ACTA SOLEMNE ET AUTHENTICA
RECOGNITIONIS, EXAMINATIONIS ET
DILIGENTISSIMAE VERIFICATIONIS
BASILICAE PAPALIS SANCTAE MARIAE MAIORIS
No vigésimo segundo dia do mês de dezembro do ano do Senhor de 2024, na Basílica Papal de Santa Maria Maior, foi realizada o solene Recognitio da Porta Santa, em preparação para a abertura do próximo Jubileu.
Em conformidade com as normas estabelecidas pela Sé Apostólica, na presença de Sua Excelência Reverendíssima Dom Eduardo Taras, que presidiu em nome do Cardeal Tiago Pina, e das testemunhas presentes, procedeu-se à verificação e à remoção do lacre que mantinha a Porta Santa fechada desde o encerramento do Jubileu anterior.
As operações foram conduzidas conforme o ritual aprovado, e constatou-se a integridade e a preservação do conteúdo depositado na cerimônia de fechamento, incluindo os objetos simbólicos ali colocados.
Após a abertura do lacre da Porta Santa e o exame de seus elementos, foi redigido o presente documento, que será assinado por todos os presentes como testemunho da autenticidade do ato e arquivado nos registros da Basílica de Santa Maria Maior.
FIRMAMUS ET CONFIRMAMUS IN NOMINE DOMINI
Dado e Passado na Basílica Papal de Santa Maria Maior, ao vigésimo segundo dia do mês de dezembro do ano de Nosso Senhor de 2024, no Pontificado de Sua Santidade o Papa João Paulo VI, sob os auspícios da Santa Sé Apostólica e em conformidade com as disposições litúrgicas e jurídicas da Igreja Universal.
✠ Dom Eduardo Taras
Presidente do Recognitio
✠ Dom Gabriel Monteiro
Testemuinha
✠ Dom Samuel Henrique
Testemunha