Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Decreto de reabilitação e reintegração | Congregação para o Clero | Port. 020/2024

  

C O N G R E G A T I O   P R O   C L E R I C I S 

Port. 020/2024

Aos Veneráveis irmãos e irmãs que estas letras lerem, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Tendo em vista o recente e louvável retorno à comunhão plena da comunidade cismática, conforme estabelecido na "Bulla Reconciliationis et Unitatis", a Igreja, em sua missão de promover a unidade e a caridade, decreta a incardinação dos sacerdotes reabilitados nas respectivas dioceses, conforme a necessidade pastoral e orientação dos bispos diocesanos

Congregação para o Clero, encarregada deste retorno e com atencioso zelo ao cuidado pastoral de nossos sacerdotes nesta comunidade, dá publicidade e DECRETA a REABILITAÇÃO e REINTEGRAÇÃO dos senhores supracitados, passando novamente ao estado de clérigos da Santa Igreja. 


Antes de retornarem ao exercício de vossos ministérios, deverão, pois, fazer a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade perante as autoridades competentes. Também, conjuntamente a este documento incardinamos os já referenciados senhores para as devidas Igrejas particulares, como se segue abaixo:
  • Monsenhor Lucas Sousaincardinado à Arquidiocese Metropolitana Primaz de São João Del Creeper.
  • Padre João Eduardoincardinado à Arquidiocese Metropolitana Primaz de São João Del Creeper.
  • Monsenhor Guilherme Silva, incardinado à Arquidiocese Metropolitana de Mariana.
  • Padre Ian Carlos, incardinado à Arquidiocese Metropolitana de Mariana.
  • Padre Victor Oliveira, incardinado à Diocese de Leiria-Fátima.

Acreditamos que essas designações fortalecerão a unidade e a missão evangelizadora da Igreja, promovendo um serviço pastoral frutuoso e enriquecedor para todas as comunidades envolvidas. Confiamos que os sacerdotes, com renovado espírito de serviço e humildade, desempenharão suas funções com dedicação e zelo, conforme nos ensina São Paulo: "Porque somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus" (1 Coríntios 3,9).

Pedimos às comunidades paroquiais que recebam seus novos pastores com alegria e apoio, colaborando para o crescimento espiritual e a unidade da Igreja. Que o Espírito Santo guie e fortaleça a todos nesta nova etapa de nossa jornada de fé.


Por fim, o que foi feito por nós, ordenamos que seja estável e ratificado sem prejuízo de qualquer coisa em contrário.

Dado e passado em Roma, na sede da Congregação para o Clero, aos dois dias do mês de julho de dois mil e vinte e quatro do ano da graça do Senhor.

In Christo Iesus,
✠ Victor Gabriel Cardeal Santos
Prefeito