Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Constituição Apostólica Centrum Christianae Vitae - Sobre a Celebração e o Propósito da Liturgia no Minecraft


CONSTITUIÇÃO APÓSTOLICA
CENTRUM CHRISTIANAE VITAE
SOBRE A VALIDADE E FUNÇÃO DAS CELEBRAÇÕES LITURGICAS EM MINECRAFT


PAVLVS EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM

PROÊMIO


1.  A liturgia é o ápice para qual tende a ação da Igreja, e ao mesmo tempo é a fonte donde emana toda a sua força. É quimérico conceber uma igreja sem liturgia, pois como afirma o Papa Francisco: "Não há espiritualidade cristã que não esteja enraizada na celebração dos sagrados mistérios.  A liturgia, em si mesma, não é só oração espontânea ou mecânica , é algo cada vez mais originário: é ato que fundamenta toda a experiência cristã e, por conseguinte, também a oração é “evento”, é acontecimento, é presença, é encontro. É um encontro com Cristo e os irmãos.

2. Há muito tempo têm-se discutido pelos padres conciliares e sinodais a importância da liturgia para aqueles que se utilizam dos ambientes virtuais para se encontrar, porém nunca se efetivou a compilação de letras afim de instruir os nossos irmãos a respeito de aspectos profundos das celebrações litúrgicas e como elas deveriam ser realizadas no nosso meio virtual. Neste documento procuramos responder e sanar as duvidas bastante recorrentes e decretar o melhor modo que a igreja pode-se utilizar para celebrar os mistérios de Cristo. 

CAPÍTULO I
A realidade Virtual e a Proclamação do Evangelho

3.  A Igreja ao passar dos séculos e a medida que o avanço tecnológico melhorava a condição de vida e trabalho do homem,  utilizou-se dos mais variados meios para a proclamação da boa nova de Jesus Cristo. É do conhecimento de quem procura informar-se que a Igreja incentivou a produção dos livros para que as pessoas lessem sobre Deus e temas construtivos, a fundação de faculdades para instruir as pessoas sobre Deus e sua criação, utilizou-se dos jornais para enviar a boa noticia, criou as rádios e TV's católicas para se ouvir e transmitir para maiores grupos, e hoje em nossa atualidade também se utiliza das comunicações sociais, da internet e  dos jogos.

4. Obedientes ao mandato do Senhor que ordena: ''Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura'' (Mc 16,15) nos instalamos aqui em Minecraft e nos propomos a concretizar o anuncio do reino de Deus no meio destes jovens jogadores. A forma mais concreta que a Igreja manifesta sua presença no mundo é através de suas ações públicas e litúrgicas, aqui em nosso universo dos blocos não poderia ser diferente, por isso desde os primórdios nossos antecessores Pio I, Bento I e aqueles que se uniram na colaboração, sempre incentivaram a realização e a participação devota e orante nos mais variados ritos da Igreja pois o maior e melhor exemplo que a Igreja pode dar, muito mais do que por palavras, é pelo seu testemunho e pela sua atitude.

5. É certo e afirmamos dando bastante ênfase que a  realidade virtual não pode substituir a vivência concreta nem a encarnação dos sacramentos e a liturgia, ou a proclamação imediata e direta do Evangelho, contudo o que realizamos nestas realidades virtuais pode completa-la, atraindo pessoas para uma experiência mais integral da vida de fé. Os rituais, as cerimonias as orações  se tornaram e ainda se tornam como são por natureza instrumentos de atração e evangelização, em todos estes anos desde a fundação muitos jovens ao ver a realização de uma liturgia em Minecraft se aproximaram e engajaram-se nos serviços, realizando uma experiência de Igreja que talvez não realizaram ou nunca realizariam em suas comunidades locais. Nosso serviço em Minecraft tem se manifestado instrumento da ação de Deus e negar isso é dizer que não fomos inspirados pelo Espirito Santo, descrendo que "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto" (Cf. Tg 1,17).


