Toda a Universidade Católica, enquanto Universidade, é uma comunidade académica que, dum modo rigoroso e crítico, contribui para a defesa e desenvolvimento da dignidade humana e para a herança cultural mediante a investigação, o ensino e os diversos serviços prestados às comunidades locais, nacionais e internacionais. Ela goza daquela autonomia institucional que é necessária para cumprir as suas funções com eficácia, e garante aos seus membros a liberdade académica na salvaguarda dos direitos do indivíduo e da comunidade no âmbito das exigências da verdade e do bem comum
A Universidade Católica, portanto, é o lugar onde os estudiosos examinam a fundo a realidade com os métodos próprios de cada disciplina académica, e deste modo contribuem para o enriquecimento do tesouro dos conhecimentos humanos. Cada disciplina vem estudada dum modo sistemático, as várias disciplinas são levadas depois ao diálogo entre elas com a finalidade dum enriquecimento recíproco. Tal investigação, para além de ajudar homens e mulheres na perseguição constante da verdade, proporciona um testemunho eficaz, hoje tão necessário, da confiança que a Igreja tem no valor intrínseco da ciência e da investigação. Numa Universidade Católica, a investigação compreende necessariamente: perseguir uma integração do conhecimento; o diálogo entre a fé e a razão; uma preocupação ética; e uma perspectiva teológica.
Destarte, após um parecer favorável e com a minha autoridade apostólica ESTABELEÇO a CRIAÇÃO e CONCESSÃO DO TÍTULO PONTIFÍCIO a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com sede na cidade metropolitana de Mariana, ficando sobre responsabilidade de fiscalização a Nunciatura Apostólica para o Brasil, que deverá prover da escolha de sua Reitoria.
Tudo o que contém nesta constituição e o que se presuma necessário, mesmo que seja digno de menção, se não tiver ouvido ou não tiver sido consentido, em nenhum tempo esteja sob suspeita de nulidade ou engano, por nossa intenção, não seja lícito colocar em controvérsias, mas como provida de conhecimento e poder pleno, sejam válidas para sempre e tenham efeitos plenos e íntegros. Por isso, deve ser seguido por todos.
Finalmente, enviamos nossa bênção apostólica a todos o povo fiel da igreja particular do Brasil , bem como aos seus colaboradores e pessoas de fé.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos sete dias do mês de Fevereiro, do ano da Graça de dois mil e vinte e dois, primeiro de Nosso pontificado.