SEMANÁRIO LITÚRGICO
XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM
29.09.2024
RITOS INICIAIS
CANTO DE ENTRADA
(Tudo quanto vós fizestes, ó Senhor)
Reunido o povo, o sacerdote dirige-se com os ministros ao altar, enquanto se executa o canto de entrada.
TUDO QUANTO VÓS FIZESTES, Ó SENHOR,
COM JUSTIÇA VERDADEIRA O FIZESTES.
POR VOSSO NOME, NÃO ROMPAIS VOSSA ALIANÇA,
MAS COM AMOR OLHAI AS NOSSAS MUITAS FALTAS.
MAS COM AMOR OLHAI AS NOSSAS MUITAS FALTAS.
1. EM TUDO O QUE FIZESTES VÓS SOIS JUSTO,
RETO NO AGIR E NO JULGAR SOIS VERDADEIRO.
SIM, PECAMOS AFASTANDO-NOS DE VÓS,
AGIMOS MAL EM TUDO AQUILO QUE FIZEMOS.
AGIMOS MAL EM TUDO AQUILO QUE FIZEMOS.
TUDO QUANTO VÓS FIZESTES, Ó SENHOR,
COM JUSTIÇA VERDADEIRA O FIZESTES.
POR VOSSO NOME, NÃO ROMPAIS VOSSA ALIANÇA,
MAS COM AMOR OLHAI AS NOSSAS MUITAS FALTAS.
MAS COM AMOR OLHAI AS NOSSAS MUITAS FALTAS.
2. ACEITAI O NOSSO ESPÍRITO ABATIDO,
E RECEBEI O NOSSO ÂNIMO CONTRITO.
E RECEBEI O NOSSO ÂNIMO CONTRITO.
NÃO SERÃO, DE MODO ALGUM, ENVERGONHADOS
OS QUE PÕEM A ESPERANÇA EM VÓS, SENHOR!
OS QUE PÕEM A ESPERANÇA EM VÓS, SENHOR!
TUDO QUANTO VÓS FIZESTES, Ó SENHOR,
COM JUSTIÇA VERDADEIRA O FIZESTES.
POR VOSSO NOME, NÃO ROMPAIS VOSSA ALIANÇA,
MAS COM AMOR OLHAI AS NOSSAS MUITAS FALTAS.
MAS COM AMOR OLHAI AS NOSSAS MUITAS FALTAS.
3. DE CORAÇÃO VOS SEGUIREMOS DESDE AGORA,
COM RESPEITO PROCURANDO A VOSSA FACE!
COM RESPEITO PROCURANDO A VOSSA FACE!
SEDE BENDITO, SENHOR DEUS DE NOSSOS PAIS,
LOUVOR E GLÓRIA AO VOSSO NOME PARA SEMPRE!
LOUVOR E GLÓRIA AO VOSSO NOME PARA SEMPRE!
TUDO QUANTO VÓS FIZESTES, Ó SENHOR,
COM JUSTIÇA VERDADEIRA O FIZESTES.
POR VOSSO NOME, NÃO ROMPAIS VOSSA ALIANÇA,
MAS COM AMOR OLHAI AS NOSSAS MUITAS FALTAS.
MAS COM AMOR OLHAI AS NOSSAS MUITAS FALTAS.
ANTÍFONA DE ENTRADA
(Cf. Dn 3. 31. 29. 30. 43. 42)
Se não há cântico de entrada, recita-se a antífona:
℣.: Tudo quanto nos fizestes, Senhor, com verdadeira justiça o fizestes, porque pecamos contra vós e não obedecemos a vossos mandamentos; mas dai glória ao vosso nome e tratai-nos conforme a grandeza da vossa misericórdia.
SAUDAÇÃO
Chegando ao altar, faz com os ministros uma profunda inclinação, beija o altar em sinal de veneração e, se for oportuno, incensa a cruz e o altar. Depois se dirige com os ministros à cadeira.
