Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Livreto | Sepultamento do Corpo do Papa Emérito Bento VII.



 LIVRETO
SEPULTAMENTO DO CORPO DO ROMANO PONTÍFICE EMÉRITO
BENTO VII 

Cripta da Basílica São Pedro, Vaticano
07.09.2024

1. Todos reunidos na Cripta Vaticana, o Cardeal prossegue com o Rito para o Sepultamento. Lembrando que o Sepultamento é reservado a Cardeais, Bispos e Familiares do Falecido

Pres: Queridos irmãos, supliquemos humildemente a Deus, Pai da misericórdia, pelo nosso Papa Bento que morreu no Senhor.

O Diácono:

1. Para que Deus se digne libertar a alma do nosso Papa Bento do poder das trevas.
Ass: Senhor, Misericórdia

2. Porque em sua bondade ele perdoa seus pecados.
Ass:  Senhor, Misericórdia

3. Porque você aceita suas boas obras.
Ass:  Senhor, Misericórdia

4. Dignar-se em recebê-lo na morada da paz e da luz.
Ass:  Senhor, Misericórdia

5. Porque se digna conceder-lhe a bem-aventurança e a companhia dos santos e dos seus eleitos.
Ass:  Senhor, Misericórdia

ORAÇÃO UNIVERSAL 

Pater Noster

2. Todos rezam o Pai-Nosso:

Ass: PATER NOSTER, QUI ES IN CAELIS SANCTIFICÉTUR NOMEN TUUM, ADVÉNIAT REGNUM TUUM, FIAT VOLUNTAS TUA, SICUT IN CAELO, ET IN TERRA. PANEM NOSTRUM QUOTIDIÁNUM DA NOBIS HÓDIE, ET DIMÍTTE NOBIS DÉBITA NOSTRA, SICUT ET NOS DIMÍTTIMUS DEBITÓRIBUS NOSTRIS. ET NE NOS INDÚCAS IN TENTATIÓNEM. SED LÍBERA NOS A MALO.                                                                                                   

3. O celebrante conclui a oração dizendo:          

Pres: Deus onipotente, que com a morte do vosso Filho na cruz vencestes a nossa morte, com o seu descanso no sepulcro santificastes os túmulos dos fiéis e com a sua gloriosa ressurreição nos devolvestes a vida imortal, acolhei as nossas orações pelo nosso Papa Bento que, morto e sepultado em Cristo, aguarda a bendita esperança e a gloriosa manifestação do Salvador. Concede, ó Senhor dos vivos e dos mortos, àquele que te serviu fielmente na terra, louvar-te sem fim na bem-aventurança celestial.

Por Cristo nosso Senhor.

Ass: Amém                 

4. O Cardeal abençoa sepultura com água benta e posteriormente a incensa. Enquanto isso, canta-se:


Subvenite, Sancti Dei, occurrite, Angeli Domini,
Suscipientes animam eius,
Offerentes eam in conspectu Altissimi.
Suscipiat te Christus, qui vocavit te,
et in sinum Abrahae Angeli deducant te.
Suscipientes animam eius,
Offerentes eam in conspectu Altissimi.
Requiem aeternam dona ei, Domine:
et lux perpetua luceat ei.
Offerentes eam in conspectu Altissimi.

5. A arca de cipreste que contém os restos mortais do Romano Pontífice está amarrada com fitas vermelhas, nas quais estão impressos os selos da Câmara Apostólica, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo Vaticano.

6. Em seguida, é colocado na caixa de madeira galvanizada, que é imediatamente soldada; nele estão impressos os selos dos referidos Escritórios.

7. Na tampa estão a cruz e o brasão do falecido Papa.    

8. São realizadas as últimas orações:                             

Pres: Conceda-lhe o descanso eterno, Senhor.
Ass: E que a luz perpétua brilhe sobre ele.

Pres: Descanse em paz.
Ass: Amém

9. Enquanto o caixão é colocado no túmulo, canta-se a antífona:

Salve, Regina, mater misericordiae;
vida dulcedo et spes nostra, olá.
Ad te clamamus, exsules filii Evæ.
Ad te suspiramus, gementes et flentes
in hac lacrimarum valle.
Eia ergo, advocata nostra,
illos tuos misericordes oculos ad nos convert.
Et Iesum, benedictum fructum ventris tui,
nobis post hoc exsilium ostende.
O clemens, o pia, o dulcis Virgo Maria. 

10. O notário do Capítulo da Basílica Vaticana lavra a certidão de sepultura autêntica e lê-a perante os presentes.

Aos sete dias do mês de setembro do ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de dois mil e vinte e quatro, às 21h, realizou-se no adro da Basílica de São Pedro, a solene celebração eucarística exequial seguida do sepultamento na cripta da mesma Basílica de São Pedro, do corpo de Sua Santidade, o Papa Emérito Bento VII, Sumo Pontífice da Igreja Universal. A celebração ocorreu após cinco dias de velório, durante os quais houve dez celebrações eucarísticas realizadas em sufrágio da alma do pontífice falecido, e foi presidida por Sua Santidade, Papa João Paulo VI e concelebrada pelos Cardeais, Bispos e Sacerdotes de todo orbe minecraftiano, além da presença de fiéis leigos, autoridades civis, familiares e amigos do Pontífice. No final da celebração exequial foram realizados pelo Sumo Pontífice as últimas encomendações de sua alma a divina providência e as orações respectivas ao rito previsto, a Igreja acompanhou o translado do féretro ao interior da Basílica enquanto se entoava 0 magnificat. Após a celebração eucarística e o translado do corpo do Papa Emérito Bento VII à sepultura, o Eminentíssimo Cardeal Gustavo Paes, Camerlengo da Câmara Apostólica procedeu com o rito de benção da sepultura, em seguida a arca de cipreste foi amarrada com fitas vermelhas, nas quais foram impressos os selos da Câmara Apostólica, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo Vaticano. Em seguida, colocado na caixa de zinco, que foi imediatamente soldado; nele foram impressos os selos dos referidos Escritórios. Por último se depus no caixão de carvalho e o corpo foi depositado no jazigo já previamente preparado, localizado ao lado esquerdo da cripta vaticana, no segundo jazigo à direita do corredor. Feitas as últimas orações, procedeu-se ao fechamento da sepultura, enquanto era entoado o hino “Salve Regina”. Nada mais havendo, lavrei a presente ata, a mesma lida e assinada presentes que testemunham o sepultamento do Romano Pontífice Emérito Bento.

“Requiescat in pace”.