LEO, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
PRIMAS ITALIÆ ET ARCHIEPISCOPUS PROVINCIÆ ROMANÆ METROPOLITANUM
DOMINUS STATUS VATICANÆ CIVITATIS
PATRIARCHA OCCIDENTIS
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao venerável filho Dom Frei Gustavo Pães, O.carm, Bispo Auxiliar da Igreja de Mariana, eleito Arcebispo Metropolitano da mesma circunscrição, saúde e bênção apostólica.
Da Cátedra de Pedro, no pleno uso de nossa suprema autoridade apostólica e no direito indelével de resguardar as ovelhas presentes no aprisco do Senhor, somos imbuídos, por graça da Divina Providência, de prover novos pastores para o serviço do povo de Deus. Deste modo, atentos as reais necessidades apresentadas na Arquidiocese de Mariana desde a renúncia de nosso irmão Ricardo Cardeal Dias e observando o zelo e piedade pastoral para com o clero e pelos fiéis leigos, fostes visto com os dotes necessários para assumir tal encargo.
Portanto, obtendo da Congregação para os Bispos o parecer favorável da sua nomeação, no uso das chaves apostólicas, TE NOMEAMOS Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Mariana, com todos os direitos e deveres anexos a tal ofício.
Assim, determinamos também que estas letras devem ser ouvidas e tornadas públicas em todo o território metropolitano, a fim de que todo o povo tome conhecimento desta nomeação.
Do mesmo modo, que tomes posse na cátedra que a ti foi confiada, e que sejam lavradas 3 atas para arquivarmos em nossos documentos, na cúria da Arquidiocese de Mariana e na Nunciatura Apostólica para o Brasil.
E também, convidamos para se unir a nós, em torno do altar da Basílica Vaticana para celebramos os veneráveis apóstolos Pedro e Paulo no dia 29 deste mesmo mês, para que na ocasião possas receber de nossas mãos o Pálio Pastoral, símbolo do encargo como metropolita.
Finalmente, venerável filho, seja um bom pastor para o seu rebanho assim como foi Nosso Senhor Jesus Cristo, levando sempre a boa-nova aos que precisam e busque sempre está ao lado dos que mais precisam de sua ajuda como um bom pastor. rogamos a Senhora da Assunção, padroeira dessa circunscrição, para que rogue pelo seu pastoreio que seja realizado com diligência pastoral e assistência ao clero disposto a ti pelos órgãos desta Sé Apostólica.