PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
A todos os que lerem estas letras apostólicas, saudações e bençãos no Senhor.
''Não entrem em nenhuma cidade cujo povo não seja judeu, nem em nenhuma das cidades dos samaritanos. Ao invés disso, procurem as pessoas da nação de Israel, que são como ovelhas perdidas. Vão e proclamem esta mensagem: “O reino do céu está próximo!” Curem os leprosos e os outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios. Vocês receberam este poder de graça, portanto façam tudo isso de graça. Vocês não devem levar nenhum dinheiro—nem ouro, nem prata, nem cobre, e nem sacola de viagem. Também não devem levar nem roupas extras, nem sandálias, nem cajado. Digo isto porque todo trabalhador merece receber o seu alimento.'' (Cf. Mt 10,5-10). Assim, por dádiva de Deus e de sua providência, à Santa Igreja é dotada de colégios que possuem o caráter de prosseguir a missão dada pelos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo, que, nas suas missões, escolheram homens capacitados para guiar a barca da Igreja. Em vista disso, o Colégio de Cardeais surgiu para, atento as necessidades da Igreja, no momento da atuação de seu ofício, escolher um novo pontífice que guie o povo de Deus nos caminhos da fé e da unidade.
Portanto, com a grande responsabilidade que tenho de cuidar de todo o Orbe Católico, visando o bem e a continuidade da sucessão apostólica, devo olhar a todos com igual forma e usar da mesma justiça empregada. Sendo assim, olhando a necessidade pastoral que a Santa Igreja tem, vendo o belo zelo apresentado pelas coisas sagradas por parte de nosso amado filho, Dom João Matheus dalla Costa, e julgando sua conduta de uma completa dispensa do carreirismo clerical, te elegemos Cardeal da Santa Igreja Católica, para, assim, desenvolver seus trabalhos junto a cúria Romana. Com isso, te nomeamos com o título da Sé episcopal de Óstia. Ademais, devendo receber o barrete cardinalício e as devidas insígnias de minhas mãos, em momento oportuno.
Sem mais, rogo ao bom Deus que abençoe a sua nova missão e, assim, possa guiar o povo de Cristo, o bom pastor, ao reino da Jerusalém celeste. Que o Jesus ressuscitado seja sua fortaleza e sustento no árduo trabalho que é colaborar com à Santa Igreja de Cristo. Por conseguinte, siga os passos do Pai Bento, que, em seus trabalhos, mandava seu povo trabalhar e orar pelo bem da alma e santificação do povo.
Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 16 de Maio do ano da graça do Senhor de 2021, na Ascenção de Nosso Senhor Jesus Cristo, primeiro de nosso pontificado.
+ PAULUS Pp. III
Pontifex et Papam