LIVRETO CELEBRATIVO
6° DIA DA NOVENA DE NATAL
Tema: "Resplandeceu a Luz da Esperança!"
19.12.2024
________________________________
1. REUNIDOS NO SENHOR
CANTO DE ENTRADA
(Canto: O Senhor está pra chegar!)
O SENHOR ESTÁ PRA CHEGAR, JÁ SE CUMPRE A PROFECIA, O SEU REINO ENTÃO SERÁ
LIBERDADE E ALEGRIA. E AS NAÇÕES, ENFIM, RECEBEM, SALVAÇÃO A CADA DIA.
DAS ALTURAS ORVALHEM OS CÉUS, E DAS NUVENS, QUE CHOVA A JUSTIÇA. QUE A TERRA SE ABRA AO AMOR E GERMINEM O DEUS SALVADOR!
VEM DE NOVO RESTAURAR-NOS, DE QUE LADO ESTARÁS? INDIGNADO CONTRA NÓS?
E A VIDA, NÃO DARÁS? SALVAÇÃO E ALEGRIA, OUTRA VEZ NÃO BUSCARÁS?
DAS ALTURAS ORVALHEM OS CÉUS, E DAS NUVENS, QUE CHOVA A JUSTIÇA. QUE A TERRA SE ABRA AO AMOR E GERMINEM O DEUS SALVADOR!
ESCUTEMOS SUA PALAVRA, É DE PAZ QUE VAI FALAR. PAZ AO POVO E AOS SEUS FIÉIS, A QUEM DELE SE ACHEGAR. ESTÁ PERTO A SALVAÇÃO E A GLÓRIA VAI VOLTAR.
DAS ALTURAS ORVALHEM OS CÉUS, E DAS NUVENS, QUE CHOVA A JUSTIÇA. QUE A TERRA SE ABRA AO AMOR E GERMINEM O DEUS SALVADOR! (BIS)
Antífona: De tal modo Deus me amou, de tal modo Deus me ama, de tal modo eu também quero amar! Deus é amor sem medida! Amém.
Pres.: — Senhor Deus, vós que começastes de modo admirável a obra da redenção por meio de vosso Filho Jesus, o pequenino de Belém e do presépio, acolhei-nos, pois em vosso nome nos reunimos. Celebramos também, com alegria e gratidão, o jubileu de 5 anos de nosso apostolado em Minecraft, sinal de vossa luz que resplandece em nossa missão.
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Pres.: — Nada pode nos espantar, Senhor, pois nada é impossível para vós. Sois nosso Deus e, de tanto amor, fizestes nascer entre nós, sem grandeza, sem desejo de poder ou dominação, vosso Filho Jesus, que é o mais profundo de vosso amor por nós, para nossa salvação. Neste jubileu, reconhecemos a luz de vossa esperança renovada que resplandece em nossa caminhada comunitária.
Ass.: — Nada é impossível, onde existe amor-compaixão, onde há mãos estendidas que acolhem e fazem levantar o triste e o excluído. Que a luz de nosso apostolado continue a brilhar. Amém.
2. AO SENHOR LOUVOR E GRATIDÃO
(Canto: Abre tua Porta:)
ABRE TUA PORTA QUE ALGUÉM ESTÁ BATENDO, ABRE TUA PORTA QUE ALGUÉM ESTÁ NASCENDO! É JESUS QUE VEM A TI!
POR QUE NÃO RESPONDES? POR QUE TU TE ESCONDES? IMPEDES JESUS DE RENASCER!
TIRA ESTE MANTO QUE VESTE O VELHO HOMEM, TIRA DA VIDA IDEAIS QUE TE CONSOMEM. ABRE A PORTA PRA JESUS!
POR QUE NÃO RESPONDES? POR QUE TU TE ESCONDES? IMPEDES JESUS DE RENASCER!
QUANDO ACOLHERES IDOSOS E CRIANÇAS, PARA COBRI-LOS DE PAZ E ESPERANÇA, É JESUS QUE VEM A TI!
