PAVLVS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
BULA
SUBURBICARIIS SEDIBUS
PELA QUAL SE CRIA AS DIOCESES DE ÓSTIA E ALBANO
A todos os que lerem esta nossa bula, especialmente aqueles residentes em Roma, saúde e bênção apostólica.
"A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular" (Sl 188,22). Na Cristologia das primeiras comunidades, este versículo se aplicava perfeitamente a Jesus. Ele, rejeitado pelos homens, foi escolhido por Deus para dar continuidade ao plano de salvação. Desta pedra que foi rejeitada, emanam todas as igrejas e templos sagrados. Nós igualmente somos as pedras vivas do templo do Senhor, e somos convidados para edificar uns aos outros, construindo um edifício vivo, santo e agradável a Deus.
A Igreja nascente em Minecraft desde o inicio de meu pontificado, manifesta sua preocupação pelo melhor apascentar do povo de Deus que nos pertence. Fomos questionados por alguns de nossos irmãos sobre a criação das igrejas particulares, se iriamos criar arquidioceses e a quem iriamos confiar os cuidados do povo. O livro do Eclesiastes nos diz: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" (Ecle 3, 1).
Sem pressa para realizar este feito, mas com a diligencia e astucia que devem ter os filhos da luz, decidi por bem ERIGIR duas dioceses, desmembrando da diocese de Roma duas porções históricas do povo de Deus, a Igreja de Óstia e a Igreja de Albano. Ambas muito conhecidas no universo católico por pertencer as chamadas Sés Suburbicarias e por serem titulares de dois Cardeais importantes, o Decano e o Camerlengo.
A Sé Catedrática da Igreja de Óstia seja construída e estabelecida na Basilica de Santa Auréa, e a Sé Catedrática da Igreja de Albano seja construída e estabelecida na Igreja de São Pancrácio. Sejam observados todos os requisitos arquitetônicos da referidas Igrejas e suas localizações históricas no servidor. Para os fins de construção seja incitado entre o clero local para que participe de tal feito, e para que haja comum trabalho e fraternidade.
Estais dispensados de erigir nas regiões de suas igrejas particulares seminários para as formações de sacerdotes, pois em posterior decreto estaremos criando o seminário geral do clero e distribuindo de forma igualitárias as vocações que forem formadas. Haveis por obrigação incitar e chamar jovens para que se unam a nós e sejam formados para ajudar a Igreja de Deus.
Filhos caríssimos consagrem ao Senhor tudo o que fizerdes e tereis a certeza de que frutificará no Senhor (cf. Pr 16, 3), para que, para a maior glória d'Ele e para o bem do povo, sejais luz nestes novos territórios, sejais missão, sejais caridade: pois dela tudo provém, por ela tudo forma, para ela tudo tende.[4]
Recomendando-vos ao Santíssimo Sacramento, rogo para que tenhais um futuro com base no presente que viveis: serviço e devoção. “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens” (cf. Cl 3, 23) e assim vereis que muito mais que no jogo, na realidade surgirão os frutos da piedade, do amor, do zelo.
Que o Senhor os guarde, e lembrando-me sempre de vós em minhas orações, peço que também vós vos lembreis de mim, pondo-me sempre em vossas preces e celebrações, para que tanto a vós quanto a mim sejamos sempre conservados junto ao peito do Senhor, tal qual João, à mesa da Santa Ceia. Estarei em breve com todos vocês para juntos oferecermos a Deus a imolação de nossas vidas e preces. Assim seja.
Dado em Roma, junto de São Pedro, no dia 22 de Março do ano do Senhor de 2021, primeiro de nosso pontificado.
PAULUS PP. III
Servus Servorum Dei