PRESIDIDA PELO PAPA JOÃO PAULO VI
27.08.2024
O Santo Padre, de Veste Coral, acompanhado pelos Cardeais e os Bispos, também eles de veste coral, desloca-se do Palácio Episcopal até à Basílica. Chegando, os Bispos e Cardeais juntamente com o Santo Padre, se dirigem à sacristia para vestirem a Capa de Asperges, o Santo Padre, com mitra e férula.
Aqui, iniciam então Procissão, de seguinte organização:
Em frente, irá a Cruz, onde em seguida seguem-se dois sacerdotes, e um diácono ao centro, portador do Evangeliário. Ao lado do Papa, o portador do Santíssimo Sacramento, que já deverá estar revestido do véu umeral. Depois todos os Bispos e Cardeais, e o Santo Padre, acompanhado por cerimoniários.
Chegando todos aos seus lugares, um padre delegado à tal ato, vai à Capela do Santíssimo e leva consigo o ostensório com o Santíssimo Sacramento, até o altar, onde o mesmo o coloca e assim, dá-se início ao Rito Celebrativo. Todos devem estar com velas acesas nas mãos.
QUÆ CÆLI PANDIS OSTIUM:
DA ROBUR, FER AUXILIUM
Com o Santíssimo já exposto, outro sacerdote se dirige ao ambão e recita a oração pelo Pontífice:
O Santo Padre prossegue:
Faz-se aqui um minuto de silêncio. Após isto, podem-se fazer orações e reflexões sobre o tema proposto para a Vigília.
Então, entoa-se um cântico, e assim, dá-se início à Recitação do Santo Terço.
EU DE ADORO, HÓSTIA DE AMOR!
ÉS DOS ANJOS, O SUSPIRO,
EU DE ADORO, HÓSTIA DE AMOR!
ÉS DOS ANJOS, O SUSPIRO,
Aqui, o coro entoa um cântico.
(Ave o Theotokos)
Leitor: No primeiro mistério da dor, contemplamos a agonia e a oração de nosso Senhor Jesus Cristo no Jardim das Oliveiras. "A minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo'. Adiantou-se um pouco e caiu com o rosto por terra". (Mt 26,38)
1 Pai-nosso
1 Pai-nosso
1 Pai-nosso
1 Pai-nosso
1 Pai-nosso
℟.: Amém.
Finalizado o Santo Terço, o coro entoa o cântico "Salve Rainha".
(Salve Rainha)
SENHORA MINHA, MÃE DE JESUS!
SALVE RAINHA, SALVE RAINHA!
SENHORA MINHA, MÃE DE JESUS!
O celebrante dá a bênção com o ostensório, traçando três cruzes sobre todos.
O ato de louvor se fará como de costume. Pode-se repetir cada invocação, pode-se intercalar entre o celebrante e todos ou todos podem dizer todo ato juntos.
Após isto, o Santo Padre, depõe suas vestes no altar, e, com veste coral, caminha até a sacada da basílica, onde irá entrar dentro do Papa Móvel e se retirar, despedindo-se dos fiéis presentes, indo até o Palácio Episcopal.
Estando todos no altar, um Cardeal ou outro bispo delegado, conduz a procissão luminosa com a imagem de Santo Agostinho. A procissão anda pelas ruas da cidade, com cantos solenes e festivos.
Chegando de volta à basílica, a procissão se encerra com a despedida.
Então, todos se retiram.