DOM FREI ERICK BRENO, O. CARM
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
TITULI DE FIORENTINO
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS LEIGOS
Aos caríssimos leigos e a todos que essas letras lerem, saúde e paz da parte de Deus, Senhor Nosso Jesus Cristo.
A vida Laica na Igreja Católica se torna por sua vez, a mais ativa dentro da Santa Instituição. Somos chamados por Cristo a "ser sal terra" e "luz do mundo". O leigo sendo por sua vez, maior parte, devem dar exemplo com sua vida do "ide ao mundo, e pregai a boa nova" levando Jesus na mente e no coração, anunciando sem cansar e mantendo-se como pessoas participativas. Ser leigo, por sua vez se define em ser um Cristão que não faz parte do Clero, carrega consigo os Sacramentos, exceto o Sacramento da Ordem, porém, participam ativamente das atividades ligadas a Igreja.
O chamado ao apostolado leigo, é um dever moral, se trata de uma consequência, que é buscar a santidade. A função da hierarquia, no que diz respeito ao apostolado dos leigos, consiste em oferecer apoio, através dos sacramentos, auxílio espiritual, orientações, garantindo que a doutrina da Santa Igreja seja respeitada, isso fica bem claro no Canôn 255.
Os Leigos, como todos os fiéis, são deputados para o apostolado através do Batismo e da Confirmação, e tem como obrigação, como filhos e filhas de Deus, quer individualmente quer reunidos, trabalhar a favor da mensagem de Salvação, para que seja conhecida por todos os homens, isto segundo o Canôn 255 – § 1. Já no § 2 tem como dever dar testemunho de Cristo, de forma especial na sua função nos serviços seculares. Nota-se também que, os leigos trabalham em suas funções em um 'conjunto' e com isso, mas ainda deve dar testemunho de Cristo para seus irmãos.
A Congregação para os Leigos é competente para a valorização do apostolado dos fiéis leigos, o cuidado pastoral dos jovens, da família e da sua missão segundo o desígnio de Deus, dos idosos e para a promoção e tutela da vida. E com isso, para o melhor empenho e conhecimento Laico, em nossa Santa Igreja Apostólica do Minecraft, se torna preciso formadores e pessoas sábias que possam com diligência empenhar serviços pastorais, tais serviços podemos chamar de Catequese. Sendo assim, tendo a necessidade de evangelizar nossos irmãos Leigos e torná-los pessoas mais participativas NOMEAMOS os reverendíssimos Sacerdotes, para junto ao Prefeito da Congregação para os Leigos, a família e a vida assumirem essa Missão:
- Côn. Danilo Rosa (Roma, IT)
- Pe. Leonardo Ranzollin (São João de'l Creeper, MG)
- Pe. Francisco José O.S.A (Mariana, MG)
- Frei Samuel Batista O.S.A (Leiria-Fátima, PT)
Tornando-se então, oficialmente catequistas e tendo consigo o direito a formação e para marcar o início deste novo tempo formativo nos reuniremos em celebração solene para suplicar as bençãos de Deus e também onde irão iniciar de fato seus trabalhos pastorais e receberem, a sua turma de formação.
Por fim, rogo a Deus que volte vossa Mão Chagada e Vitoriosa para vós, Catequistas e Leigos, que empenham papel fundamental na Igreja, para que junto aos Santos, de modo especial Nossa Senhora, São Pedro e São Paulo e Santo Agostinho, que são Patronos dessas terras Pastorais, gozem sempre das alegrias Celestes, e que também a exemplos dos Santos que foram Leigos, possam dar testemunho com vossas vidas.
Dado e passado em Roma, na sede da Congregação para os Leigos, na Memória de São Carlos Borromeu, aos quatro dias, do mês de novembro do ano da graça de dois mil e vinte dois.
Dom Frei Erick Breno, O. Carm
Prefeito da Congregação para os Leigos