LEO, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Ao estimado filho, Eduardo Taras, até aqui presbítero incardinado na Diocese de Roma, nomeado bispo auxiliar para a mesma diocese, saúde e bênção apostólica.
A Santa Igreja de Cristo, como a mais carinhosa das mães, permanece atenta as necessidades de seus filhos, e eu como Vigário Terreno de Cristo, do alto da Cátedra de Roma, governo a cada um deles na caridade e no zelo apostólico, visando que sejam conduzidos a Cristo, bom Pastor.
E é observando essas necessidades pastorais com os deveres de sana-las, vimos a necessidade de um Bispo para auxiliar no pastoreio da Diocese de Roma. E após madura reflexão, olhamos para ti e o vemos como idôneo e dotado das virtudes necessárias para este encargo.
Tendo, pois, ouvido também o parecer da Sagrada Congregação para os Bispos, em virtude de nossa autoridade suprema, te nomeamos-te Bispo Auxiliar da Diocese de Roma, com todos os direitos, deveres e honrarias reservados para este encargo, titular di Medeli.
Concedemos que possas receber a ordenação episcopal na cidade de Roma pelas mãos do Romano Pontífice, sendo antes observada as normas litúrgicas e o devido juramento de fidelidade a nós e aos nossos sucessores.
Para determinar, de bom grado, venerável Irmão, te encomendamos ao Deus Onipotente, e cordialmente te exortamos a que, depois de te seres até agora mostrado presbítero laborioso e merecedor de encômios, no teu novo posto, continues a desempenhar um papel brilhante à frente de teu povo, qualquer que sejam as conjunturas adversas ou prósperas.
Dado e Passado em Roma, junto a São Pedro, no dia dezessete de Setembro do ano da Graça de 2021, primeiro de Nosso pontificado.
+ Leão Pp. III
Pontifex et Papam