CAPÍTULO II
Os Ritos Virtualizados e seus Propósitos

6. No coração da igreja sempre foi persistente o sentimento de preocupação para com o bem estar das almas apascentadas nesta grei.  Durante os sínodos convocados pelos papa Antônio, Gregório II e Bento II buscou-se por todos os meios possíveis adaptar as ações orantes e litúrgicas  da Igreja universal á nossa realidade virtual. Sempre procuramos saber de pessoas devidamente letradas a opinião sobre o que estávamos realizando, pois nós sem nenhum estudo concreto agíamos pela boa fé daqueles que só querem ajudar. Inúmeras foram as opiniões colhidas de leigos, frades, padres, freiras seminaristas e até mesmo de  um cardeal, que em sua maioria sempre assinalaram como positiva a iniciativa de evangelizar do modo que estávamos fazendo. Ainda nos dias de hoje é mister termos esta preocupação, precisamos observa se nosso modo de ser Igreja não esta conduzindo nossos irmãos a errôneos caminhos e principalmente perceber sob a ótica da prudência se as celebrações da fé no nosso universo de blocos não está se tornando sacrílega ou abusiva.  

7. É importante destacar, portanto,  que “na ação de qualquer ato litúrgico no minecraft não há sacrifício, nem de Cristo e nem pessoal.  A igreja em Minecraft não apresenta em seu âmbito virtual a simulação de sacramentos, já que ela oculta a matéria, e as palavras necessárias para sua validade, tornando-se, portanto, uma dissimulação de sacramento, uma breve lembrança. Que não torna insignificante o ritual da Missa como celebração, mas um ato de amor, escuta e louvor ao Deus que nos remiu por Seu sangue e nos revigorou por Sua Ressurreição.  

8. Deste modo, a Igreja, pelas celebrações, e repetições dos ritos busca dar glória a Deus e  levar os homens e mulheres deste mundo virtual a uma experiência eclesial profunda  e a procurarem sua santificação. Mergulhados no dia a dia das construções, do convivio social através destes ritos nos é permitido refletir os sagrados mistérios da vida pública de Nosso Senhor e, tornar-nos conhecedores do Seu infinito amor.  À vista disso, aos católicos os sacramentos dissimulados induzirão a reflexão, e aos não católicos ou não praticantes, induzirá a descoberta, isto é, à busca em descobrir ainda mais os mistérios do coração da Trindade, que se revela a nós pela razão que é iluminada pela fé, ''para a conexão dos mesmos mistérios entre eles relativamente ao fim último do homem.

9. Em nossa missão de evangelizar pelos meios virtuais, é necessário realizar a pregação explícita da Palavra de Deus e de todo o rico tesouro que compõem a Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Entre estas pérolas da Igreja, está sem dúvida a realização dos sacramentos. Embora a pregação primeira seja necessariamente da Palavra de Deus, a celebração dos sacramentos, mesmo que virtualmente, favorece o encontro da comunidade reunida que apresenta ao Pai suas preces e o louva em espírito e verdade, alimentando a fé e fazendo-a crescer no encontro com o anúncio do Senhor Ressuscitado, presente de forma verdadeira nos tabernáculos dos templos reais (CIC § 1327). De tal modo que, por meio da realização dos sacramentos, a Igreja pode ser apresentada em sua totalidade, favorecendo o incentivo para a participação daqueles que são virtualmente atingidos pelo nosso trabalho, a fim de que, de forma concreta, passem da presença na comunidade virtual para a comunidade real. Afinal, as celebrações “têm por objetivo fomentar a piedade e devoção eucarística dos fiéis e o amor e o zelo dos mesmos para com o Santo Sacrifício da Missa”.

10. Historicamente, “a utilização da liturgia em sua forma integral não ofende nem desmerece a ação redentora presente nos mesmos ritos quando realizados de forma material, muito menos violam nossa fé junto à Igreja, mas só estreita nossos laços de lealdade para com a mesma”. Isto exige de nós, como fiéis dispensadores da Palavra, seriedade e fidelidade durante a celebração dos sacramentos, deixando transparecer, por meio de nossos atos, a santidade e a glória da Santa Igreja de Deus, apresentando-a, desta forma, a muitos dos que ainda não a conhecem.