Terminado o canto de entrada, o sacerdote e os fiéis, todos de pé, fazem o sinal da cruz, enquanto o sacerdote, voltado para o povo, diz:
Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
O povo responde:
Ass.: Amém.
Em seguida, o sacerdote, abrindo os braços, saúda o povo:
Pres.: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco.
O povo responde:
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
O sacerdote, o diácono ou outro ministro poderá, com brevíssimas palavras, introduzir os fiéis na Missa do dia.
ATO PENITENCIAL
Pres.: Irmãos, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios.
Após um momento de silêncio, usa-se a seguinte fórmula:
O sacerdote diz:
Pres.: Confessemos os nossos pecados.
Ass.: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões,
e, batendo no peito, dizem:
por minha culpa, minha tão grande culpa.
Em seguida, continuam:
E peço à Vhirghem Maria, aos anjos e santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
Segue-se a absolvição sacerdotal:
Pres.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
O povo responde:
Ass.: Amém.
Seguem-se as invocações Senhor, tende piedade de nós (Kýrie eléison), caso já não tenham ocorrido no ato penitencial:
Pres.: Senhor, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.
Pres.: Cristo, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.
Pres.: Senhor, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.
GLÓRIA
Canta-se ou recita-se o hino Glória a Deus nas alturas.
GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS
E PAZ NA TERRA AOS HOMENS POR ELE AMADOS!
SENHOR DEUS, REI DOS CÉUS, DEUS PAI TODO PODEROSO
NÓS VOS LOUVAMOS, NÓS VOS BENDIZEMOS
NÓS VOS ADORAMOS, NÓS VOS GLORIFICAMOS.
GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS
E PAZ NA TERRA AOS HOMENS POR ELE AMADOS!
NÓS VOS DAMOS GRAÇAS, POR VOSSA IMENSA GLÓRIA.
SENHOR NOSSO JESUS CRISTO, FILHO UNIGÊNITO
SENHOR DEUS, CORDEIRO DE DEUS, FILHO DE DEUS PAI.
GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS
E PAZ NA TERRA AOS HOMENS POR ELE AMADOS!
VÓS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO,
TENDE PIEDADE DE NÓS
VÓS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO,
ACOLHEI A NOSSA SÚPLICA
VÓS QUE ESTAIS À DIREITA DO PAI,
TENDE PIEDADE DE NÓS
GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS
E PAZ NA TERRA AOS HOMENS POR ELE AMADOS!
SÓ VÓS SOIS SANTO
SÓ VÓS O SENHOR
SÓ VÓS O ALTÍSSIMO, JESUS CRISTO
COM O ESPÍRITO SANTO
NA GLÓRIA DE DEUS PAI.
GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS
E PAZ NA TERRA AOS HOMENS POR ELE AMADOS!
AMÉM!
Ou, para a recitação:
Ass.: Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai Todo-Poderoso, nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por Vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo; só Vós, o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
* Canta-se ou recita-se o hino nos domingos, exceto os do advento e da quaresma, nas solenidades e nas festas.
ORAÇÃO DO DIA
Terminado o hino, de mãos unidas, o sacerdote diz:
Pres.: Oremos.
E todos oram com o sacerdote, por algum tempo, em silêncio.
Então o sacerdote, de braços abertos, profere a oração Coleta;
Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai em nós a vossa graça, para que, correndo ao encontro das vossas promessas, mereçamos participar dos bens celestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ao terminar, o povo aclama:
Ass.: Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
PRIMEIRA LEITURA
(Nm 11, 25-29)
O leitor dirige-se ao ambão para a primeira leitura, que todos ouvem sentados.
