Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Diretório - "Prædicate Evangelium" Acerca da Evangelização no Apostolado Virtual | Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização

   

P O N T I F I C I U M  C O N S I L I U M  A D  N O V A M  E V A N G E L I Z A T I O N E M  P R O M O V E N D A M

DIRETÓRIO 
"PRAEDICATE EVANGELIUM" 
ACERCA DA EVANGELIZAÇÃO NO APOSTOLADO VIRTUAL

CÔNEGO MATHEUS MATOS
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
PRESIDENTE DO PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO

A todos à que desta lerem, saudações, paz e bênçãos no Senhor.
___________________________

PROÊMIO

A missão principal da igreja, enquanto peregrina em nossa terra, é de evangelizar os povos e nações, como o Papa Bento XVI nos disse em sua encíclica "Caritas In Veritate": "O dever fundamental da Igreja é a evangelização". Nos meios virtuais, somos convocados a promover a nova evangelização, sendo mais uma das tantas e diversas formas que podemos transmiti-la.

"A Igreja ao passar dos séculos e a medida que o avanço tecnológico melhorava a condição de vida e trabalho do homem,  utilizou-se dos mais variados meios para a proclamação da boa nova de Jesus Cristo." (Pp. Paulo III, 
Centrum Christianae Vitae) - Por conseguinte, a igreja sempre utilizou de métodos eficientes para espalhar a boa-nova de Cristo, com o passar dos anos. A evangelização foi propagada em livros, para que as pessoas pudessem ler e aprender sobre Deus e temas construtivos, também foram abertas instituições e fundadas faculdades, para que pudéssemos aprender sobre a Igreja, que é o Corpo Místico de Cristo. Hoje, com os avanços digitais, temos a graça de espalhar a boa notícia, por meio das redes sociais, ou de até apostolados virtuais, a qual pessoas de bom grado, participam e ajudam efetivamente nesta causa.

Fez-se presente a necessidade de recorrer a um diretório, com a finalidade de instruir as pessoas de nossa comunidade sobre a evangelização que é propagada nos meios digitais, desta forma, apresentando vários aspectos e de forma objetiva.

CAPÍTULO I
Da Evangelização na Igreja Minecraftiana

Sobre a missão evangelizadora dos clérigos

1. É de suma importância citar a missão dos sacerdotes de nosso apostolado. É um dever de nós, clérigos, buscarmos entender o sentido da missão que exercemos. A evangelização é propagada de muitas formas, porém para isto, é necessário ter o zelo e a dedicação. Ao tratar de deveres, muitas vezes não é perceptível o auxílio prestado à igreja e à evangelização. Contudo, tudo está interligado, desde a celebração das Santas Missas, a promoção de eventos, as responsabilidades, sendo elas, os serviços internos e externos, entre outros.

2. A missão que carregamos exige de nós uma seriedade e solicitude. "Nossa principal missão é converter aqueles que aqui estão, bem como acolher todos aqueles que queiram se juntar a nossa caminhada, e fazer com que nosso testemunho de amor atraia a muitos." (Papa Bento VII, Legatus Christi). Sendo assim, a verdadeira evangelização é realizada de forma genuína, não em busca de cargos e elevações, nem desejo de ter reconhecimentos. Nossa missão deve ser exercida com amor, buscando a perfeição no que fazemos dando exemplo aos demais irmãos, e dedicando-se ao máximo de nós pela Igreja e pelo serviço pastoral. 

Sobre a formação de transmissores da Evangelização

3. "O ensinamento da Igreja na vida leiga e eclesial visa a formar discípulos missionários, capazes de compartilhar a Boa Nova do Evangelho e transformar a sociedade com valores cristãos." (Código de Direito Canônico, 866). É fundamental, em nosso percurso missionário, formar cada vez mais transmissores da boa-nova de Cristo, com capacidade e ímpeto para com a Evangelização. "A igreja existe para evangelizar" (Papa S. Paulo VI, Evangelii Nuntiandi) - Sendo isto, ao longo do séculos, homens idôneos foram formados pela igreja para anunciar a boa notícia e assim, contribuir com a Igreja, e com seu dever central. Enquanto servidores da Igreja, é sempre urgente a necessidade de entregar à igreja novos eleitos para o anúncio do Reino de Deus, sendo assim, contribuindo para a Nova Evangelização, fazendo com que ela possa ser alcançada de forma ainda mais presente no futuro.

4. Para corresponder à estas urgências, precisamos ser testemunhos e exemplos vivos de busca pela Evangelização, porquanto nosso exercer da missão deve ser modelo para os irmãos que buscam evangelizar nos meios digitais, apresentando em nosso âmbito os valores apresentados pela Igreja, em sua doutrina, a qual seguimos fielmente. "O chamado do Senhor continua a ecoar no coração de homens santos, chamados a anunciar a boa nova do evangelho." (Papa Bento VII, Legatus Christi).