11. Embora durante as celebrações eucarísticas não aconteça a consagração do pão e do vinho, os ritos sagrados recordam o sacrifício pascal de Cristo que nos foi entregue. “Nesta memória nos alegramos, por nela recebermos a garantia de salvação, o momento mais sublime de Nosso Senhor, o qual deve ser lembrado o mais piedosamente possível”. “O desprezo para com a Celebração Eucarística e a veneração dos santos levanta o questionamento dos rumos que queremos tomar, pois se abandonamos aquilo que nos diferencia das demais seitas e religiões, perdemos nossa característica e identidade próprias do católico apostólico romano”. Desta forma, “quaisquer que sejam os gestos e sinais aplicados à Liturgia, deverão sempre contribuir para que se levem as mentes a Deus numa atitude de oração e adoração” 


CAPÍTULO III
Dos Abusos e Punições

12. Atualmente na Igreja de Minecraft existem atos abusivos  de pessoas que desconhecem ou passam por cima das normas litúrgicas, desrespeitam o essencial da celebração, confundem criatividade com novidade, invencionices e caprichos pessoais. Isso faz com que se perca totalmente a dignidade pela Liturgia e ocasiona confusão entre os fieis leigos. Fica através destas letras PROIBIDO em todo os territórios de nossa Santa Igreja o uso da formula de consagração: "Isto é o meu Corpo (Sangue) que será entregue por vós" das orações eucarísticas, e fica instruído para que seja limitada a recitação do memorial da páscoa do senhor á frase: "e o entregou a seus discípulos" para que não se levante novamente as abruptas acusações de simulação de sacramento e nem se realize tais abusos e fantasias que já foram supracitados nesse documento. Ademais desta proibição ficam permitidas as realizações em sua integralidade dos demais rituais como Liturgia das Horas e Para-Liturgia, cabendo ao senso comum e as autoridades a fiscalização de possíveis erros.

13. Aos que não observarem essa proibição, está sujeita as cabíveis penas e sanções por parte da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. E para aqueles que insistirem na condição de errantes e desconsiderarem nossas instruções sobre o assunto, seja dada a excomunhão. Tendo sido exposto tal proibição e explicado o motivo da mesma, exorto-vos para que cumpram essas normas, de maneira humilde e compreensiva. "É verdade que toda correção parece, de momento, antes motivo de pesar que de alegria. Mais tarde, porém, granjeia aos que por ela se exercitaram o melhor fruto de justiça e de paz" (Heb 12,11). 



CONCLUSÃO
Considerações finais


14. Fica pois esclarecido através de nossas letras o porque e o para quê da realização e manutenção das celebrações e ofícios litúrgicos e igualmente determinadas as proibições  e permissões naquilo que tange o ritual da Missa. “Além da beleza que lhe é própria, a liturgia realiza por seu simbolismo e essência, e do modo mais esplendoroso possível, a sacralização das realidades temporais, em que se devem empenhar todos os fiéis.

15. “Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade!” (Sl 115, 1).” A Deus que nos instruiu através de seu Espirito e nos chamou a esta especial vocação de servidores do reino o nosso louvor e agradecimento. Sem ele, e sua ajuda esse apostolado já teria se perdido pelo caminho da desinformação, obscurantismo e principalmente pela sede de poder. A Maria discípula de Cristo e fiel intercessora confiamos nosso trabalho e o sucesso deste documento.



Dado e passado em Roma junto a São Pedro aos 28 dias do mês de Maio, do ano do Senhor de 2021.


Paulus, Pp. III
Pontifex Maximus




[1] Serm. 241,2; PL 38, 1134;
[2] Denzinger-Schonmetzer 3002, sobre o CVI;
[3] Sto. Irineu de Lyon, Adv. haer. (Adversus Haereses) IV,20,7;
[4] Denzinger-Schonmetzer 3002, sobre o CVI;
[5] Constituição Dogmática ''Lumen Gentium'', sobre a Igreja (1,2);
[6] Constituição Pastoral ''Gaudium et spes'', Sobre a Igreja no Mundo Atual, Cap. 5, n° 78;
[7] Magistério da Igreja do Habbo, Sobre a atuação da Igreja Virtual
[8] Aportes sobre a Liturgia do Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, EP;
[9] Papa Bento XVI, Exortação Apostólica Pós-Sinodal Sacramentum Caritatis n° 41; 
[10] Idem.