BENEDICTUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao venerável irmão Cardeal da Santa Igreja Romana Tiago Pina e a todos que chegarem está bula saudações e copiosas bençãos apostólicas.
Grande é a mercê do e mui poucos tem sido os operários, rezai ao Senhor da mercê para que envie operários. Essa é a súplica que nosso Senhor ensina a sua Igreja. Muitas são as almas que necessitam de salvação e para anunciar essas boas novas do reino messiânico são levantados inúmeros homens dentre o povo. Esses homem são chamados a constituir em unidade com a Igreja um ministério pastoral. “ A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo.” (Efésios 4:11-13)
Esses chamados e eleitos por Deus devem desempenhar seu ministério tendo como exemplo Cristo o bom pastor. Dessa maneira os pastores do rebanho do Senhor devem ser irrepreensíveis honestos equilibrados e respeitáveis. Cristo é doador de toda vida e também nos convida a partilhar com ele essa entrega de amor. Portanto amado filho deve sempre lembrar-se que “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada? Realmente, está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia inteiro; somos tratados como gado destinado ao matadouro Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou.” (Romanos 8:35-37)
Sendo assim, na observância do Código de Direito Canônico, NOMEIO o V. Em.ª Dom Tiago Cardeal Pina para ocupar o cargo de Núncio Apostólico em Portugal, atribuindo-te todos os atributos e direitos destinados a este ofício eclesiástico. Deves tomar posse da Nunciatura Apostólica para Portugal, em cerimônia solene presidida por um encarregado pontifício na sede que deverá ser erigida, e comunicar previamente a Cúria Romana a ata de posse para fins de registros.
Por fim, rogo as bençãos de Santo Agostinho e de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, padroeiros destas terras, as mais copiosas bençãos dos céus em sua nova função como Núncio Apostólico.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos quatro dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte e três, primeiro de Nosso Pontificado.
+ Benedictus , Pp. VII
Pontifex et Papam