Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

I Congresso Eucarístico Internacional realizado na Diocese de Roma | Secretaria de Estado do Vaticano

 S E C R E T A R I A   S T A T U S 

Carta por ocasião do
I Congresso Eucarístico Internacional
 realizado na Diocese de Roma.

Aos que este documento lerem, ouvirem ou dele conhecimento tiverem, saudação, paz e benção no Senhor Jesus Cristo.

    «A Santa Sé, por meio da Secretaria de Estado, vem se dirigir aos nossos estimados irmãos presentes na Cicade Eterna para o Congresso Eucarístico Internacional que perdurará pelos próximos dias, onde milhares de fiéis e todo o clero se dirigem a um único caminho e fixam o seu olhar no apíce e centro da nossa fé, que guiou a Igreja durante estes milênios e a manteve viva, apesar das perseguições e blasfemias. O centro será mais uma vez a Eucaristia, Nosso Senhor Jesus Cristo presente em corpo, sangue, alma e divindade.

    A Igreja, povo peregrino, encontra na Eucaristia o alimento de vida que a sustenta no seu caminhar, pois sabe que peregrina rumo à pátria definitiva (cf. Hb 11, 13-16). A Igreja "celebra o memorial do Senhor ressuscitado, na esperança do domingo que não tem ocaso, quando toda a humanidade entrar no vosso descanso".

    A índole da Eucaristia como alimento do peregrino é recolhida, de maneira poética, na sequência da solenidade do Corpo de Deus: "Ecce panis angelorum, factus cibus viatorum" (Sequência Lauda Sion). O pão da Eucaristia é força dos fracos: "O seu Corpo, por nós imolado, é alimento que nos fortalece"; é consolação dos enfermos, viático dos moribundos, no qual Cristo "Se faz comida e bebida espiritual para a nossa viagem ao encontro da Páscoa eterna"; é o alimento substancial que sustenta tantos cristãos que têm de dar testemunho a favor da verdade do Evangelho, em diversos ambientes.

        Tudo isto a Igreja experimenta na contemplação do mistério Eucarístico. Porque é nele que nos encontramos diariamente com Jesus, Deus e homem verdadeiro; nele se repetem, de forma incruenta, a sua paixão e morte; nele, finalmente, encontramo-nos com Jesus ressuscitado, pão de vida eterna, penhor da nossa ressurreição.

    Conscientes desta presença do Ressuscitado entre nós, graças à Eucaristia e, passados dois mil anos destes acontecimentos, a Igreja revive-os como se tivessem acontecidos hoje. No rosto de Cristo, a Igreja contempla o seu tesouro, a sua alegria: “Dulcis Iesu memoria, dans vera cordis gaudia”: Como é doce a recordação de Jesus, fonte de verdadeira alegria do coração! A Igreja, animada por esta experiência, retoma agora o seu caminho para anunciar Cristo ao mundo, no meio virtual através da sua evangelização: Nosso Senhor “é o mesmo ontem, hoje e sempre” (Hb 13, 8).

        Seguindo o convite de São João Paulo II, de "deixar mais escancarada ainda a porta viva que é Cristo", convém refletir sobre o modo de partilhar a experiência da contemplação eucarística que ilumine as nossas comunidades e as transforme em comunidades cheias de alegria e esperança.

        Finalmente, a Eucaristia é impulso para a evangelização, porque ela é não só o centro como também a fonte que desencadeia e promove toda a ação evangelizadora no mundo atual.

        Desde já encomendamos à Santíssima Virgem Maria a realização do I Congresso Eucarístico Internacional, para que seja acontecimento de fé e impulso evangelizador nos tempos de necessidade, para que a nossa fé e nossa misão estejam centrados na verdadeira luz e vida, que é Jesus Cristo na Eucaristia.

Dado e passado em Roma, na Secretaria de Estado do Vaticano, no décimo oitavo dia do mês de julho de dois mil e vinte e quatro do ano da graça do Senhor.

Com protestos de estima e apreço no Senhor,


+Lucas Cardeal Reichert
Cardeal-Presbítero de Sant'Andrea Al Quirinale
Secretário de Estado

_____________________

Referência Bibliográfica:
1. Carta ao 48º Congresso Eucarístico Internacional no México (2004), Papa João Paulo II