Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Bula de Nomeação Episcopal - Bispo Diocesano de Leiria-Fátima

 

IOANNES PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

AD PERPETUAM REI MEMORIAM

Ao dileto filho Dom Tiago Cardeal Pina,
até aqui, Bispo Auxiliar de Leiria-Fátima,
nomeado Bispo Diocesano da mesma Igreja,
saudação, paz e bênção no Senhor.
    «Sendo do nosso interesse de pastor e pai que a missão apostólica confiada aos seus pelo Senhor Jesus Cristo e transmitida pela sucessão a cada Bispo com o legítimo múnus de ensinar, governar e santificar e a nós, de modo especial, de presidir na caridade todas as Igrejas, havemos por bem voltar nossos olhares à Diocese de Leiria-Fátima, cujo o até então Bispo Diocesano, Dom Miguel Wandermurem, foi transferido deste ofício para assumir como bispo auxiliar da Igreja particular de Mariana.

    Para que a Igreja do Senhor em Leiria-Fátima não fique sem pastor, desejamos rapidamente prover um novo bispo, que presida aquela Igreja como rebanho do Senhor e povo que Ele mesmo conquistou pelo sangue de sua cruz. Por isso, voltamos nossos olhos a ti, Dom Tiago Cardeal Pina,, cuja atividade e presença na vida da Igreja marca teu ministério, bem como a devida disponibilidade para com àquilo que a Igreja, como mãe e mestra lhe solicita, num constante processo de crescimento pessoal.

    Portanto, após ouvirmos o parecer da Congregação para os Bispos, te desligamos do ofício de Bispo Auxiliar da Diocese de Leiria-Fátima, e te NOMEAMOS CONSTITUÍMOS Bispo Diocesano de Leiria-Fátima, com todos os direitos e deveres inerentes a este encargo e a este título. Deves tomar posse do teu ofício no tempo previsto e de acordo com as normas litúrgicas previstas no Pontifical Romano.

    Te exortamos, querido filho, que dedique-se fervorosamente na fomentação da vida cotidiana do clero a ti confiado, na promoção e formação das vocações sacerdotais e um devido cuidado e missão com o laicato. Sinta-se, toda a Diocese de Leiria-Fátima, corresponsável pelo teu ministério episcopal e todos trabalhem não pela promoção pessoal, mas, sim, pela promoção do Evangelho, que se concretiza e que concretiza o Reino de Deus. Rogue por ti e por todo povo a Virgem Maria, a Senhora do Rosário de Fátima e o doutor da Igreja, Santo Agostinho.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos seis dias do mês de outubro, do ano de dois mil e vinte e quatro, segundo de nosso pontificado. 

Ioannes Paulus, Pp. VI
Pontifex et Papam