Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Bula de Nomeação Cardinalícia - Dom Tiago Pina

LEO, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

A todos os que lerem estas letras apostólicas, saudações e benção no Senhor!

O ministério petrino dotado do magistério supremo papal, instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo a São Pedro, ao confiá-lo o poder sobre as chaves dos céus e a construção das pontes que levam ao reino de Deus e à unidade dos cristãos, responsabiliza-nos especialmente no que condiz à organização do Sacro Colégio Apostólico, que os responsáveis por serem o corpo docente formativo, santificador e governador dos filhos de Deus.

Voltando os olhares a atual formação do Sacro Colégio de Cardeais eleitores, foi concluído pelo Decanato deste colegiado, sob o aval do Sucessor de Pedro, que havia a necessidade de suprir um vácuo que formou-se nos componentes purpurados, visto aos ocorridos nos últimos tempos por parte de alguns "irmãos" que compunham esse Sacro Colégio Cardinalicio.

A dignidade cardinalícia consiste na honraria concedida pelo Santo Padre a um sacerdote iluminado pelo Espírito Santo de Deus que deverá manter um relacionamento ainda mais íntimo com a Sé Apostólica, principalmente no que diz respeito ao aconselhamento dado ao Romano Pontífice e nos ofícios apostólicos da Cúria Romana, onde se encontram as mais maiores engrenagens da Igreja de Cristo, dando-a estrutura para continuar a sua missão do anúncio do evangelho de Nosso Senhor em todos os cantos da Terra.

Dito isso, foi visto em tu, amado filho Dom Tiago Pina,a honra necessária, competência e zelo pastoral e administrativo para ser incumbida a dignidade dos irmãos do Sacro Colégio Cardinalício. Em suma, elegemos-te Cardeal-Bispo da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, sob o título de Albano e Veletri-Segnigozando de todos os direitos e devendo cumprir todos os deveres incumbidos ao seu atual estado clerical, prescritos pelo Direito Canônico.

A ti, dileto filho, os meus mais sinceros votos paternos a esta graça alcançada, que possas continuar desempenhando com maestria o seu ministério episcopal, sempre trabalhando em prol do povo de Deus, especialmente daqueles que estão em classificações sociais de maior opressão, que os fazem dignos da bem-aventurança anunciada por Jesus no sermão da montanha (cf. Mt 5, 1-11).

Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 27 de Agosto do ano da graça do Senhor de 2021, primeiro de Nosso pontificado.

+ Leão Pp. III
Pontifex et Papam