IOANNES PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao venerável irmão Eduardo Taras e a todos que chegarem está bula saudações e copiosas bençãos apostólicas.
Da Cátedra de Pedro, no pleno uso de nossa suprema autoridade apostólica e no direito indelével de resguardar as ovelhas presentes no aprisco do Senhor, somos imbuídos, por graça da Divina Providência, de prover novos pastores para o serviço do povo de Deus. Deste modo, atentos as reais necessidades apresentadas na Diocese de Leiria-Fatima, e observando o zelo e piedade pastoral para com o clero e pelos fiéis leigos, fostes visto com os dotes necessários para assumir tal encargo.
Portanto, obtendo da Congregação para os Bispos o parecer favorável da sua nomeação, no uso das chaves apostólicas, TE NOMEAMOS Bispo Diocesano de Leiria-Fatima, com todos os direitos e deveres anexos a tal ofício.
Assim, determinamos também que estas letras devem ser ouvidas e tornadas públicas em todo o território diocesano, a fim de que todo o povo tome conhecimento desta nomeação.
Do mesmo modo, que tomes posse na cátedra que a ti foi confiada, e que sejam lavradas 3 atas para arquivarmos em nossos documentos, na cúria da Diocese e na Nunciatura Apostólica para Portugal.
Finalmente, venerável filho, rogamos a Nossa Senhora do Rosário de Fátima e a Santo Agostinho, padroeiros dessa circunscrição, para que rogue pelo seu pastoreio que seja realizado com diligência pastoral e assistência ao clero disposto a ti pelos órgãos desta Sé Apostólica.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos vinte e oito dias do mês de Abril do ano de dois mil e vinte e três, primeiro de nosso pontificado.
+ Ioannes Paulus, Pp. VI
Pontifex et Papam