Ao venerável filho, Frei Gustavo Paes, O.Carm e a todos os que desta tomarem conhecimento, saúde e benção apostólica.
Em nosso ativo trabalho na Santa Sé de Cristo pelo eterno trabalho de salvar e guardar as almas a que a nós foram confiadas pelo próprio Bom e Eterno Pastor, com os mais variados dons do Espírito Santo e com as mais variedades de tarefas sagradas. Tendo em vista a necessidade de novos homens para comporem ao Sacro Colégio Cardinalício desta Sé Petrina e tendo em vista as necessidades na Cúria Romana, vimos em ti, filho querido, os dotes necessários para compor esse colégio, tendo em vista o seu grande esforço na evangelização em nosso seio eclesial.
Em conformidade com o decano deste Sacro Colégio, uso das minhas atribuições como Sumo Pontífice e Sucessor do Apóstolo Pedro, gozo de minha autoridade Apostólica e NOMEIO-TE Cardeal da Santa Igreja, sob o título do Sagrado Coração do Cristo Rei em Roma com todas as prerrogativas impostas a este cargo. Deves receber em solene consistório público e em nossa presença as insígnias próprias de tal titulação.
Finalmente, querido filho, te exorto a continuar no caminho na vinha do Senhor e se doando constantemente ao trabalho serviçal na Santa Igreja, para que os seus frutos nesta vida lhes sirva de penhor na eternidade.