Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Orientações aos membros de famílias religiosas | Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades Apostólicas

DOM FREI GUSTAVO PAES O. CARM
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E SOCIEDADES APOSTÓLICAS

A todos os que lerem essas letras, suplico a paz e as mais inúmeras bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos.

    O objetivo imposto à uma vida religiosa é complementar o discernimento vocacional e propor um ambiente de comunhão fraterna, partindo do carisma e seu dom de unir todos há um só centro: o próprio Cristo, que se deu exemplo de sacerdócio e vida a serem seguidos por todos. Partindo disso, é clara a compreensão de que somos um só rebanho, com um só pastor cujo Ele nos apascenta com a contribuição de seus servos, que vivem a cada dia se doando a ajudando a apascentar a grande messe do Senhor.

Sendo assim, olhando a missão pastoral confiada por Cristo, esta congregação vem através deste documento orientar e auxiliar todos os membros e superiores das diversas instituições religiosas presentes em nosso orbe minecraftiano, a fim de sanar todas as dúvidas e edificar as nossas falhas, na intenção de que sejam suprimidas para o melhor decoro do rebanho do Senhor. Logo, segue-se assim as orientações:

  • É recomendável que todos os religiosos proponham eventos para o cumprimento da agenda local de sua família religiosa.
  • É necessário que o religioso organize no mínimo 1 evento semanal dentro da agenda da família religiosa.
  • A utilização do hábito religioso é de caráter obrigatório a todos os membros em qualquer território presente no Minecraft. A sua utilização é dispensada aos bispos, cônegos em casos solenes e especiais no cabido que ele é inserido e em aprovações escritas e publicadas pelo superior em casos específicos aos demais membros.
  • Todos os religiosos devem respeito e obediência aos seus superiores, fazendo com que vivam em perfeita comunhão.
  • Os membros das Ordens religiosas têm o direito de convidar outros irmãos que não pertencem a nenhuma família religiosa para adentrar à vida religiosa. Contudo que a mesma seja de interesse próprio e que não haja nenhuma desavença caso o outro não aceite o convite.
  • Em caso de saída de algum membro, o mesmo deve recorrer ao superior e apresentar um documento referente ao seu desligamento. O Superior pode analisar seu pedido de saída e escrever um documento, notificando a todos os religiosos sobre o desligamento do membro da família religiosa em questão.

Por fim, caríssimos filhos, rogo aos santos padroeiros de vossas Ordens que possam vos guiar sempre à um caminho claro e que vossas famílias religiosas sejam profundamente frutíferas em trabalhos, trabalhando em unidade conosco para o auxílio em cada uma das necessidades.

Dado e passado em Roma, na sede da Congregação para os Institutos de Vida e Sociedades Apostólicas, no dia 4 de novembro do ano da graça de 2022. 

+ Frei Gustavo Paes O.Carm
Prefeito da Congregação para o Institutos de Vida Consagrada e Sociedades Apostólicas