Leitor: Leitura do Livro dos Números
Naqueles dias, o Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés. Retirou um pouco do espírito que Moisés possuía e o deu aos setenta anciãos. Assim que repousou sobre eles o espírito, puseram-se a profetizar, mas não continuaram. Dois homens, porém, tinham ficado no acampamento. Um chamava-se Eldad e o outro Medad. O espírito repousou igualmente sobre os dois, que estavam na lista mas não tinham ido à Tenda, e eles profetizavam no acampamento. Um jovem correu a avisar Moisés que Eldad e Medad estavam profetizando no acampamento. Josué, filho de Nun, ajudante de Moisés desde a juventude, disse: “Moisés, meu Senhor, manda que eles se calem!” Moisés respondeu: “Tens ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito!”
Para indicar o fim da leitura, o leitor aclama:
Leitor: Palavra do Senhor.
Todos aclamam:
Ass.: Graças a Deus.
SALMO RESPONSORIAL
(Sl 18)
O salmista ou o cantor canta ou recita o salmo, e o povo, o refrão.
— A LEI DO SENHOR DEUS É PERFEITA, ALEGRIA AO CORAÇÃO.
— A LEI DO SENHOR DEUS É PERFEITA, CONFORTO PARA A ALMA! O TESTEMUNHO DO SENHOR É FIEL, SABEDORIA DOS HUMILDES. ℟.
— É PURO O TEMOR DO SENHOR, IMUTÁVEL PARA SEMPRE. OS JULGAMENTOS DO SENHOR SÃO CORRETOS E JUSTOS IGUALMENTE. ℟.
— E VOSSO SERVO, INSTRUÍDO POR ELAS, SE EMPENHA EM GUARDÁ-LAS. MAS QUEM PODE PERCEBER SUAS FALTAS? PERDOAI AS QUE NÃO VEJO! ℟.
— E PRESERVAI O VOSSO SERVO DO ORGULHO: NÃO DOMINE SOBRE MIM! E ASSIM PURO, EU SEREI PRESERVADO DOS DELITOS MAIS PERVERSOS. ℟.
— E PRESERVAI O VOSSO SERVO DO ORGULHO: NÃO DOMINE SOBRE MIM! E ASSIM PURO, EU SEREI PRESERVADO DOS DELITOS MAIS PERVERSOS. ℟.
Ou, para a recitação:
— A lei do Senhor Deus é perfeita, alegria ao coração.
— A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes. ℟.
— É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente. ℟.
— E vosso servo, instruído por elas, se empenha em guardá-las. Mas quem pode perceber suas faltas? Perdoai as que não vejo! ℟.
— E preservai o vosso servo do orgulho: não domine sobre mim! E assim puro, eu serei preservado dos delitos mais perversos. ℟.
SEGUNDA LEITURA
(Tg 5, 1-6)
Se houver uma segunda leitura, o leitor a proclama do ambão, como descrito acima.
Leitor: Leitura da Carta de São Tiago
E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós. Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças. Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes, como fogo! Amontoastes tesouros nos últimos dias. Vede: o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que vós deixastes de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso. Vós vivestes luxuosamente na terra, entregues à boa vida, cevando os vossos corações para o dia da matança. Condenastes o justo e o assassinastes; ele não resiste a vós.
Para indicar o fim da leitura, o leitor aclama:
Leitor: Palavra do Senhor.
Todos aclamam:
Ass.: Graças a Deus.
Segue-se o Aleluia ou outro canto estabelecido pelas rubricas, conforme o tempo litúrgico exige.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(Aleluia!)
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA,
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!
VOSSA PALAVRA É VERDADE,
ORIENTA E DÁ VIGOR;
NA VERDADE SANTIFICA VOSSO POVO, Ó SENHOR! (Cf. Jo 17, 17b. a)
ORIENTA E DÁ VIGOR;
NA VERDADE SANTIFICA VOSSO POVO, Ó SENHOR! (Cf. Jo 17, 17b. a)
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA,
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!
Enquanto isso, o sacerdote, quando se usa incenso, coloca-o no turíbulo. O diácono, que vai proclamar o Evangelho, inclinando-se profundamente diante do sacerdote, pede a bênção em voz baixa:
Diác.: Dá-me a tua bênção.
