DOM GIOVANNI AGUILAR
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
TITULI DI CASTEL MEDIANO
BISPO AUXILIAR DE MARIANA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
NÚNCIO APOSTÓLICO PARA O BRASIL
A todos que desta lerem e ouvirem, saudações e bênçãos no Senhor!
CONVITE E ORIENTAÇÃO OFICIAL
Convite Oficial para a Novena em Honra a Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil
Prot. N. 011
03 de outubro de 2024
Aos Eminentíssimos cardeais e Excelentíssimos Bispos das Arquidioceses do Brasil
«Caríssimos,
Com grande devoção, dirijo-me a vossas eminências e excelências para convidar todas as Arquidioceses do Brasil a participarem de forma solene e coletiva da Novena em Honra a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, que tem início hoje, dia 3 de outubro e se estenderá até o dia 11 de outubro, culminando com a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro.
Como Padroeira de nossa Nação, Nossa Senhora Aparecida ocupa um lugar especial no coração do povo brasileiro e na história de nossa Igreja. Desde sua milagrosa aparição nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717, a imagem da Mãe Aparecida tem sido sinal de esperança, proteção e fé para milhões de fiéis, especialmente para os mais necessitados e oprimidos. A devoção a Nossa Senhora Aparecida tem atravessado gerações, tornando-se um símbolo de unidade, confiança em Deus e de espiritualidade para todos os brasileiros.
Diante da importância desta devoção e da grandeza deste evento nacional, exorto que, durante o período da novena, nenhuma Arquidiocese promova outros eventos que possam coincidir com os horários das celebrações dedicadas à Mãe Aparecida. Tal solicitação visa assegurar que todas as regiões do país, unidas em oração, concentrem seus esforços na homenagem e devoção àquela que, sob o título de Aparecida, intercede por nossa Nação diante de Deus.
Este tempo de novena nos traz uma oportunidade para que possamos reavivar nossa fé, fortalecermos os laços de unidade e confiarmos à intercessão de Maria nossas preces pelas famílias, pela paz e pelos desafios que o Brasil enfrenta em tempos difíceis, principalmente a necessidade de vocações. Nossa Senhora Aparecida, mãe amorosa e zelosa, continua a nos guiar e proteger, e é a ela que nos voltamos em profunda oração, pedindo que conduza nossa nação ao caminho da paz, da justiça e da solidariedade.
Peço que vossas eminências e excelências orientem todas as paróquias, comunidades religiosas e fiéis para que, em sintonia com o Santuário Nacional de Aparecida, não promovam eventos a partir das 20h.
Que a Virgem Mãe Aparecida derrame abundantes bênçãos sobre o Brasil e sobre todos aqueles que, com coração sincero, confiam em sua intercessão. Unidos a Cristo, e sob o olhar materno de Maria, prossigamos em nossa missão de pastores, guiando o povo de Deus na vivência do Evangelho e na construção de um mundo mais justo e fraterno.
Na esperança de contar com a adesão de todas as Igrejas particulares, despede-se com fraterna comunhão em Cristo, pois somos peregrinos da esperança!
Com preces de bênçãos,