Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Decreto Papal "Reconciliationis et Unitatis" | pela qual se diz à respeito da antiga comunidade cismática

   

IOANNES PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

AD PERPETUAM REI MEMORIAM 

DECRETO PAPAL
RECONCILITIATIONIS ET UNITATIS
PELA QUAL SE DIZ À RESPEITO DA ANTIGA COMUNIDADE CISMÁTICA "JOÃO I"
_____________________

Aos membros da antiga comunidade cismática de João I, saúde e bençãos apostólicas.

    «Em nome da Santa e Una Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, guiados pela misericórdia divina e pelo espírito de reconciliação, proclamamos este decreto de supressão do cisma e retorno à plena comunhão. A Igreja, fiel à sua missão sagrada de manter a unidade entre todos os seus membros, reafirma seu desejo de ser uma só, conforme nos ensinou nosso Senhor Jesus Cristo: "Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste" (João 17,21).

    À pedido do Sr. Guilherme Silva, acolhemos de coração aberto todos os membros da comunidade cismática que, movidos pelo verdadeiro arrependimento e pela sincera conversão, desejam retornar ao seio da Santa Igreja. Reiteramos as palavras da Primeira Epístola de João: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1,9). Que todos os nossos irmãos e irmãs que buscam a reconciliação encontrem na Igreja um lar acolhedor e compassivo.

    Declaramos que a Igreja, em sua infinita misericórdia, recebe todos os seus filhos de volta com amor e compaixão. Como nos lembra São João Crisóstomo: "Nenhuma outra coisa agrada tanto a Deus quanto um homem que se arrepende sinceramente". Que esta mensagem de misericórdia inspire todos aqueles que desejam retornar à plena comunhão a se aproximarem com confiança e humildade.

    Os sacerdotes que retornam à comunhão com a Igreja serão reabilitados e acolhidos com alegria pela Congregação para o Clero. Serão reintegrados ao clero e terão a oportunidade de servir novamente conforme as necessidades e orientações da congregação. Agradecemos a Deus por suas vocações e pelo desejo renovado de servir ao Seu povo.

    Aqueles que, durante o cisma, exerceram o cardinalato, retornarão à comunidade como monsenhores, em sinal de humildade e serviço. Como nos ensina o Evangelho de Mateus: "Quem quiser tornar-se grande entre vocês, que se disponha a servir os outros" (Mateus 20,26). Que este espírito de serviço e humildade prevaleça em todas as nossas ações e relações. Sendo assim os seguintes membros reabilitamos como se segue:
  • Guilherme Silva, como Monsenhor Capelão de Sua Santidade.
  • Lucas Sousa, como Monsenhor Capelão de Sua Santidade.
Aqueles que detinham o Episcopado e o Presbiterato, reabilitamos da seguinte forma:
  • Ian Carlos, João Eduardo e Victor Oliveira como sacerdotes da Santa Igreja.
    Neste novo período de nossa história, clamamos pela caridade, pela esperança e pela paz entre todos os nossos irmãos e irmãs. Que o Espírito Santo nos guie e nos fortaleça na construção de uma comunidade mais unida e fiel aos ensinamentos de Cristo. "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus" (Mateus 5:16).

    Com estas palavras, selamos este decreto, confiando na graça e na misericórdia de Deus, que nos chama à unidade e à comunhão perfeita em Seu amor. Que a intercessão da Virgem Maria e de todos os santos nos acompanhe nesta jornada de reconciliação e renovação.

Dado e Passado em Roma, na cidade do altíssimo Deus, aos dois dias do mês de julho do ano da graça do Senhor de dois mil e vinte e quatro.

+ Ioannes Pavlvs, Pp. VI
Pontifex Maximvs

Eu o subscrevi,
✠ Victor G. Cardeal Santos
Vigário Geral da Diocese de Roma