O sacerdote diz em voz baixa:
Pres.: O Senhor esteja em teu coração e em teus lábios para que possas anunciar dignamente o seu Evangelho: em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo.
O diácono faz o sinal da cruz e responde:
Se não houver diácono, o sacerdote, inclinado diante do altar, reza em silêncio.
EVANGELHO
(Mc 9, 38-43. 45. 47-48)
O diácono ou o sacerdote dirige-se ao ambão, acompanhado, se for oportuno, pelos ministros com o incenso e velas, e diz:
Diác. ou Sac.: O Senhor esteja convosco.
Diác. ou Sac.: O Senhor esteja convosco.
O povo responde:
Ass.: Ele está no meio de nós.
O diácono ou o sacerdote diz:
Diác. ou Sac.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Marcos
e, enquanto isso, faz o sinal da cruz sobre o livro e, depois, sobre si mesmo, na fronte, na boca e no peito.
O povo aclama:
Ass.: Glória a vós, Senhor.
Então o diácono ou o sacerdote, se for oportuno, incensa o livro e proclama o Evangelho.
Diác. ou Sac.: Naquele tempo, João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor. Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, ‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’”.Terminado o Evangelho, o diácono ou o sacerdote aclama:
Diác. ou Sac.: Palavra da Salvação.
O povo aclama:
Ass.: Glória a vós, Senhor.
Depois beija o livro, rezando em silêncio.
HOMILIA
Em seguida, faz-se a homilia, que compete ao sacerdote ou diácono; ela é obrigatória em todos domingos e festas de preceito e recomendada também nos outros dias.
PROFISSÃO DE FÉ
(Símbolo Apostólico)
Terminada a homilia, quando for prescrito, canta-se ou recita-se o símbolo ou profissão de fé:
Pres.: Professemos a nossa fé.
Ass.: Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu na Vhirghem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
LITURGIA EUCARÍSTICA
OFERTÓRIO
Inicia-se o canto da preparação das oferendas, enquanto os ministros colocam no altar o corporal, o sanguinho, o cálice, a pala e o Missal.
NOSSO DEUS FEZ UM MUNDO TÃO PERFEITO
COLOCOU EM NOSSO PEITO A SEMENTE DO AMOR
E, POR ISSO AQUI SOMOS SEUS CONVIVAS
E FORMAMOS HÓSTIAS VIVAS, NESTA CASA DO SENHOR.
VAMOS PREPARAR A CEIA, VAMOS REPARTIR O PÃO
QUERO VER A MESA CHEIA DOS SINAIS DA SALVAÇÃO
VAMOS PREPARAR A CEIA, VAMOS REPARTIR O VINHO
QUERO VER A CASA CHEIA DE TERNURA E DE CARINHO.
NOSSO DEUS FEZ DE NÓS UMA FAMÍLIA
NUMA IGREJA QUE PARTILHA E SE OFERTA EM OBLAÇÃO
PARA QUE OFERTEMOS PÃO E VINHO
QUE DÃO FORÇA NO CAMINHO E NOS LEVAM A DOAÇÃO.
VAMOS PREPARAR A CEIA, VAMOS REPARTIR O PÃO
QUERO VER A MESA CHEIA DOS SINAIS DA SALVAÇÃO
VAMOS PREPARAR A CEIA, VAMOS REPARTIR O VINHO
QUERO VER A CASA CHEIA DE TERNURA E DE CARINHO.
NOSSO DEUS SABE OUVIR NOSSO CLAMOR
E COM TODO SOFREDOR, FAZ A NOVA ALIANÇA
TAMBÉM NÓS, O QUE TEMOS PARTILHAMOS
O QUE SOMOS OFERTAMOS, PRA GERAR MAIS ESPERANÇA.
