Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Bula "Servum autem Domini" - Pela qual se Decreta a Abertura da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

LEO, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

Aos que chegarem está bula saudações e copiosas bençãos apostólicas.

 

Aprouve o Espírito Santo Paráclito me conceder a dignidade de sentar sob a Cátedra de São Pedro, pela qual governo todo orbe católico vigente nos muros de nossa Igreja particular do Minecraft e com o divino ardor de apascentar o rebanho de Nosso Senhor Jesus Cristo, assistir as necessidades espirituais em volta do mundo, de maneira a saná-las de forma virtuosa e eficiente. E nós, a exemplo de Cristo que usando parábolas mostrou-nos a importância e necessidade de guiar um rebanho, voltando-me ao pedido da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos para que se tornem uma ordem religiosa, e eu como sucessor do bem aventurado apostólo Pedro concedo a presente bula para que se dê a abertura da ordem para que possam "viver os conselhos evangélicos e testemunham o amor cristão vivendo em fraternidade." 

 

"A irreprimível alegria, brotada pelo sentir-se amado e chamado pelo Pai, aumentou no jovem o desejo de viver de Providência e, em prol do Evangelho, decidiu deixar seus bens aos pobres. Era irreparável a divergência criada com o pai, Pedro de Bernardone. Este o denunciou publicamente; então, o filho declarou seu íntimo desejo de casar com a senhora Pobreza, despojando-se das suas vestes diante do Bispo Guido." [1] 

 

O amor ardente por Cristo, expresso graciosamente com a representação do primeiro Presépio vivo, em Greccio, no Natal de 1223, levou o pobrezinho a conformar-se com Jesus e a receber, como primeiro santo da história, o sigilo dos estigmas. O “Jogral de Deus” foi testemunha da alegria da fé, aproximando do Evangelho também os não crentes e até capturando a atenção do Sultão, que o acolheu com honras na Terra Santa. Também exorto vós dilétos filhos da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos a seguirem o exemplo da São Francisco de Assis a sempre se doarem para o serviço dos mais necessitados, ir ao encontro daqueles que estão perdidos, sofrendo, entre tantas outras mazelas do mundo.

 

Em conformidade, após ter ouvido o parecer da congregação para os Institutos de Vida consagrada e Sociedades Apostólicas, no uso de nossa autoridade apostólica, DECRETAMOS a abertura oficial da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, com o uso de todos os direitos dado as Sociedades de Vida Religiosa, bem como passa a ter os deveres inerentes a mesma, ficando a disposição da Congregação para os Institutos de Vida consagrada e Sociedades Apostólicas para que se preste os devidos esclarecimentos, bem como caso necessário a congregação preste auxílio a ordem.

 

Ainda declaro que deverá ser celebrada solenemente a missa de Inauguração oficial da ordem, e que seja lida a presente bula na celebração, celebrada por mim ou por alguém delegado posteriormente.

 

Por fim rogo a bem aventurada Virgem Maria, juntamente com São Francisco de Assis, para que possa interceder pela Ordem dos Frades menores capuchinhos, e ao Espírito Santo Paráclito para que possa sempre iluminar toda ordem e aos seus superiores para que sempre tomem decisões em prol da Ordem e que ele também possa ilumina toda a Santa Igreja para que imite sempre os passos de seus divinos fundadores.

 

Dado e passado em Roma, na sede da Congregação para as Ordens Religiosas, aos 12 dias do mês de Agosto do ano da Graça de 2021.


Leão, Pp. III

Pontifex Maximus


__________________________

 

REFERÊNCIAS:

 

[1] VATICAN NEWS. Artigo - Um Jovem com grande aspirações. Vaticano: 2020. Não Paginado. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/10/04/s--francisco-de-assis--fundador-da-ordem-franciscana--padroeiro-.html