BENEDICTUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao venerável filho Marco Antônio, Arcebispo de Mariana, eleito Núncio Apostólico para o Brasil, saúde e bênção apostólica.
Tendo recebido de Cristo a incumbência de governar e salvaguardar a Santa Igreja, bem como sustentar os ofícios de nossas igrejas particulares, o Santo Padre necessita de cooperadores dispostos a zelar pela unidade do rebanho do Senhor. Esses bons pastores devem proteger e cuidar dos fiéis.
“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, do qual o Espírito Santo vos estabeleceu como bispos para apascentar a Igreja de Deus, que ele adquiriu para si com seu sangue” (At 20, 38) assim nos exorta o autor divino. Deste modo, querido filho, no uso de minha autoridade petrina e na observância do que rege o Código de Direito Canônico, te NOMEIO Núncio Apostólico para o Brasil, atribuindo-te todos os atributos e direitos destinados a este ofício eclesiástico. Deves tomar posse da Nunciatura Apostólica do Brasil, em cerimônia solene na sede localizada na cidade arquiepiscopal de Mariana, e comunicar previamente a Cúria Romana a ata de posse para fins de registros.
Por fim, rogo as bençãos da Mãe da Aparecida, padroeira das terras brasileiras, as mais copiosas bençãos dos céus em sua nova função como Núncio Apostólico.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos quatro dias do mês de fevereiro, do ano de dois mil e vinte e três, primeiro de Nosso Pontificado
.
+ Benedictus, Pp. VII
Pontifex et Papam