POR QUE NÃO RESPONDES? POR QUE TU TE ESCONDES? IMPEDES JESUS DE RENASCER!
Pres.: — Nós vos louvamos, Senhor, por todas as pessoas que vos acolhem nos irmãos que batem à porta e pedem um pouco de amor, um pouco de pão. Quem busca apoio e compreensão para sua dor é Cristo mesmo, presente no irmão. Vos louvamos especialmente por estes 5 anos de nosso apostolado, que tem sido uma expressão concreta de esperança e renovação na vida de tantos.
Ass.: — Bendito sois, Senhor, naqueles que acolhem o irmão, o sofredor, o triste e abandonado, como seu irmão ou sua irmã.
Pres.: — Nós vos louvamos, Senhor, por todas as pessoas que acreditam que nada é impossível aos olhos de Deus, como Santa Dulce e tantos outros, que fizeram o bem, apenas o bem. Este apostolado, mesmo no mundo virtual, é um sinal de que a vossa luz brilha onde há amor e doação.
Ass.: — Bendito sois, Senhor, naqueles que acolhem o irmão, o sofredor, o triste e abandonado, como seu irmão ou sua irmã.
Pres.: — Nós vos louvamos, Senhor, por aqueles que escutam vossa voz ressoar no coração humano e não buscam uma Igreja triunfante de grandeza, mas humilde e sincera, no serviço da caridade, do bem, dos pobres mais abandonados, dos que nada podem nos oferecer, senão sua dor e fraqueza.
Ass.: — Bendito sois, Senhor, naqueles que acolhem o irmão, o sofredor, o triste e abandonado, como seu irmão ou sua irmã. Amém.
3. OUVIR O SENHOR
Pres.: — Se é preciso ouvir a voz do coração, é preciso escutar o Senhor, que faz nele ressoar sua verdade e redenção. Jesus é a Palavra encarnada, que veio nos ensinar que tudo é possível realizar, se formos servos, servidores em primeiro lugar. Em nosso apostolado, aprendemos que vossa Palavra é luz que renova a esperança e nos conduz à unidade.
Ass.: — Ouvir a Palavra que brotou na manjedoura, naquele presépio humilde e escondido, é nossa eterna redenção. Que ela continue sendo luz para nosso apostolado. Amém.
(Canta-se um cântico à Palavra, antes de sua proclamação)
PELA PALAVRA DE DEUS, SABEREMOS POR ONDE ANDAR. ELA É LUZ E VERDADE, PRECISAMOS ACREDITAR!
CRISTO ME CHAMA, ELE É PASTOR. SABE MEU NOME, FALA, SENHOR!
SEI QUE A RESPOSTA, VEM DO MEU SER. QUERO SEGUIR-TE PARA VIVER!
MÃOS ESTENDIDAS, PEDEM MEU PÃO. DEVO PARTI-LO COM MEU IRMÃO!
— Anúncio da Palavra
— Importa servir - Mt 20,25-28
Leitor.: 25 Jesus chamou seus discípulos e disse-lhes: "Sabeis que os chefes das nações as dominam e que os grandes as tiranizam. 26Mas entre vós não deve acontecer isso. Ao contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós seja vosso servo; 27e quem quiser ser o primeiro seja vosso escravo. 28É assim que o Filho do homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar a vida para resgatar a multidão".
(Após a meditação feita pelo Dirigente da Celebração, faz-se um instante de silêncio.)
4. CONTEMPLANDO A PALAVRA
Pres.: — Ó Deus da verdade, que nos iluminais como o sol, da aurora ao meio-dia, nós vos reconhecemos como nosso Deus e Senhor. Os chefes das nações gostam do poder, da tirania e dominação. Nós a vós queremos servir com humilde coração, especialmente no jubileu de nosso apostolado, que tem sido uma fonte de esperança renovada.
Ass.: — Bendita seja a Palavra que nos ensina que a grandeza não está no poder, mas no amor disposto a servir até o fim.
