LEO, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao venerável filho Mons. Augusto Hoshiba e a todos os que desta lerem ou tomarem conhecimento, saúde e bênção apostólica.
Enquanto sucessores de Pedro, no exercício do múnus apostólico, é nosso dever guiar e governar com solicitude as dioceses e territórios eclesiásticos com a ajuda do colégio apostólico e do clero. Por isso, ouvindo do nosso irmão e Cardeal da Santa Igreja Romana, Dom Marco Antônio Cardeal Martins, Arcebispo Metropolita Eleito da Arquidiocese de Mariana, para que se integre nesse território mais um bispo auxiliar, assim, é visto por nós de bom grado a nomeação de mais um bispo e tu, dileto filho, és ornado dos dotes necessários para o bom exercício do múnus episcopal.
Com isso, ouvindo da Congregação para os Bispos a exposição favorável quanto a isto, nós, com a plenitude da autoridade apostólica, TE NOMEAMOS bispo auxiliar da Arquidiocese de Mariana, titular di Icosium, dados os devidos direitos e impostas as devidas obrigações outorgadas a esta titulação previstos pelo Código de Direito Canônico e pelas sagradas leis apostólicas.
Quanto a sua sagrada ordenação, determinamos que seja conferida por nós, em celebração solene na Basílica de São Pedro, desde que antes sejam observadas todas as normas litúrgicas atribuídas a tal solenidade e proferido o sagrado juramento a nós e aos nossos sucessores nesta Sé de Pedro.
Confiando em ti, dileto filho, esta nova missão de apascentar e auxiliar nos ofícios presentes nesta circunscrição, rogamos ao Senhor todo-poderoso para que conceda a ti o incalculável cuidado para com o redil presente em Mariana, e o abrasivo ardor na caridade e na santificação das almas. E mantenha sempre a sua contribuição junta a essa Sé Apostólica e a unidade com o arcebispo de tua província para que trabalhem juntos com largueza na formação presbiteral e no bom exercício desta missão em consorte ao clero presente nessa igreja particular.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos dois dias do mês de dezembro do ano de dois mil e vinte e dois, memória de Santa Bibiana, segundo de Nosso Pontificado.