreja, para glória de Deus, dedicada a Nossa Senhora da Assunção, existente na mesma cidade, o que determina em virtude de nosso poder apostólico. E por isso elevamos a referida Igreja à dignidade de Igreja Catedral. A mesma e a todos os Arcebispos, de acordo com o tempo ocorrente, atribuímos todos os direitos, honras, insígnias e privilégios, favores e graças que todas as outras Igrejas Catedrais existentes no orbe e seus Arcebispos gozarão e dos quais desfrutarão, em razão do direito comum. Aos mesmos, por outro lado, e na mesma medida, declaramos sujeitos a quantos ônus e obrigações a que todos os demais se submetem.
4. Desejamos ainda que, passe a existir um cabido de cônegos. Mandamos que também que, quanto antes, seja criado pelo menos um seminário menor e maior, de acordo com os sagrados cânones e os tramites da Sagrada Congregação da Educação Católica.
5. Nomeamos desde já como Arcebispo Metropolitano, Dom Victor Gabriel que em Solene Liturgia com a minha presença e dos demais veneráveis irmãos, tomará posse da cátedra e instalará a Arquidiocese em momento oportuno.
6. Queremos, nomear também através desta, os dignos homens auxiliares desta Igreja. Nomeamos de modo especial o Cardeal Dom Wanderson como auxiliar da mesma Igreja e também nomearemos em tempo oportuno o Pe. Jonathas Francisco como Bispo auxiliar, para que nosso irmão Dom Victor não se sinta sozinho na missão de animar sua porção do povo de Deus.
7. A ninguém seja permitido contrariar ou infringir esta página do desmembramento,ereção,constituição,instalação,mandato,decreto,desligação,derrogação e da exposição de nossa vontade. Se alguém tiver a ousadia de atentar contra inviolabilidade desta Letra Apostólica, fique sabendo ter incorrido na indignação de Deus Todo Poderoso e dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.
Dado em Roma, junto a São Pedro aos 25 dias do mês de Abril, do ano do Senhor de 2021, primeiro de nosso pontificado.
+ Paulus Pp. III
Pontifex Maximus