CAPÍTULO II
Da Evangelização Missionária

Sobre evangelizar e catequizar onde é necessário

5. A Nova Evangelização é difundida de diversas formas, sendo elas, uma das mais predominantes, o envio de missionários pelo mundo. Nos dias de hoje, é de extrema importância que a Igreja tenha representantes em países onde a fé não é conhecida, para que assim, convertendo novas almas e trazendo-as para Cristo, possamos contribuir com a missão evangelizadora. Precisamos, onde formos, ensinar, catequizar, instruir e servir na salvação das almas para o Céu. Em nome da Igreja, nós devemos confortar os corações dos oprimidos e fatigados, e, com o testemunho da fé, consolar com a Esperança em Cristo. Nele encontramos refúgio e o verdadeiro consolo.

6. "Os fiéis leigos têm o direito e o dever de receber o ensinamento da Igreja, que os orienta na vivência da fé e na formação da consciência moral, para que possam tomar decisões de acordo com os princípios evangélicos." (Código de Direito Canônico, 852) - Por isso, para que os fiéis leigos pelo mundo tomem suas decisões segundo a doutrina e ensinamento da Igreja, precisamos, a cada dia, aprimorar nossos conhecimentos acerca da mesma. Não há como ensinar sem ao menos ter conhecimento e não procurar. Precisamos estar dispostos à propagar o que é certo e o que a Igreja verdadeiramente acredita. 7. "Para anunciar a fé e para implantar seu Reino, Cristo envia seus Apóstolos e seus sucessores. Dá-lhes participação em sua missão. Eles recebem de Cristo o poder de agir em seu nome." (CIC, 935) - Deste modo, temos a confirmação da igreja sobre o envio de missionários. Como o próprio Cristo fez, devemos nós, ir em missão propagar a evangelização aos povos. Cristo nos permite agir como Ele, desta forma, como também agir em nome dele.
CAPÍTULO IV
Da prática da Evangelização

Sobre como agir em prol do Anúncio do Reino de Deus

8.
Aprender sobre a Evangelização é o primeiro passo, porém, o mais importante, é colocá-la em prática. Devemos não ter medo e seguir com o propósito de conseguir almas para Deus, pois acima do medo e da vergonha, há uma grande causa em que devemos doar-se. A evangelização digital consiste em trabalhar. Trabalhar buscando formas de espalhar a evangelização pelos meios virtuais, como a realização de vídeos, postagens, o que é relacionado a isto, pois são muitos os jovens que utilizam desta comunicação, e com isso, com determinação, podemos alcançar os corações destes jovens com o chamado vocacional.

9.  "A maior prova da fiabilidade do amor de Cristo encontra-se na sua morte pelo homem. Se dar a vida pelos amigos é a maior prova de amor (cf. Jo 15, 13), Jesus ofereceu a sua vida por todos, mesmo por aqueles que eram inimigos, para transformar o coração. É por isso que os evangelistas situam, na hora da Cruz, o momento culminante do olhar de fé: naquela hora resplandece o amor divino em toda a sua sublimidade e amplitude." (Pp. Francisco, Lumen Fidei) - Sendo isto, na prática da evangelização, nós devemos anunciar a alegria da ressureição em Cristo, pois é nele que morremos e ressurgimos. Pregar com coragem que a cada dia devemos morrer para o pecado, e ressurgir para uma vida por Cristo, com Cristo, e em Cristo. 

10. A prática também é transmitir a esperança. "Eu vim ao mundo como luz, para que todo o que crê em Mim não fique nas trevas" (Jo 12, 46) - Porquanto, devemos não transmitir de forma fechada e desanimada, mas sim, com alegria, pois o reino que Cristo preparou para nós deve ser o nosso alcance. Todo aquele que crê, vive eternamente.

CAPÍTULO V
Considerações Finais

Portanto, caríssimos irmãos, este diretório busca de forma exemplificada e clara, instruir sobre a Evangelização no Apostolado Virtual, e também da missão evangelizadora que exercemos dentro do mesmo, para que assim, possamos continuar evangelizando e proclamando a boa notícia com ainda mais fervor e determinação.

Sem mais, roguemos à Virgem Maria, Mãe da Evangelização e da Providência, para que interceda pelo nosso serviço missionário e evangélico, afim de que sejamos mais responsáveis e solícitos em nosso caminho. 

Dado e Passado em Roma, no Palácio Apostólico, ao vigésimo dia do mês de Setembro do ano da graça do senhor de dois mil e vinte e quatro.

Cônego Matheus Matos
Presidente do Pontifício Conselho para Promoção da Nova Evangelização