LEO, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
A todos os que lerem estas letras apostólicas, saudações e benção no Senhor!
A cátedra petrina, que por providência Divina recebemos, nos incumbe de cuidar das mazelas que podem assolar a figura Santa da Igreja de Nosso Senhor Cristo. Por isso, o Espírito Santo, chefe e cabeça da sabedoria desta Igreja, capacita os ministros ordenados para o serviço da evangelização, missão e infusão do ministério salvifico de Cristo no meio de seu povo eleito.
Este mesmo Espírito foi enviado para renovar a face da terra e santificar todas as almas fiéis a Santa Igreja, para assim, garantir sua salvação e render graças ao Pai. Portanto, à Igreja, como esposa de Nosso Senhor, impulsionada pelos dons do Paráclito, sempre voltou seus olhos aos ministros que demonstram amor, piedade e boa índole; entretanto, muitos, utilizando dessa benevolência, tentaram se apropriar desta imaculada compaixão emanada por uma instituição Santa e querigmática.
Sendo assim, foram criados títulos para demonstrar o apreço que à Santa Igreja tem por seus filhos que labutam pela expansão do reinado de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre a terra.
Portanto, eu, como Sucessor do Venerável Apóstolo Pedro, seguindo os passos dos meus beatíssimos predecessores, na autoridade de guia visível da Santa Igreja, volto meu olhar aos pastores que se doam por seu rebanho e demonstram um notável ardor missionário. Ademais, desta Sé Apostólica volto copiosamente os meus olhares ao excelentíssimo Ricardo Dias Alves, até agora, Arcebispo de Mariana. Com gáudio, reconhecendo a sua fidelidade e seu empenho em defesa deste Corpo Místico de Cristo, tomo a decisão de integra-lo junto aos príncipes desse mesmo Corpo de Cristo. Portanto, com minha autoridade vinda do alto e no pleno direito de ligar e desligar entre o Céu e a terra, NOMEIO-O como Cardeal da Santa Igreja Romana, da Ordem dos Cardeais Diáconos, titular da Sé Diaconal de Santa Maria in Aquiro. Portanto, amado filho, deves receber o barrete purpurado, símbolo deste seu novo encargo, em momento oportuno.
Lembra-te de trabalhar em defesa da Sede de Pedro, em comunhão comigo e com meus sucessores, servindo piedosamente o Rebanho de Cristo e todo o seu Corpo. Confiamos-te à proteção de Nossa Senhora Rainha do Mundo e do Povo Romano e de Santo Agostinho, santo de vossa devoção.