Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Bula "Carmeli Domina" de Concessão do título de Basílica-Menor

PAVLVS, EPISCOPVS
PONTIFEX MAXIMVS

BULA
CARMELI DOMINA
DE CONCESSÃO DO TÍTULO DE BASÍLICA-MENOR A IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
ARQUIDIOCESE DE PORTO REAL

A todos os que lerem este nosso decreto, em especial ao povo presente na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, saúde e bênção apostólica.

"Quando já estava chegando a Páscoa judaica, Jesus subiu a Jerusalém. No pátio do templo viu alguns vendendo bois, ovelhas e pombas, e outros assentados diante de mesas, trocando dinheiro. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas. Aos que vendiam pombas disse: "Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado!" Seus discípulos lembraram-se que está escrito: "O zelo pela tua casa me consumirá" (Jo 2,13-17). João, em seu evangelho, nos mostra que Jesus tinha um grande zelo pelo templo sagrado. As sagradas escrituras nos ensinam que devemos respeitar nosso corpo como sendo templo sagrado e morada do Espírito Santo. De igual forma, as igrejas também são templos sagrados e morada de Deus e do Espírito Paráclito. Com isso entendemos a fúria de Jesus ao ver que o templo havia se tornado lugar de comércio, desvalorizando o sagrado. Apenas com um chicote, Jesus expulsa todos os vendilhões do templo que, por sua vez, saíram sem se defender, mesmo o Senhor sendo sempre tão menosprezado.

"A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular" (Sl 188,22). Na Cristologia das primeiras comunidades, este versículo se aplicava perfeitamente a Jesus. Ele, rejeitado pelos homens, foi escolhido por Deus para dar continuidade ao plano de salvação. Deus escolheu justamente aquele rejeitado. Vemos a rejeição de Jesus desde o momento de seu nascimento, onde não havia lugar para ser acolhido (Lc 2,7). E segundo o evangelista Mateus, o rei Herodes procurava o menino para matá-lo.

Na narração de sua paixão e morte, mais uma vez é rejeitado: desta vez, até pelo Pai. Jesus foi condenado a morte pelas autoridades da época e pelo povo reunido ali. Pode-se dizer que as narrativas foram redigidas exatamente para mais uma vez destacar esta rejeição de Jesus. "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?" (cf. Sl 22,1). No momento em que Jesus padecia na cruz para lavar nossos crimes, até mesmo o Pai O rejeitou, para que, assim, se cumprisse o plano da salvação. No entanto, foi exatamente o rejeitado que Deus exaltou, fazendo dele o fundamento de seu reino.

Desta pedra que foi rejeitada, emanam todas as igrejas e templos sagrados. Cada templo tem seu valor tanto sagrado como histórico, e observando isto, voltamos nossos olhares a Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Porto Real, situado no bairro Pedro II, na Arquidiocese de Nossa Senhora da Assunção de Porto Real.  Este antiquíssimo templo tem um enorme valor histórico e arquitetônico para a Santa Igreja presente em Minecraft. Desde a conclusão de sua edificação, tal igreja é um grande local de fé e devoção.

Sendo assim, com o auxílio do Divino Espírito Santo, DECRETO a elevação à Basílica Menor de Nossa Senhora do Carmo em Porto Real. A partir da publicação deste decreto, tal igreja seja conhecida como Basílica de Nossa Senhora do Carmo e, contenha em seu interior o umbráculo como sua principal insígnia. Contenha também o tintinábulo que, junto do umbráculo, mostrará a comunhão da igreja com o Sumo Pontífice. Que com esta elevação, seja também aumentada a devoção, a fé, a oração e a piedade dos que aí frequentam, para que o nome de Deus ressoe sempre neste templo e por toda a região Portense.

Sem mais, despeço-me invocando as mais copiosas bênçãos de Deus sob a intercessão da Virgem Mãe do Carmo, fiel padroeira desta igreja e de sua venerável ordem.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, na memória do Imaculado Coração de Maria, no dia 12 de Junho do ano do Senhor de 2021, primeiro de nosso pontificado.

+ Pavlvs, Pp. III
Pontifex Maximus
Prefeitura da Casa Pontifícia