Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Bula Manifestis Probatum - Pela qual é reconhecido o Império Caieno-Romano


PAVLVS, EPISCOPVS
PONTIFEX MAXIMVS


Ao Caríssimo filho em Cristo, Cauã, Ilustre Rei dos Caienenses, e a seus herdeiros, 'in perpetuum'.

Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer! A muito tempo a Igreja em Minecraft avaliou a proposta de estar atrelada a vida social, com a formação de uma comunidade paralela que não fosse encabeçada por clérigos, mas que tivesse interesses diferentes. Na comunidade de Caiena, nós vimos um estilo de vida laical, política e social que pode ser inserida em nosso meio e que pela sua natureza contribuirá para o avanço de nossos servidores e de nossos trabalhos, pois uma igreja sem povo, e um povo sem Deus não caminha para seu fim, e nem para o bom êxito de suas atividades.

Está claramente demonstrado que, como bom filho, prestaste inumeráveis serviços a tua mãe, a Santa Igreja, exterminando intrepidamente em porfiados trabalhos e proezas militares os inimigos do nome cristão e propagando diligentemente a fé cristã, assim deixaste aos vindouros nome digno de memória e exemplo merecedor de imitação. Deve a fé Apostólica amar com sincero afecto e procurar atender eficazmente, em suas justas súplicas, os que a Providência divina escolheu para governo e salvação do povo.

Por isso, Nós, atentos às qualidades de prudência, justiça e idoneidade de governo que ilustram a tua pessoa, viemos por bem através dessa confirmamos pela nossa autoridade apostólica o teu excelso domínio sobre os estados pontifícios que tem por sua capital a cidade de Roma, com inteiras honras de Reino-Império e a dignidade que aos reis-imperadores pertence, bem como a todos os lugares que com o auxílio da graça celeste conquistaste. E para que mais te fervores em devoção e serviço ao príncipe dos apóstolos S. Pedro e à Santa Igreja de Roma, decidimos fazer a mesma concessão a teus herdeiros e, com a ajuda de Deus, prometemos defender-lhes, quanto caiba em nosso apostólico magistério.

A este império Caieno-Romano é entregue a total administração das terras do servidor, conservando somente a autonomia dos prédios eclesiásticos, como catedrais, palácios episcopais e cúrias diocesanas, para que a Igreja possa realizar seu trabalho no servidor com dignidade e prestar igualmente a coroa, a sua fidelidade e colaboração. Continua, pois, a mostrar-te filho caríssimo, tão humilde e devotado à honra e serviço da tua mãe, a Santa Igreja Romana, e a ocupar-te em defender os seus interesses a dilatar a fé cristã de tal modo que esta Sé Apostólica possa alegrar-se de tão devoto e glorioso filho e não duvide da sua afeição.

Para significar que o referido governo tem as bênçãos da Santa Igreja, deves ser coroado por um de nossos representantes em solene liturgia, assim como os antigos imperadores Romanos. Determinamos, portanto, que a nenhum homem seja lícito perturbar ou questionar temerariamente a tua pessoa ou as dos teus herdeiros e bem assim o referido Sacro Império Caieno-Romano, nem tirar o que a este pertence ou, tirado, retê-lo, diminuí-lo ou fazer-lhe quaisquer imposições.

Se de futuro qualquer pessoa eclesiástica ou secular intentar cientemente contra o que dispomos nesta nossa Bula, e não apresentar satisfação condigna depois de segunda ou terceira advertência, seja privada da dignidade da sua honra e poder, sendo retirado da comunidade do servidor sabendo que tem de prestar contas a Deus por ter cometido uma iniquidade. Com todos, porém, que respeitarem os direitos do mesmo Imperador, e seus domínios seja a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, para que neste mundo recolham o fruto das boas obras e junto do soberano juiz encontrem o prémio da eterna paz.

 

Rogo a Virgem de Aparecida, patrona do teu reino copiosas bênçãos sobre ti, tua família, teu governo e teus súditos.


Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 15 dias do mês de junho, do ano de nosso Senhor de 2021, primeiro de nosso pontificado.


+ Pavlvs, Pp. III
Pontifex Maximus