C O N G R E G A T I O P R O C L E R I C I S
Port. 029/2024
Aos Veneráveis irmãos e irmãs que estas letras lerem, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A Igreja, como Mãe atenta às necessidades de seus filhos, e fiel ao seu compromisso de guiar com sabedoria e caridade o povo de Deus, orienta também ao povo de Deus, especialmente aos clérigos sobre uso dos títulos eclesiásticos em harmonia com as diretrizes do Direito Canônico e o serviço pastoral.
Após refletir sobre a prática pastoral do Rev.mo Kauan Rodrigues e considerando a necessidade de fortalecer o espírito de humildade e unidade no ministério sacerdotal, tendo em vista as disposições do Código de Direito Canônico e os critérios para o uso, concessão e permanência de títulos honoríficos, bem como a necessidade de alinhar os títulos eclesiásticos às diretrizes pastorais da Igreja, esta Congregação, no uso de sua competência, e após consulta às autoridades locais competentes, EXONERA o título de monsenhor do Rev.mo sr. Kauan Rodrigues que a partir deste momento não possuí mais obrigação em obedecer as atribuições contidas na dignidade que outrora possuía, bem como deixa de gozar de todos as regalias anexas a este título.
Exortamos que este fato não seja motivo para desânimo, mas seja um impulso no ministério sacerdotal e na missão de evangelização, no caminho da santidade, em conformidade ao Cristo Bom Pastor.
Ainda mais, explicitamos que o Romano Pontífice não só conheceu o presente fato, mas o aprovou, e recomendou que dirijamos nossa mais sinceras orações pelo ministério do Rev.mo Kauan Rodrigues, afim de que o mesmo possa continuar rendendo seus frutos a este apostolado, bem como refletir suas responsabilidade diante do Senhor e da Igreja.
Por fim, o que foi feito por nós, ordenamos que seja estável e ratificado sem prejuízo de qualquer coisa em contrário.