Pres.: — Que bom seria, Senhor, se ofertássemos menos presentes e mais vida, menos perfumes e mais abertura de coração, menos embrulhos e mais mãos abertas para acolher e servir. Que bom seria se nossa vida fosse gasta em doação, em dar-se até o fim, como vosso Filho, o pequenino de Belém, ensinou-nos: dar a vida e servir até o fim. Que esta mensagem continue resplandecendo em nosso apostolado, especialmente nestes 5 anos de missão.
Ass.: — Bendita seja a Palavra que nos ensina que a grandeza não está no poder, mas no amor disposto a servir até o fim. Amém.
(A Comunidade poderá fazer suas Preces, observando a realidade que a cerca. Feitas as Preces, reza-se a Oração de Jesus: Pai nosso…)
5. ELE ESTÁ CHEGANDO
(LADAINHA DO ADVENTO)
— Ó Senhor! Aleluia! Vem, Messias! Maranatha!
— Ó Justiça! Aleluia! Mora entre nós! Maranatha!
— Misericórdia! Aleluia! Vive entre nós! Maranatha!
— Nossa força! Aleluia! Dentro de nós! Maranatha!
— Liberdade! Aleluia! Salva teu povo! Maranatha!
— Nossa cura! Aleluia! Tira a dor! Maranatha!
— Ó conforto! Aleluia! Dá esperança! Maranatha!
—Nossa alegria! Aleluia! Preenche-nos! Maranatha!
6. VÃO E ANUNCIEM!
(BÊNÇÃO E ENVIO)
Pres.: — Na força do amor, que transforma e nos faz acolher principalmente os que estão à margem da vida, nós estivemos reunidos neste encontro de esperança e de fé. Celebramos, com gratidão, o jubileu de 5 anos de nosso apostolado em Minecraft, reconhecendo nele a luz de vossa renovadora esperança.
Ass.: — Aprendemos de Santa Dulce dos Pobres a apostar no amor em primeiro lugar.
Pres.: — Senhor, Deus Criador, dai-nos a coragem de sermos cooperadores na obra de vossas mãos e, em vossa bênção, derramai sobre nós vossa força divina, vosso amor.
Em nome do Pai + e do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: — Amém.
Pres.: — Que seus olhos não se cansem, nem o brilho do sol ofusque seu olhar. Que o Senhor, como a argila nas mãos do oleiro, amolde o amor e a paz em seu coração. Que ele esteja carregado não de medo, mas sim de esperança e de luz, especialmente na continuidade de nossa missão.
Pres.: — Vão, e que o Senhor os acompanhe.
Ass.: — Demos graças a Deus. Amém.
SENHOR, VEM SALVAR TEU POVO, DAS TREVAS DA ESCRAVIDÃO. SÓ TU ÉS NOSSA ESPERANÇA, ÉS NOSSA LIBERTAÇÃO!
VEM, SENHOR! VEM NOS SALVAR! COM TEU POVO, VEM CAMINHAR!
VEM, SENHOR! VEM NOS SALVAR! COM TEU POVO, VEM CAMINHAR!
CONTIGO, O DESERTO É FÉRTIL, A TERRA SE ABRE EM FLOR. DA ROCHA BROTA ÁGUA VIVA, DA TERRA NASCE ESPLENDOR!
VEM, SENHOR! VEM NOS SALVAR! COM TEU POVO, VEM CAMINHAR!
VEM, SENHOR! VEM NOS SALVAR! COM TEU POVO, VEM CAMINHAR!
TU MARCHAS À NOSSA FRENTE. ÉS FORÇA, CAMINHO E LUZ. VEM LOGO SALVAR TEU POVO, NÃO TARDES, SENHOR JESUS!
VEM, SENHOR! VEM NOS SALVAR! COM TEU POVO, VEM CAMINHAR!
VEM, SENHOR! VEM NOS SALVAR! COM TEU POVO, VEM CAMINHAR!