DOM MARCO ANTÔNIO CARDEAL MARTINS
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CAMERLENGO DA CÂMARA APOSTÓLICA
Anúncio do Falecimento do Santo Padre, Leão III
Nesta noite (23), os Eminentíssimos Cardeais, junto ao Mestre de Cerimônias Pontifícias e ao Prefeito da Casa Pontifícia, foram convocados para uma presença urgente no Palácio Apostólico para informações sem nenhum conhecimento sobre.
Ao entrar no Palácio, o Prefeito da Casa Pontifícia realizou uma reunião para tratar sobre a então situação do Romano Pontífice, que no último dia (20) apresentou dores constantes na região torácica e abdominal, ao caminhar pela manhã. O caso foi passado para o coordenador da Policlínica Gemelli que abriu o protocolo e acompanhou o decorrer do caso.
Após dois dias de exames, constatou – se uma possível insuficiência dos órgãos, segundo os laudos médicos que ocorreram nesse período. O Santo Padre teve um agravamento no domingo dia (22) após a participação na Eucaristia com o Mestre de Cerimônias Pontifícias, e retornou com dificuldades ao respirar no final da noite. A equipe Médica foi acionada e os procedimentos foram iniciados sem nenhum tempo para a transferência até o hospital.
Sendo assim, o Mestre de Cerimônias Pontifícias rezou a oração das Vésperas ao lado de Leão III, em que após, conversou com Papa e escutou as suas últimas palavras sussurradas: “Tudo por amor a ti”. Após outro agravamento presenciado, por volta das 19h50 o médico comandante da situação apresentou um laudo oficial constatando que não havia nenhuma solução médica e que não era possível saber o que ocorreria nas próximas horas. Às 20h45, o Romano Pontífice deu início à agonia final, e suspirando, partiu para o Reino da Glória Eterna junto ao Pai Celestial.
Com pesar e abalo, a morte foi constatada e foram abertos os protocolos necessários, nas presenças dos Cardeais, do Prefeito da Casa Pontifícia e do Mestre de Cerimônias Pontifícias, o anel do pescador foi quebrado e finalizou-se os procedimentos exigidos na ocasião, dando por bem consumar por inteiro o término do pontificado de Leão III.
Toda a Igreja é CONVOCADA a se unir em oração pela alma de Leão III, e que possam rezar pela Igreja de Cristo para esses momentos de melancolia, e declarada, como sendo, sede vacante.
Com brevidade serão divulgados os horários dedicados ao funeral, de modo que se possam rezar e despedir-se da pessoa de fé, enquanto caminhou nessas terras, e dentro do pastoreio no Apostolado.