VAMOS PREPARAR A CEIA, VAMOS REPARTIR O PÃO
QUERO VER A MESA CHEIA DOS SINAIS DA SALVAÇÃO
VAMOS PREPARAR A CEIA, VAMOS REPARTIR O VINHO
QUERO VER A CASA CHEIA DE TERNURA E DE CARINHO.
NOSSO DEUS CHAMA TODA A HUMANIDADE
A VIVER EM LIBERDADE, A OFERTA E A PAIXÃO
TUDO É D'ELE E NÓS SOMOS SEU REBANHO
NELE POMOS NOSSOS SONHOS: TODA A VIDA E VOCAÇÃO.
VAMOS PREPARAR A CEIA, VAMOS REPARTIR O PÃO
QUERO VER A MESA CHEIA DOS SINAIS DA SALVAÇÃO
VAMOS PREPARAR A CEIA, VAMOS REPARTIR O VINHO
QUERO VER A CASA CHEIA DE TERNURA E DE CARINHO.
O sacerdote, de pé junto ao altar, recebe a patena com o pão em suas mãos e, levantando-a um pouco sobre o altar.
O diácono ou o sacerdote derrama vinho e um pouco d´água no cálice, rezando em silêncio.
Em seguida, o sacerdote toma o cálice e, elevando-o um pouco sobre o altar, reza em silêncio: depois, coloca o cálice sobre o corporal.
O sacerdote, inclinado, reza em silêncio.
Se for oportuno, incensa as oferendas e o altar. Depois o diácono ou o ministro incensa o sacerdote e o povo.
O sacerdote, de pé, ao lado do altar, lava as mãos, dizendo em silêncio.
CONVITE À ORAÇÃO
Estando, depois, no meio do altar e voltado para o povo, o sacerdote estende e une as mãos e diz:
Pres.: Orai, irmãos e irmãs, para que o meu e o vosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Ass.: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a sua santa Igreja.
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
Em seguida, abrindo os braços, o sacerdote profere a oração sobre as oferendas;
Pres.: Concedei-nos, Deus de misericórdia, que vos agrade esta nossa oblação e que ela nos abra a fonte de toda bênção. Por Cristo, nosso Senhor.
ao terminar, o povo aclama:
Ass.: Amém.
PREFÁCIO DOS DOMINGOS DO TEMPO COMUM IV
(A Igreja reunida na unidade da Santíssima Trindade)
Começando a Oração Eucarística, o sacerdote abre os braços e diz ou canta:
Pres.: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Erguendo as mãos, o sacerdote prossegue:
Pres.: Corações ao alto.
Ass.: O nosso coração está em Deus.
O sacerdote, com os braços abertos, acrescenta:
Pres.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
Ass.: É nosso dever e nossa salvação.
O sacerdote, de braços abertos, continua o prefácio.
Pres.: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Pois, pelo sangue do vosso Filho e pela força do Espírito, quisestes congregar de novo os filhos dispersos pelo pecado, para que a Igreja, povo reunido na unidade da Trindade, seja reconhecida como corpo de Cristo e templo do Espírito Santo, para o louvor da vossa imensa sabedoria. Por isso, unidos aos coros dos Anjos, nós vos louvamos, cantando (dizendo) com toda a Igreja a uma só voz:
SANTO
SANTO, SANTO, SANTO, SENHOR DEUS DO UNIVERSO,
O CÉU E A TERRA PROCLAMAM A VOSSA GLÓRIA.
HOSANA NAS ALTURAS, HOSANA!
HOSANA NAS ALTURAS, HOSANA!
BENDITO AQUELE QUE VEM EM NOME DO SENHOR
BENDITO AQUELE QUE VEM EM NOME DO SENHOR
HOSANA NAS ALTURAS, HOSANA!
HOSANA NAS ALTURAS, HOSANA!
Ou, para a recitação:
Ass.: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA SOBRE A RECONCILIAÇÃO II