SALA DE IMPRENSA DO VATICANO
COMUNICADO OFICIAL
Aos Cardeais, Bispos, Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas e todo
Povo de Deus presente em Nosso Apostolado, paz e bênção no Senhor.
JPVI | 04
Cidade do Vaticano | 16/01/2025
A Santa Sé informa à Igreja e ao mundo sobre o
estado de saúde do Santo Padre João Paulo VI.
Desde sua chegada a Roma, após uma visita ao Brasil, o Papa tem enfrentado uma situação de saúde crítica. Ao desembarcar na madrugada, João Paulo VI foi imediatamente levado ao hospital devido aos graves sintomas que apresentou durante o voo, incluindo dores intensas no peito e dificuldades respiratórias severas. Os exames que foram realizados nas primeiras horas confirmaram o diagnóstico de uma embolia pulmonar avançada, uma condição médica séria caracterizada pela obstrução dos vasos sanguíneos nos pulmões, comprometendo de forma alarmante sua capacidade respiratória e circulatória.
A equipe médica, composta por alguns dos melhores especialistas em cardiologia e pneumologia da Itália, avaliou detalhadamente o quadro clínico e concluiu que é necessária uma cirurgia de emergência. No entanto, a cirurgia é extremamente delicada e apresenta riscos elevados, especialmente devido à idade avançada de Sua Santidade.
A cirurgia foi marcada para amanhã, logo ao amanhecer. Até lá, o Papa permanece sob monitoramento contínuo, com suporte médico intensivo para estabilizá-lo o máximo possível antes do procedimento. Mesmo assim, os médicos ressaltam que o risco é considerável, e a situação exige grande cuidado.
O Santo Padre, mesmo em meio à fragilidade de sua condição, tem demonstrado lucidez e expressou sua confiança na vontade de Deus e pediu que o mundo se unisse em oração, não apenas por ele, mas por toda a Igreja. Pedimos que todos os fiéis que se unam em preces pelo Santo Padre neste momento de tribulação.
Enquanto aguardamos a cirurgia marcada para amanhã, dia 17, confiamos o Santo Padre à proteção de Nossa Senhora, Saúde dos Enfermos, e à intercessão dos santos e mártires. Que o Senhor, em sua infinita misericórdia, conceda força ao Papa, sabedoria e prudência à equipe médica e paz a todos que o acompanham nesta hora.